Franz Josef Glacier, geleira na Nova Zelândia

Franz Josef Nova Zelândia



Um dos passeios mais aguardados durante a minha viagem pela Nova Zelândia foi conhecer e fazer trekking num glaciar. Esta é uma curiosidade natural dos brasileiros, até daqueles que não gostam de frio e preferem mesmo uma praia.

Durante as minhas pesquisas, fiquei em dúvida entre conhecer Fox Glacier ou Franz Josef Glacier. Depois de ler muitos relatos sobre ambos, decidi conhecer Franz Josef, por ser menos visitado e comentado do que o seu vizinho Fox.

Glaciar Franz Josef, que significa “As lágrimas de Hinehukatere” em maori, é um glaciar de vale localizado no Parque Nacional Westland, na Ilha Sul da Nova Zelândia. O glaciar possui 12 Km de comprimento e é Patrimônio da Humanidade pela Unesco junto com seu vizinho Fox Glacier, localizado a somente 20 Km de Franz Josef Glacier.

→ Acompanhe as nossas viagens, dicas e aventuras também pelo Instagram ←

@acumulandoviagens

Você conhece a Loja Viaje Decore?

banner blog - Franz Josef Glacier, geleira na Nova Zelândia

Na Viaje Decore você encontra produtos de decoração e presentes para apaixonados por viagens, café e vinho. Temos um CUPOM de 15% DE DESCONTO para todos os leitores do blog, é só utilizar o cupom “ACUMULANDO15” ao finalizar a sua compra no Viaje Decore.

Franz Josef Nova Zelândia 25 1024x768 - Franz Josef Glacier, geleira na Nova Zelândia
Cidade de Franz Josef Nova Zelândia/Foto: Gabriela Rodrigues

Passeios para conhecer o Glaciar Franz Josef

Há algumas opções de passeios no glaciar com diferentes níveis de dificuldade, o Glacier Valley Walk, Glacier Heli Hike e o Heli Ice Climb. O Glacier Valley é considerado de nível mais fácil, uma caminhada pelo vale próximo a geleira, com uma vista bonita no final, mas este passeio não te leva para caminhar no gelo. O Glacier Heli Hike possui dificuldade moderada, pois há três horas de caminhada no gelo. O Heli Ice Climb é para os mais aventureiros, é para quem deseja aprender a escalar no gelo e, por isso, é considerado de nível difícil.

Eu, como uma boa aventureira (só que não muito!!!), escolhi o Glacier Heli Hike, pois eu queria ter a experiência de caminhar pela geleira mas não queria chegar ao ponto de precisar escalar. Então é sobre este passeio que vou falar neste post.

Franz Josef Nova Zelândia 8 1024x768 - Franz Josef Glacier, geleira na Nova Zelândia
Vista do glaciar no helicóptero/Foto: Gabriela Rodrigues

Trekking no Glaciar Franz Josef (Glacier Heli Hike)

Eu reservei o passeio antecipadamente pelo site da empresa. Para a minha decepção, no dia em que eu iria fazer o passeio, o clima não estava em condições favoráveis então foi cancelado e devolvido o valor integral pago.

Voltei no período da tarde para ver se o passeio seria realizado, mas o clima continuava desfavorável e os passeios também foram cancelados. Fiquei muito chateada pois só fui a Franz Josef para viver esta experiência. Então eu decidi de última hora ficar um dia a mais na cidade e tentaria no dia seguinte novamente realizar o trekking. No dia seguinte, o tempo estava aberto, amanheceu com aquele céu azulzinho, dia perfeito para uma caminhada no glaciar (pensa na felicidade da pessoa neste momento?!).

Antes de tudo, colocamos a roupa própria para caminhada na geleira, mas se você tiver a sua já pode ir com ela, os instrutores só checam se é adequada mesmo ou não. Como eu não tinha, usei a roupa e o calçado que a agência disponibiliza para não congelar. Todos devidamente vestidos, fomos para o heliporto. Para quem nunca voou de helicóptero, vai vivenciar esta experiência pela primeira vez.

Franz Josef Nova Zelândia 1 1024x768 - Franz Josef Glacier, geleira na Nova Zelândia
Heliponto/Foto: Gabriela Rodrigues

Eu, sinceramente, não gostei! Não tenho medo nenhum de voar de avião (meu marido tem) mas fiquei com medo no helicóptero. Pra que balançar tanto? Eu achei que fosse cair no gelo a qualquer momento, mas deu tudo certo no final e consegui aproveitar a vista (já que fiquei ao lado do piloto na ida) e fotografei bastante a paisagem.

