10 dicas para você tirar boas fotos de viagem

fotos de viagem




Minha paixão por fotografia começou justamente quando comecei a viajar, sempre tive interesse em melhoras as minhas fotos de viagem mas nunca tinha feito, até então, um curso de fotografia. O meu interesse pela área aumentou tanto que no início do ano de 2016 me matriculei num curso básico de fotografia, gostei tanto que no mesmo ano, em agosto, iniciei um curso profissionalizante na área.

Com tudo o que aprendi nos cursos, congressos e workshops que fiz e, principalmente, com treino e persistência, separei 10 dicas básicas para os viajantes melhorarem suas fotos de viagem.

 

→ Acompanhe as nossas viagens, dicas e aventuras também pelo Instagram ←

@acumulandoviagens

01. Horizonte reto nas fotos

A primeira dica para melhorar suas fotos de viagem é uma regra bem básica da fotografia, o horizonte reto nas fotos. Mas porque o horizonte precisa estar reto? Imagine que você esteja na praia, sentado ou em pé olhando para aquele mar que parece não ter fim, o horizonte está reto, certo? Justamente por isso a foto fica mais harmônica e com um toque mais profissional. Então sempre que tirar fotos de paisagens, tente ao máximo deixar o horizonte reto.

Laguna Cejar 5086 1024x768 - 10 dicas para você tirar boas fotos de viagem
Exemplo de foto com horizonte reto em fotos de viagem/Foto: Gabriela Rodrigues

02. Regra dos terços

Mais uma regra básica da fotografia, a regra dos terços. A regra dos terços consiste em colocar o objeto principal em um dos terços da foto. Isto deixa a foto mais harmônica, mais interessante para as pessoas “caminharem o olhar” pela foto. Sem contar que se você aparecer num terço da foto do lado direito ou esquerdo, pode deixar o outro lado da foto de fundo com a atração que você visitou.

regradostercos - 10 dicas para você tirar boas fotos de viagem
Exemplo da Regra dos Terços em fotos de viagem/Foto: Rafael Cardoso no Cânion Itaimezinho

Você conhece a Loja Viaje Decore?

banner blog - 10 dicas para você tirar boas fotos de viagem

Na Viaje Decore você encontra produtos de decoração e presentes para apaixonados por viagens, café e vinho. Temos um CUPOM de 15% DE DESCONTO para todos os leitores do blog, é só utilizar o cupom “ACUMULANDO15” ao finalizar a sua compra no Viaje Decore.



03. Objetos e construções retas

Geralmente quando você olha para uma construção, ela é reta, certo? Seja ela uma igreja, um prédio, um museu ou uma obra arquitetônica. Se baseie pelas linhas das paredes laterais para que o edifício não fique torto na foto. Outra dica muito importante é tentar não cortar as extremidades, ou deixe pelo menos uma foto sem cortar.

2017 11 19 Paraty 22 768x1024 - 10 dicas para você tirar boas fotos de viagem
Exemplo de construção com linhas retas em fotos de viagem/Foto: Gabriela Rodrigues

04. Buscar inspirações no Instagram

Pesquise no Instagram o local que irá visitar para se inspirar nas fotografias já existentes, as poses, os ângulos, os cortes e o local de onde a pessoa fotografou. Assim, quando chegar no local já terá algumas ideias em mente e ainda poderá usar sua criatividade para fazer algo diferente.

05. Use a luz a seu favor

Quem não gosta de ir a um lugar com aquele céu azul, com algumas nuvens branquinhas que parecem estar lá só para contrastar com o céu e deixar a paisagem mais bonita ainda?!

Mas e se o sol estiver atrás do objeto fotografado? E se ainda você quiser aparecer na foto com o sol atrás de você aparecendo na foto?

Vamos lá… Se o sol estiver atrás do objeto a ser fotografado, tente mudar de ângulo, quando você fotografa contra o sol, o céu ficará “estourado”, ou seja, nada daquele azul lindo do céu e ainda perderá detalhes do objeto fotografado. Então ande um pouco e tente encontrar algum ângulo que o sol não interfira tanto na foto. Caso você deseje estar na foto, que tal usar e abusar do artifício da foto com silhueta? Use sua criatividade para uma pose ou procure um ângulo diferente para sua foto.

Por fim, não pense que se o dia estiver nublado suas fotos ficarão feias e sem graça. Nestes dias nublados aproveite para fazer mais retratos e coloque menos céu na sua paisagem. Dê mais foco para o objeto ou a pessoa fotografada e aproveite que as nuvens são um grande difusor, suavizando a luz, assim fica mais fácil fazer retratos com uma luz mais suave e com menos sombras.

20171014 Praia Joaquina 23 768x1024 - 10 dicas para você tirar boas fotos de viagem
Exemplo de foto num dia nublado/Foto: Rafael Cardoso

6. O corpo inteiro não precisa aparecer

Você não precisa aparecer de corpo inteiro na foto (mas também não precisa fazer aquele selfie “carão”). Dê uma olhada nas regras das partes mais harmônicas para fazer cortes do corpo na foto, para não parecer que decepou alguma parte do corpo de alguém. E se joga nos cortes!!!!

