Cânions Fortaleza e Itaimbezinho | Paisagens do Sul do Brasil

Cânions Fortaleza e Itaimbezinho



Visitamos os Cânions Fortaleza e Itaimbezinho, no Sul do Brasil em outubro de 2017. Conhecemos ambos em dias separados, mas se tiver apenas um dia para conhecer os dois, fica um pouco corrido, mas consegue sim se começar um dos passeios bem cedo.

Justamente por ter apenas um dia disponível na região, muitas pessoas ficam na dúvida qual dos dois cânions conhecer, se não quiser fazer o passeio corrido ou se não conseguir chegar cedo na cidade para começar minha opinião é o Cânion Fortaleza. Isso é uma opinião completamente pessoal, de minha preferência (e o maridão concordou comigo 😉 ), mas realmente achei o Cânion Fortaleza com uma paisagem mais bonita, talvez seja por que ele é maior e mais exuberante.

Então vamos conhecer um pouco mais dos dois e então poderá decidir se concorda comigo ou não 😉

→ Acompanhe as nossas viagens, dicas e aventuras também pelo Instagram ←

@acumulandoviagens

Você conhece a Loja Viaje Decore?

banner blog - Cânions Fortaleza e Itaimbezinho | Paisagens do Sul do Brasil

Na Viaje Decore você encontra produtos de decoração e presentes para apaixonados por viagens, café e vinho. Temos um CUPOM de 15% DE DESCONTO para todos os leitores do blog, é só utilizar o cupom “ACUMULANDO15” ao finalizar a sua compra no Viaje Decore.

Cânion Fortaleza

O Cânion Fortaleza é localizado próximo a Cambará do Sul, no Parque Nacional da Serra Geral administrado pelo ICMBio, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. O cânion possui 7,5 Km de extensão, sendo que em alguns pontos pode chegar até a 900 metros de altura.

20171018 Canion Fortaleza drone 7 1024x767 - Cânions Fortaleza e Itaimbezinho | Paisagens do Sul do Brasil
Cânion Fortaleza

O Parque Nacional da Serra Geral fica a 23,8 km de Cambará do Sul, sendo que 9,2 km são em estrada de terra. Antes de irmos conversamos com o pessoal da pousada que estávamos hospedados e eles nos disseram que até poderíamos ir com nosso carro, mas teria que ser muito devagar e com cuidado.

Acabamos decidindo contratar passeio para não arriscar acontecer algo com o carro, já que não tínhamos chegado nem na metade da nossa rota pelo Sul do Brasil. Agora, depois de ter ido, eu vi que se o carro não for tão baixo, consegue ir sim com carro próprio ou alugado, é só dirigir com cuidado e devagar.

Na entrada do Parque Nacional há um segurança que anota o nome da cidade de cada visitante para autorizar a entrada ao parque. Este é o único ponto que há banheiro, se sentir necessidade de ir ao banheiro durante a trilha, terá que achar um lugarzinho no meio do mato.

Próximo de onde se inicia a trilha há um espaço usado como estacionamento, você verá outros carros estacionados no local 🙂

Há duas trilhas no parque, a Trilha do Mirante e a Trilha da Pedra do Segredo.  Nós começamos pela trilha do Mirante.

2017 10 17 Canion Fortaleza Gopro 14 1024x768 - Cânions Fortaleza e Itaimbezinho | Paisagens do Sul do Brasil
Cânion Fortaleza – único local que tem mirante com pára-peito na Trilha do Mirante

Trilha do Mirante

A Trilha do Mirante é muito fácil, com 4 km de extensão (ida e volta) tem poucas subidas, sendo que grande parte da trilha é plana. Esta é a trilha que te leva até a parte mais alta do platô. A trilha é feita ao lado do cânion e rende lindas fotos durante o caminho! É possível observar 95% do Cânion Fortaleza e em dias claros, sem neblina, é possível enxergar uma parte da planície catarinense e parte do litoral gaúcho (Torres).