Franz Josef Nova Zelândia 4 1024x768 - Franz Josef Glacier, geleira na Nova Zelândia
Vista do glaciar no helicóptero/Foto: Gabriela Rodrigues
Franz Josef Nova Zelândia 5 1024x768 - Franz Josef Glacier, geleira na Nova Zelândia
Vista do glaciar no helicóptero/Foto: Gabriela Rodrigues

Já na geleira, todos reunidos, começamos a nossa caminhada pelo gelo. Não achei a caminhada difícil, imagino que me distrai bastante com a beleza do lugar e não fiquei cansada.

Achei super interessante essas fendas no gelo com essa cor azul tão forte, é lindo não é?!

Franz Josef Nova Zelândia 11 1024x768 - Franz Josef Glacier, geleira na Nova Zelândia
Franz Josef Nova Zelândia – Foto: guia

Durante toda a caminhada, com uma duração de quase 2 horas, a guia ficava sempre por perto orientando por onde deveríamos caminhar e explicando sobre o glaciar.

Franz Josef Nova Zelândia 15 768x1024 - Franz Josef Glacier, geleira na Nova Zelândia
Franz Josef Nova Zelândia – Foto: guia

Como a turma é reduzida, tinha em torno de 10 pessoas no passeio, a guia tinha tempo de parar nos lugares mais legais pra fotografar e tirar foto de um por um.

No final, retornamos de helicóptero para o heliponto e devolvemos as roupas próprias para trekking no gelo.

Franz Josef Nova Zelândia 17 1024x768 - Franz Josef Glacier, geleira na Nova Zelândia
Franz Josef Nova Zelândia – Foto: Gabriela Rodrigues

O que levar para o passeio

2 blusas quentes, (eu fui com 2 camadas e achei o suficiente, já que usei a jaqueta deles)

Calça de secagem rápida (nada de jeans)

Água

Óculos de sol

Protetor Solar

Câmera

O que fazer se o passeio para o glaciar for cancelado

O mais interessante da cidade é realmente o passeio para o glaciar, mas caso seja cancelado você tem a opção de fazer o passeio pelo vale (Glacier Valley Walk) que citei no começo deste post ou fazer um passeio de kayak no Lake Mapourika, que foi o que eu fiz.

Eu fiz um passeio de kayak em Abel Tasman e gostei tanto que gostei da ideia de fazer novamente, com a diferença que seria no lago e não no mar.

Franz Josef Nova Zelândia 21 1024x768 - Franz Josef Glacier, geleira na Nova Zelândia
Franz Josef Nova Zelândia – Lake Mapourika

Fechei o passeio com a empresa Glacier Kayaks no mesmo dia. Seguimos de van até o Lake Mapourika, todos ajudaram a tirar os kayaks da van e colocar no lago. Todos de colete salva vidas, entramos com os kayaks no lago e começamos a remar. A ideia era dar uma volta pelo lago, que é bem grande por sinal, mas começou a ventar muito e fazer ondas no lago, o que deixou um pouco perigoso o passeio e precisamos voltar sem finalizar.

Como foi cancelado por motivos de mau tempo, o valor foi totalmente reembolsado. Com certeza eu tentaria novamente em outro dia se tivesse mais tempo na cidade.

Franz Josef Nova Zelândia 20 1024x768 - Franz Josef Glacier, geleira na Nova Zelândia
Franz Josef Nova Zelândia – Lake Mapourika

O que achou dos passeios? Se tiver alguma dúvida sobre Franz Josef, deixe seu comentário abaixo 😉


Você também vai gostar de ler:

Ilha Norte da Nova Zelândia:
O que fazer em Auckland | a maior cidade da Nova Zelândia
♦ Bay of Islands, Nova Zelândia | Bate e volta a partir de Auckland
Cathedral Cove | Tudo sobre a praia mais bonita da Nova Zelândia
♦ O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
♦ Huka Falls | A cachoeira de cor azul turquesa em Taupo na Nova Zelândia
♦ Capital da Nova Zelândia | O que fazer em Wellington

Ilha Sul da Nova Zelândia:

organize a sua viagem por aqui

Ao realizar uma reserva por algum link do nosso blog recebemos uma pequena comissão, esta comissão não vai aumentar o preço da sua reserva, mas você irá contribuir para a continuarmos a produzir conteúdo bom e gratuito no Blog.





Booking.com

Posted by

Gabriela, paulista, formada em Administração, fotógrafa e apaixonada por viagens. Despertou sua paixão por viagens quando fez seu primeiro intercâmbio de um mês em Toronto no Canadá.

2 thoughts on “Franz Josef Glacier, geleira na Nova Zelândia

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.