8923258581611331 - 10 dicas para você tirar boas fotos de viagem
Para se basear onde é mais harmônico fazer cortes nas pessoas na fotografia
741b35 408564f099e84dd6a1e98ae72037eef0 mv2 d 3264 2448 s 4 2 1024x768 - 10 dicas para você tirar boas fotos de viagem
Exemplo de cortes em fotografias/Foto:Gabriela Rodrigues

7. Poses mais espontâneas

Seja criativo na hora de posar para suas fotos, tente fazer aquelas poses espontâneas (que não são espontâneas de verdade) como se estivesse observando a paisagem e mescle com fotos posadas com um sorrisão, olhe para a câmera, vire um pouco o rosto para o lado e olhe para outro local e não esqueça de caprichar sempre no sorriso. Aqui o segredo é tentar diversas poses e ver qual combina melhor com você. Faça a pose clichê de sorrisão no rosto para garantir suas fotos de viagem, mas também abuse de sua criatividade inventando novas poses.

20171020 Bento celular 71 1024x768 - 10 dicas para você tirar boas fotos de viagem
Exemplo de pose mais espontânea, sem olhar em direção a câmera/Foto: Rafael Cardoso

8. Composição das fotos

A composição é fundamental para uma foto bonita e com “ar mais profissional”. Quando eu chego no local/atração turística, primeiro garanto aquela foto clichê e depois começo a andar, penso em diferentes ângulos, como tirar uma foto com a câmera próximo ao chão ou com a câmera levantada, diferentes cortes e linhas. O segredo aqui é se movimentar observando o objeto/local a ser fotografado, até encontrar um ângulo que te agrade mais.

DSC7833 1024x683 - 10 dicas para você tirar boas fotos de viagem
Exemplo de composição e pose espontânea/Foto: Rafael Cardoso

9. Pedindo para um estranho tirar uma foto sua ou use seu pau de selfie

Quem nunca pediu para outra pessoa tirar uma foto de você e a foto ficar torta ou cortarem o monumento de fundo ou até você mesmo? Uma dica para tentar evitar que isso aconteça é tirar a foto do local exatamente do jeito que você deseja e mostrar pra pessoa que quer a foto daquele jeito e que para isso ela precisa estar em determinado local, então você faz sua pose e junto uma oração para que o outro tenha entendido o que deseja. Eu uso bastante essa tática com meu marido, ele me fotografa nos lugares que vamos juntos, então eu faço a foto do local, mostro para ele e digo exatamente o que quero, grande parte das vezes dá certo. 😉

Outra tática muito usada é o “pau de selfie”. Hoje já perdi a vergonha de carregar e abrir aquele “pau de selfie” gigante nos lugares que visito. É uma forma de depender menos das outras pessoas ou até conseguir sua foto quando não tiver para quem pedir.

pau de selfie 1024x768 - 10 dicas para você tirar boas fotos de viagem
Exemplo de foto com “pau de selfie” em fotos de viagem

10. Edição de Imagens

Por último, mas não menos importante, depois que você explorar novos ângulos, caprichar na composição da sua foto, ficar com dor muscular de tanto sorrir, não deixe de editar suas fotos!!! Há diversos aplicativos de celular, ou softwares para instalar no computador para que você possa editar suas fotos. Não estou falando para você tirar a “pança” na foto, e sim, editar as cores, endireitar aquela foto que ficou um pouco torta, fazer os cortes que você esqueceu de fazer lá no momento, clarear ou escurecer uma foto. Principalmente se sua câmera tem qualidade (o que muitos celulares hoje em dia também tem) você pode sim concertar algumas coisas que não saíram exatamente como queria no momento do Xisss.

Alguns aplicativos que uso ou já usei no celular: Lightroom, VSCO e Snapseed.

O que achou das dicas? Deixe um comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou dica para acrescentar 😉

Você também vai gostar de ler:

5 melhores aplicativos de edição de fotos!

6 dicas de presente para quem gosta de viajar

organize a sua viagem por aqui

Ao realizar uma reserva por algum link do nosso blog recebemos uma pequena comissão, esta comissão não vai aumentar o preço da sua reserva, mas você irá contribuir para a continuarmos a produzir conteúdo bom e gratuito no Blog.





Booking.com

 

Posted by

Gabriela, paulista, formada em Administração, fotógrafa e apaixonada por viagens. Despertou sua paixão por viagens quando fez seu primeiro intercâmbio de um mês em Toronto no Canadá.

3 thoughts on “10 dicas para você tirar boas fotos de viagem

    1. Olá

      Fico feliz que tenha gostado. Fotografia realmente é uma arte e precisamos treinar/praticar muito para evoluir. Eu sempre olho muitas fotos de fotógrafos que gosto para me inspirar a continuar evoluindo. 🙂

      Até logo.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.