20171018 Canion Fortaleza 2 1024x768 - Cânions Fortaleza e Itaimbezinho | Paisagens do Sul do Brasil
Cânion Fortaleza – vista durante a trilha

O bom de fazer essa trilha sem guia é ter tempo para parar e tirar fotos e apreciar a paisagem na hora que quiser e pelo tempo que quiser. No passeio que contratamos parávamos em alguns lugares rapidamente para tirar fotos, no platô tivemos apenas 20 minutos para curtir o local. Para muitos pode ser o suficiente, mas para nós não foi, porque gosto de fotografar tranquilamente e também ficar uns minutinhos só apreciando e curtindo a vista.

2017 10 17 Canion Fortaleza Gopro 91 1024x768 - Cânions Fortaleza e Itaimbezinho | Paisagens do Sul do Brasil
Cânion Fortaleza – platô

É importante dizer também que nesta trilha não há mirantes, há apenas um no começo da trilha com pára-peito, o restante dos pontos de observação e para fotos são penhascos sem pára-peito. Quem for com crianças é bom ter atenção redobrada.

Trilha Pedra do Segredo

A segunda trilha que fizemos foi a Trilha da Pedra do Segredo, que passa pela cachoeira do Tigre Preto. A trilha tem 3 km de extensão (ida e volta), também é muito fácil, com algumas subidas mas bem curtas e tranquilas. A única parte um pouco mais complicada fica logo no começo da trilha, precisa passar por um arroio (riacho) por cima da cachoeira, vai pisando nas pedras para atravessar, o que acaba molhando o pé, pode tirar o tênis nessa parte se preferir para não molhar. Não achei difícil, é só atravessar com cuidado.

20171018 Canion Fortaleza 86 1024x768 - Cânions Fortaleza e Itaimbezinho | Paisagens do Sul do Brasil
Arroio que precisa atravessar na trilha para a Pedra do Segredo.

Depois de atravessar o riacho, caminhando um pouco mais a frente, consegue ter uma vista melhor da cachoeira do Tigre Preto, uma queda d’água de 400 metros de altura.

2017 10 17 Canion Fortaleza Gopro 156 1024x768 - Cânions Fortaleza e Itaimbezinho | Paisagens do Sul do Brasil
Cachoeira do Tigre Preto

Seguindo em frente na trilha, chega-se ao final, onde fica a famosa Pedra do Segredo, um bloco de 5 metros de altura, com peso aproximado de 30 toneladas, equilibrada em cima de uma base de 50 centímetros.

20171018 Canion Fortaleza 64 1024x768 - Cânions Fortaleza e Itaimbezinho | Paisagens do Sul do Brasil
Pedra do Segredo – na foto parece pequena porque estamos distantes

O guia nos contou que antes podia-se continuar na trilha e chegar próximo da pedra, hoje já não é mais permitido, pois alguns turistas que visitaram a pedra levaram macaco hidráulico para tentar derrubá-la. Deste então ficou proibido o acesso.

Funcionamento: Diariamente das 8h as 17h, com permanência permitida até as 18h. No horário de verão o parque funciona das 8h as 18h, com permanência permitida até as 20h.

Ingresso: gratuito

Obs: Pagamos R$ 64,00 por pessoa pelo passeio contratado com a agência Guia Aparados

Cânion Itaimbezinho

O Cânion Itaimbezinho é o mais famoso cânion da região, localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, na divisa do estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O cânion possui 5,8 km de extensão, chegando a ter 720 metros de profundidade. Este Parque Nacional também é administrado pelo ICMBio.

