Visitando as cachoeiras de Presidente Figueiredo em 1 dia

cachoeiras de presidente figueiredo



Presidente Figueiredo, localizada a cerca de 130 Km de Manaus, é conhecida como a “terra das cachoeiras” no Amazonas. Neste post vamos compartilhar o passeio de um dia que fizemos para conhecer as cachoeiras de Presidente Figueiredo.

Presidente Figueiredo possui mais de 100 cachoeiras catalogadas, sem falar nas grutas e corredeiras da região. Como tínhamos somente 4 dias de viagem em Manaus, decidimos fazer o passeio de um dia na cidade com a agência Iguana Turismo.

Nos buscaram no hotel as 8h da manhã de van e seguimos em direção a Presidente Figueiredo junto com mais 13 pessoas, o guia e o motorista.

No caminho vimos alguns balneários, lagoas com estrutura para visitantes, o que achamos bem interessante para quem decidir ficar uns dias na cidade e aproveitar mais o que a região tem para oferecer.

Duas horas depois pela BR 174, chegamos em Presidente Figueiredo, fomos até o restaurante escolher o peixe do almoço e, também, havia banheiro para troca de roupa. O restaurante fica em frente a Corredeira do Urubuí, local com entrada gratuita que muitos frequentam para banho.

→ Acompanhe as nossas viagens, dicas e aventuras também pelo Instagram ←

@acumulandoviagens

Você conhece a Loja Viaje Decore?

banner blog - Visitando as cachoeiras de Presidente Figueiredo em 1 dia

Na Viaje Decore você encontra produtos de decoração e presentes para apaixonados por viagens, café e vinho. Temos um CUPOM de 15% DE DESCONTO para todos os leitores do blog, é só utilizar o cupom “ACUMULANDO15” ao finalizar a sua compra no Viaje Decore.

Cachoeira de Iracema

Uma das cachoeiras de Presidente Figueiredo mais conhecida e visitada é a Cachoeira de Iracema, que foi a primeira que conhecemos no dia. A van nos deixou no estacionamento do complexo e seguimos por uma trilha de 15 minutos (2 km), que eu considero de nível fácil (uma sedentária falando aqui!)

Logo no início da trilha já vimos um cupinzeiro, o guia explicou que os índios costumam passar a mão no cupinzeiro e passar por todo o corpo, pois há um cheiro específico que serve de repelente natural.

20180211 cupinzeiro 768x1024 - Visitando as cachoeiras de Presidente Figueiredo em 1 dia
Cupinzeiro na trilha do Complexo de Iracema/Foto: Gabriela Rodrigues

Quase chegando na cachoeira, no final da trilha nos deparamos com algumas formações rochosas, conhecida como a Gruta Palácio Galo da Serra, nome em referência a uma ave típica da região.

20180211 Palácio Galo da Serra camera 39 683x1024 - Visitando as cachoeiras de Presidente Figueiredo em 1 dia
Gruta Palácio Galo da Serra/Foto: Rafael Cardoso

A Cachoeira de Iracema tem uma queda d’água bem forte e uma área grande no rio onde as pessoas podem se banhar. Vimos muitos locais por lá levando isopor com bebidas para já aproveitar o dia no local. Mas há um pequeno bar que vende bebidas ao lado da cachoeira, caso você não leve suas próprias bebidas.

20180211 Cachoeira de Iracema camera 7 1024x683 - Visitando as cachoeiras de Presidente Figueiredo em 1 dia
Cachoeira de Iracema/Foto: Gabriela Rodrigues
20180211 Cachoeira Iracema gopro 11 1024x768 - Visitando as cachoeiras de Presidente Figueiredo em 1 dia
Complexo de Iracema

Outra atração no local é a Cachoeira das Araras, para acessá-la é só seguir a trilha por mais 1500 metros.

Endereço: Rodovia BR 174 KM 998 (antigo KM 115)

Valor: R$10,00 por pessoa (incluso no passeio)

Almoço

O almoço está incluso no passeio com gastronomia regional, mas o atendimento no local não foi nada simpático! Foi servido arroz branco, baião de dois, peixe a escolha (opções de peixes da região), farofa e vinagrete. A bebida era paga a parte, provamos o suco de cupuaçu que estava muito bom. Inclusive, em Presidente Figueiredo há muito cupuaçu, você pode encontrar balas, creme, suco de cupuaçu nos restaurantes e em barraquinhas na cidade.

Cachoeira da Suframa

Após o almoço, fomos conhecer a Cachoeira da Suframa que possui uma queda menor de água e menos volumosa do que a Cachoeira de Iracema, mas ao mesmo tempo foi a cachoeira que mais gostamos para aproveitar o dia e entrar na água.

20180211 Cachoeira da Suframa celular 3 1024x768 - Visitando as cachoeiras de Presidente Figueiredo em 1 dia
Cachoeira da Suframa/Foto: Rafael Cardoso

Ficamos por volta de 1 hora na água, aproveitamos bastante mesmo com a chuva que estava caindo, era uma chuva fraca que não atrapalhou o passeio.

20180211 Cachoeira Suframa gopro 2 1024x768 - Visitando as cachoeiras de Presidente Figueiredo em 1 dia
Banho de Cahoeira/Foto: Rafael Cardoso

No local possui estrutura com restaurante, mesas com cobertura e bancos para sentar.

Dicas gerais para visitar as cachoeiras de Presidente Figueiredo

  1. O passeio de um dia é válido para pessoas que tem pouco tempo disponível na região, senão vale a pena se hospedar na cidade e conhecer mais cachoeiras
  2. Há diversos restaurantes/quiosques próximo a Corredeira de Urubuí
  3. Há estacionamento em todas as cachoeiras
  4. É necessário pagar uma taxa para entrar na maioria das cachoeiras (se você fizer o passeio com a Iguana Turismo, as entradas estão inclusas no valor)
  5. Algumas cachoeiras possuem correnteza muito forte, tome cuidado e entre com atenção
  6. Leve seu lixo de volta com você se no local não tiver lixeiras disponíveis. Preserve a natureza para que todos possam usufruir.
  7. As cachoeiras geralmente ficam bem cheias nos finais de semana e feriados, se tiver disponibilidade prefira visitar durante a semana.
  8. Caso decida visitar mais cachoeiras, confira o artigo do Blog Mochilão a Dois, a Liany visitou a Cachoeira dos Pássaros, a Caverna Maroaga e a Gruta da Judéia.

Contato Agência Iguana Turismo

Site

Telefone: +55 92 99351 – 3630

Endereço: Rua Dez de Julho, nº 663, Térreo, Manaus-AM. Brasil


Você também vai gostar de ler:

Passeio em Manaus | Day Tour na Selva Amazônica

Miniguia de Viagem para Manaus

O que fazer em Manaus | 6 Atrações imperdíveis

5 Razões para você conhecer a Amazônia

10 dicas para você tirar boas fotos de viagem

5 dicas de presente para quem gosta de viajar

organize a sua viagem por aqui

Ao realizar uma reserva por algum link do nosso blog recebemos uma pequena comissão, esta comissão não vai aumentar o preço da sua reserva, mas você irá contribuir para a continuarmos a produzir conteúdo bom e gratuito no Blog.





Booking.com

Posted by

Gabriela, paulista, formada em Administração, fotógrafa e apaixonada por viagens. Despertou sua paixão por viagens quando fez seu primeiro intercâmbio de um mês em Toronto no Canadá.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.