Visitando as cachoeiras de Presidente Figueiredo em 1 dia

cachoeiras de presidente figueiredo



Presidente Figueiredo, localizada a cerca de 130 Km de Manaus, é conhecida como a “terra das cachoeiras” no Amazonas. Neste post vamos compartilhar o passeio de um dia que fizemos para conhecer as cachoeiras de Presidente Figueiredo.

Presidente Figueiredo possui mais de 100 cachoeiras catalogadas, sem falar nas grutas e corredeiras da região. Como tínhamos somente 4 dias de viagem em Manaus, decidimos fazer o passeio de um dia na cidade com a agência Iguana Turismo.

Nos buscaram no hotel as 8h da manhã de van e seguimos em direção a Presidente Figueiredo junto com mais 13 pessoas, o guia e o motorista.

No caminho vimos alguns balneários, lagoas com estrutura para visitantes, o que achamos bem interessante para quem decidir ficar uns dias na cidade e aproveitar mais o que a região tem para oferecer.

Duas horas depois pela BR 174, chegamos em Presidente Figueiredo, fomos até o restaurante escolher o peixe do almoço e, também, havia banheiro para troca de roupa. O restaurante fica em frente a Corredeira do Urubuí, local com entrada gratuita que muitos frequentam para banho.

→ Acompanhe as nossas viagens, dicas e aventuras também pelo Instagram ←

@acumulandoviagens

Você conhece a Loja Viaje Decore?

banner blog - Visitando as cachoeiras de Presidente Figueiredo em 1 dia

Na Viaje Decore você encontra produtos de decoração e presentes para apaixonados por viagens, café e vinho. Temos um CUPOM de 15% DE DESCONTO para todos os leitores do blog, é só utilizar o cupom “ACUMULANDO15” ao finalizar a sua compra no Viaje Decore.

Cachoeira de Iracema

Uma das cachoeiras de Presidente Figueiredo mais conhecida e visitada é a Cachoeira de Iracema, que foi a primeira que conhecemos no dia. A van nos deixou no estacionamento do complexo e seguimos por uma trilha de 15 minutos (2 km), que eu considero de nível fácil (uma sedentária falando aqui!)

Logo no início da trilha já vimos um cupinzeiro, o guia explicou que os índios costumam passar a mão no cupinzeiro e passar por todo o corpo, pois há um cheiro específico que serve de repelente natural.

20180211 cupinzeiro 768x1024 - Visitando as cachoeiras de Presidente Figueiredo em 1 dia
Cupinzeiro na trilha do Complexo de Iracema/Foto: Gabriela Rodrigues

Quase chegando na cachoeira, no final da trilha nos deparamos com algumas formações rochosas, conhecida como a Gruta Palácio Galo da Serra, nome em referência a uma ave típica da região.

20180211 Palácio Galo da Serra camera 39 683x1024 - Visitando as cachoeiras de Presidente Figueiredo em 1 dia
Gruta Palácio Galo da Serra/Foto: Rafael Cardoso

A Cachoeira de Iracema tem uma queda d’água bem forte e uma área grande no rio onde as pessoas podem se banhar. Vimos muitos locais por lá levando isopor com bebidas para já aproveitar o dia no local. Mas há um pequeno bar que vende bebidas ao lado da cachoeira, caso você não leve suas próprias bebidas.

20180211 Cachoeira de Iracema camera 7 1024x683 - Visitando as cachoeiras de Presidente Figueiredo em 1 dia
Cachoeira de Iracema/Foto: Gabriela Rodrigues
20180211 Cachoeira Iracema gopro 11 1024x768 - Visitando as cachoeiras de Presidente Figueiredo em 1 dia
Complexo de Iracema

Outra atração no local é a Cachoeira das Araras, para acessá-la é só seguir a trilha por mais 1500 metros.

Endereço: Rodovia BR 174 KM 998 (antigo KM 115)

Valor: R$10,00 por pessoa (incluso no passeio)

Almoço

O almoço está incluso no passeio com gastronomia regional, mas o atendimento no local não foi nada simpático! Foi servido arroz branco, baião de dois, peixe a escolha (opções de peixes da região), farofa e vinagrete. A bebida era paga a parte, provamos o suco de cupuaçu que estava muito bom. Inclusive, em Presidente Figueiredo há muito cupuaçu, você pode encontrar balas, creme, suco de cupuaçu nos restaurantes e em barraquinhas na cidade.

Cachoeira da Suframa

Após o almoço, fomos conhecer a Cachoeira da Suframa que possui uma queda menor de água e menos volumosa do que a Cachoeira de Iracema, mas ao mesmo tempo foi a cachoeira que mais gostamos para aproveitar o dia e entrar na água.

20180211 Cachoeira da Suframa celular 3 1024x768 - Visitando as cachoeiras de Presidente Figueiredo em 1 dia
Cachoeira da Suframa/Foto: Rafael Cardoso

Ficamos por volta de 1 hora na água, aproveitamos bastante mesmo com a chuva que estava caindo, era uma chuva fraca que não atrapalhou o passeio.

20180211 Cachoeira Suframa gopro 2 1024x768 - Visitando as cachoeiras de Presidente Figueiredo em 1 dia
Banho de Cahoeira/Foto: Rafael Cardoso

No local possui estrutura com restaurante, mesas com cobertura e bancos para sentar.

Dicas gerais para visitar as cachoeiras de Presidente Figueiredo

  1. O passeio de um dia é válido para pessoas que tem pouco tempo disponível na região, senão vale a pena se hospedar na cidade e conhecer mais cachoeiras
  2. Há diversos restaurantes/quiosques próximo a Corredeira de Urubuí
  3. Há estacionamento em todas as cachoeiras
  4. É necessário pagar uma taxa para entrar na maioria das cachoeiras (se você fizer o passeio com a Iguana Turismo, as entradas estão inclusas no valor)
  5. Algumas cachoeiras possuem correnteza muito forte, tome cuidado e entre com atenção
  6. Leve seu lixo de volta com você se no local não tiver lixeiras disponíveis. Preserve a natureza para que todos possam usufruir.
  7. As cachoeiras geralmente ficam bem cheias nos finais de semana e feriados, se tiver disponibilidade prefira visitar durante a semana.
  8. Caso decida visitar mais cachoeiras, confira o artigo do Blog Mochilão a Dois, a Liany visitou a Cachoeira dos Pássaros, a Caverna Maroaga e a Gruta da Judéia.

Contato Agência Iguana Turismo

Site

Telefone: +55 92 99351 – 3630

Endereço: Rua Dez de Julho, nº 663, Térreo, Manaus-AM. Brasil


Você também vai gostar de ler:

Passeio em Manaus | Day Tour na Selva Amazônica

Miniguia de Viagem para Manaus

O que fazer em Manaus | 6 Atrações imperdíveis

5 Razões para você conhecer a Amazônia

10 dicas para você tirar boas fotos de viagem

5 dicas de presente para quem gosta de viajar

organize a sua viagem por aqui

Ao realizar uma reserva por algum link do nosso blog recebemos uma pequena comissão, esta comissão não vai aumentar o preço da sua reserva, mas você irá contribuir para a continuarmos a produzir conteúdo bom e gratuito no Blog.





Booking.com

Posted by

Gabriela, paulista, formada em Administração, fotógrafa e apaixonada por viagens. Despertou sua paixão por viagens quando fez seu primeiro intercâmbio de um mês em Toronto no Canadá.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.