20171024 Itaimbezinho Drone 4 1024x575 - Cânions Fortaleza e Itaimbezinho | Paisagens do Sul do Brasil
Cânion Itaimbezinho

Visitamos o Cânion Itaimbezinho com carro próprio a partir da cidade de Praia Grande (SC), mas também é possível chegar a partir de Cambará do Sul (RS). Pegamos 23 km de estrada de terra (por Cambará são 18 km de estrada de terra) com muitas pedras soltas pelo caminho, mas dá para ir com carro próprio tranquilamente.

Na entrada do Parque há um fiscal do ICMBio que anota a placa do carro para autorizar a entrada. Seguindo em frente há um estacionamento e um centro de informações onde fica uma pessoa que explica sobre as trilhas e há banheiros.

No Parque Aparados da Serra há 3 trilhas, Trilha do Vértice e do Cotovelo que ficam na parte de cima do cânion e a Trilha do Rio do Boi com acesso pela parte de baixo do cânion e só é permitida com acompanhamento de guia.

Escolhemos fazer apenas uma trilha por questão de falta de tempo, fizemos a Trilha do Cotovelo.

Trilha do Cotovelo

A Trilha do Cotovelo possui 6km de extensão (ida e volta) e não necessita de guia. Para fazer esta trilha é importante se programar para chegar antes das 15h, horário máximo para iniciar a trilha.

2017 10 24 Itaimbezinho camera 23 1024x683 - Cânions Fortaleza e Itaimbezinho | Paisagens do Sul do Brasil
Cânion Itaimbezinho – primeiro mirante
2017 10 24 Itaimbezinho camera 29 1024x683 - Cânions Fortaleza e Itaimbezinho | Paisagens do Sul do Brasil
Cânion Itaimbezinho e trilha bem demarcada

Começamos a trilha as 13h e em 2h completamos o percurso de ida e volta, sendo que paramos em todos os mirantes para tirar fotos, admirar a paisagem e decolar o drone. A trilha é fácil, praticamente o tempo todo uma reta dentro do parque e no último quilômetro começa a trilha na beira do cânion. Tem mirantes ao longo desta última parte da trilha, todos com pára-peito, diferente do Cânion Fortaleza.

20171024 Itaimbezinho Drone 3 1024x575 - Cânions Fortaleza e Itaimbezinho | Paisagens do Sul do Brasil
Cânion Itaimbezinho – Olha a gente ali em baixo!!!!

Funcionamento do parque: Terça a domingo das 8h as 15h (lembrando que precisa chegar antes das 15h para fazer a Trilha do Cotovelo)

Onde se hospedar próximo aos Cânions

Pode escolher entre duas cidades para se hospedar, Cambará do Sul (RS) ou Praia Grande (SC), ambas as cidades ficam próximas dos cânions e possuem agências de turismo para contratar passeios.

Em Praia Grande/SC escolhemos nos hospedar na Morada dos Canyons, chalés charmosos com uma vista incrível para o Cânion Malacara. Os chalés ficam a uma certa distância um dos outros, gostamos muito por garantir maior privacidade e tranquilidade na estadia. Há diferentes tipos de chalés oferecidos, alguns com vista para o cânion Malacara, outros com vista para a mata, com hidro, luneta, cama king size muito confortável, lareira entre outros.

A pousada oferece um café da manhã com um pão de queijo para nenhum mineiro por defeito, além de sucos, café, chás, bolos, pães, frios, frutas, iogurtes entre outros. Tudo fresquinho e delicioso, ótimo para começar bem o dia com muita energia para fazer as trilhas na região.

Para almoço ou jantar, a pousada possui restaurante com comida feita no fogão a lenha. Até 2017 o jantar está incluso na diária, mas a partir de 2018 será cobrado a parte.

Junto com a pousada há uma agência de passeios, eles passam nas mesas durante o café da manhã oferecendo os passeios do dia. Entre os passeios tradicionais da região (cânions) há também o passeio de balão que sobrevoa os cânions.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre valores, reservas e mais informações sore os chalés, visite o site da Morada dos Canyons aqui.

