Experiência Astronômica no Atacama

Lua Atacama




O céu do Deserto do Atacama é conhecido como um dos mais lindos do mundo. É muito estrelado e é possível ver a Via Láctea facilmente. Para aproveitar e conhecer um pouco mais sobre astronomia e observar o céu do Atacama, o ideal é fazer o Tour Astronômico que muitas agências oferecem.

Até então nunca tive uma experiência astronômica em nenhum outro lugar do mundo como a que vivi ao ver o céu completamente estrelado e com a nuvem da Via Láctea, como o céu em San Pedro do Atacama.

O Tour Astronômico foi uma experiência incrível e gelada na noite do Atacama. O passeio iniciou na frente da agência as 21:00 e foi até as 23:30. Pagamos algo em torno de 20.000 pesos chilenos por pessoa em junho/2018.

→ Acompanhe as nossas viagens, dicas e aventuras também pelo Instagram 

@acumulandoviagens

Fomos de van até a casa onde um astrônomo nos aguardava, algo em torno de 30 minutos até o local. Estávamos num grupo de 15 pessoas. Antes de iniciar, o astrônomo ofereceu mantas para nos esquentar pois toda a apresentação é feita em campo aberto e a noite estava muito fria. Outra orientação foi sobre não utilizar o celular, não somente pelo barulho que atrapalha mas também pela claridade que atrapalha a visibilidade das estrelas e nossos olhos precisam se acostumar com a escuridão para conseguir enxergar.

Na noite em que fomos a lua estava com 45% de visualização, prejudicando um pouco a visibilidade das estrelas por causa da claridade.

O astrônomo iniciou as explicações de como os gregos identificaram os símbolos dos signos e apontava para o céu com um laser para mostrar os 6 símbolos dos signos que estavam visíveis. Mostrou também onde estavam localizados os planetas Júpiter, Saturno e Marte.

Uma das coisas que aprendemos foi como identificar se aquele pontinho de luz é um planeta ou uma estrela. É muito fácil, as estrelas piscam e os planetas não, eles são mais fáceis de visualizar pois estão sempre brilhantes.

Eu “Rafa” sou do Signo de Libra e as estrelas que formam a constelação de libra, forma uma balança, suas explicações foram seguindo, até ele apresentar a constelação de Sagitário o Signo da Gabi, apontando a flecha do arco para a constelação de escorpião que segundo a mitologia grega foi o escorpião que matou Orion.

Você conhece a Loja Viaje Decore?

banner blog - Experiência Astronômica no Atacama

Na Viaje Decore você encontra produtos de decoração e presentes para apaixonados por viagens, café e vinho. Temos um CUPOM de 15% DE DESCONTO para todos os leitores do blog, é só utilizar o cupom “ACUMULANDO15” ao finalizar a sua compra no Viaje Decore.

 

Eu pude recordar um pouco dos tempos em que servi o Exército Brasileiro no Tiro de Guerra de Mogi das Cruzes -SP, quando o Astrônomo apresentou a constelação do Cruzeiro do Sul. Ao final de todas as explicações partimos para a melhor parte do passeio, visualizar os planetas através dos telescópios.

O primeiro planeta que pudemos ver foi Saturno, foi incrível ver o planeta e o anel a sua volta, partimos para o segundo, o maior planeta do Sistema Solar, Júpiter com os seus dois riscos no meio (posso chamar de riscos pois foi o que vimos rsrs).

O último que vimos e também conseguimos uma foto tirada do nosso celular pelo Astrônomo, através do seu telescópio, foi o nosso satélite natural, a Lua.

20180619 223453 1024x768 - Experiência Astronômica no Atacama
Lua – Passeio Astronômico

DSC9005 683x1024 - Experiência Astronômica no AtacamaNo final do passeio o astrônomo preparou uma mesa com frios, doces e salgados e o melhor para a noite gelada, café e chá bem quente.

Ficou com alguma dúvida sobre o Tour Astrônomico? Deixe sua pergunta abaixo.


Você também vai gostar de ler:

Deserto do Atacama | Roteiro e dicas para planejar sua viagem
Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas | Deserto do Atacama
Termas de Puritama | Deserto do Atacama
Lagunas Escondidas de Baltinache | Deserto do Atacama
Salar de Tara | Deserto do Atacama
Geysers del Tatio | Deserto do Atacama
Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche | Deserto do Atacama
Valle de La Luna e Valle de La Muerte | Deserto do Atacama
Como é voar de Low Cost no Chile | Sky Airlines e Jet Smart
Mal de Altitude: Os sintomas e dicas de como amenizar!

organize a sua viagem por aqui

Ao realizar uma reserva por algum link do nosso blog recebemos uma pequena comissão, esta comissão não vai aumentar o preço da sua reserva, mas você irá contribuir para a continuarmos a produzir conteúdo bom e gratuito no Blog.







Booking.com

Posted by

Rafael, Mogiano, Engenheiro de Computação e Ciclista, despertou a paixão por viagens quando conheceu a Gabi. Sua primeira viagem internacional e a primeira vez que voou de avião foi para fazer um intercâmbio no Canadá, na cidade de Vancouver .

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.