Dicas Gerais

⇒Não esqueça de passar protetor solar
⇒Leve chapéu, se tiver, principalmente no Cânion Fortaleza
⇒Leve garrafinhas de água nas trilhas e algo para comer caso sinta fome (levamos Snickers)
⇒Não esqueça de trazer o lixo de volta com você 😉
Gostou ou ficou com alguma dúvida sobre os Cânions Fortaleza e Itaimbezinho? Deixe seu comentário abaixo 🙂

Você também vai gostar de ler:

organize a sua viagem por aqui

Ao realizar uma reserva por algum link do nosso blog recebemos uma pequena comissão, esta comissão não vai aumentar o preço da sua reserva, mas você irá contribuir para a continuarmos a produzir conteúdo bom e gratuito no Blog.







Booking.com

Posted by

Gabriela, paulista, formada em Administração, fotógrafa e apaixonada por viagens. Despertou sua paixão por viagens quando fez seu primeiro intercâmbio de um mês em Toronto no Canadá.

12 thoughts on “Cânions Fortaleza e Itaimbezinho | Paisagens do Sul do Brasil

  1. Olá! Estou pensando em fazer um roteiro pelo sul do país e não conhecia esses cânions… vc disse q aconselharam não ir no seu carro, porque? a estrada é ruim ou o caminho é difícil ou mal sinalizado? Minha intenção é conhecer a região sul em um 4×4 😉

    1. Olá. A estrada não é pavimentada para chegar nos cânions, tem muitas pedras soltas, mas com cuidado dá para ir sim. Como você vai com 4×4, nem precisa se preocupar com isso. Estando em Cambará ou Praia Grande, tem placas indicando o caminho para os cânions, é melhor seguir as placas do que o Google Maps 😉

  2. Eu já estava curtindo o post, pois adoro trilhas… mas quando cheguei na parte da dica de hospedagem- Morada dos Canyons, fiquei definitivamente apaixonada e li tudo de novo já fazendo planos de viagem! Que chalé charmoso e romântico! Dica de ouro, amei!

  3. Gente, que disposição! Esse destino tem tudo a ver com a minha promessa de 2018, que é ser mais ativa! Heheh
    Adorei a dica de hospedagem! Normalmente a gente vê hospedagens mais “roots” nesse tipo de destino, mas essa era uma delicia! Amei o post

  4. Não conhecia esse lugar, sabia? Estou tentando programar uma vigem pelo meio da natureza e me deparo com esse relato maravilhoso. Amei todos os detalhes e já quero muito ficar nessa pousada tão incrível. E esse passeio de balão vale a pena? Nunca fiz e morro de curiosidade

    1. Eu faria o passeio de balão se tivesse mais tempo na cidade. As fotos e vídeos que eu vi do passeio de balão eram muito legais e me pareceram valer a pena.

  5. Meu namorado é doido pra fazer essa viagem, ams quer ir de carro desde o Rio e a gente nunca tem o tem o tempo necessário. Amei as trilhas, não sei qual gostei mais, mas acho que a preferida é a do mirante! Ah, essa pousada é um sonho!

  6. Não fazia ideia da existência desse lugar!! Que lindooo, fiquei morrendo de vontade de visitar e amei as dicasssss, especialmente do hotel! que vista espetacular!!!

  7. Visitei a região há muitos anos, quando ainda era criança. Infelizmente fui apenas ao Itaimbezinho, mas depois de revisitar através do post, certamente deu uma vontade imensa de voltar e conhecer o Fortaleza!

  8. Um dos lugares mais lindos do Brasil, adorei as dicas. O Paulinho está doido pra fazer um road trip para o sul novamente. A primeira vez perdemos de conhecer essa belezura, mas dessa vez não passa rs, anotei tudo. Achei que um um passeio bem longo, mas vi que dá pra ficar poucos dias e priorizar os passeios… Ahh e que chalé hein? uma delícia, já queroooo rs.. bjss

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.