Geysers del Tatio | Deserto do Atacama

Geysers del Tatio 4832 - Geysers del Tatio | Deserto do Atacama

O passeio para o Geysers del Tatio, no Deserto do Atacama, é um dos mais diferentes e imperdíveis, caso nunca tenha visto um gêiser na vida. São os gêiseres mais altos do mundo. É indicado deixar este passeio para os últimos dias no Atacama, por estar localizado em uma altitude de 4320 metros acima do nível do mar. Eu fui ao Geysers del Tatio no meu penúltimo dia no Deserto do Atacama.

Afinal, o que é um gêiser?

A palavra gêiser significa “fonte jorrante”. Os gêisers só existem em regiões vulcânicas, onde houveram erupções relativamente recentes. Nas regiões vulcânicas há camadas de magma incandescente que ficam a quilômetros de distância abaixo da superfície. Esta camada de magma esquenta a água proveniente da chuva. Esta água subterrânea esquenta e começa a ganhar pressão, com isso ocorrem os jatos d’água fervendo através de rachaduras estreitas na superfície.

Geysers del Tatio 4778 1024x768 - Geysers del Tatio | Deserto do Atacama
Geysers del Tatio

→ Acompanhe as nossas viagens, dicas e aventuras também pelo Instagram ←

@acumulandoviagens

Você conhece a Loja Viaje Decore?

banner blog - Geysers del Tatio | Deserto do Atacama

Na Viaje Decore você encontra produtos de decoração e presentes para apaixonados por viagens, café e vinho. Temos um CUPOM de 15% DE DESCONTO para todos os leitores do blog, é só utilizar o cupom “ACUMULANDO15” ao finalizar a sua compra no Viaje Decore.

Como é o passeio para o Geysers del Tatio

O passeio começa praticamente de madrugada, as vans começam a passar nos hotéis as 4h da manhã e em 1 hora chega-se neste campo geotérmico. A visita é realizada neste horário por causa do contraste de temperaturas, entre a água quente e a temperatura do ambiente (bem frio neste horário da madrugada manhã). Quando o sol começa a aparecer a temperatura ambiente sobe e esses jatos d’água começam a diminuir, vão ficando mais fracos.

Geysers del Tatio 4826 - Geysers del Tatio | Deserto do Atacama
Geysers del Tatio

Realmente a natureza é incrível, vi os gêiseres duas vezes na vida, no Atacama e na Nova Zelândia. São diferentes, então posso dizer que me impressionei em ambas as vezes. Visitar um campo geotérmico é realmente é uma experiência inesquecível e vale muito a pena.

Geysers del Tatio 4786 1024x768 - Geysers del Tatio | Deserto do Atacama
as cores – Geysers del Tatio

Neste passeio vale a estratégia de se vestir por camadas também. Quando chega no campo geotérmico a temperatura é muito baixa, no dia em que eu fui estava -4ºC logo quando cheguei. Quando o sol aparece começa a esquentar e pode diminuir a quantidade de blusas, tirar a touca e luvas.

Geysers del Tatio 4828 1024x1024 - Geysers del Tatio | Deserto do Atacama
com muito frio no Geysers del Tatio

Depois de visitar o Geysers del Tatio, espetáculo da natureza, o passeio segue para uma piscina termal. É neste momento do passeio que todos podem relaxar na água quentinha. O difícil é sair da água quente para o frio do ambiente. Então já deixe uma toalha e o chinelo preparados para quando sair da água. Eu decidi não entrar na água por estar cheio e não querer enfrentar o frio fora d’água. Preferi caminhar pelo local e continuar olhando os gêiseres.

Geysers del Tatio 4839 1024x768 - Geysers del Tatio | Deserto do Atacama
Piscina Termal
Geysers del Tatio  936x1024 - Geysers del Tatio | Deserto do Atacama
Geyser próximo a Piscina Termal

No retorno a San Pedro de Atacama, visitamos uma vila chamada Pueblo Machuca, onde vivem poucas famílias em casas de barro e telhados de palha. No alto do morro tem uma igrejinha, se tiver fôlego para subir o morro, pode visitá-la. Nesta parada também pode aproveitar para comprar artesanatos, comer empanadas e provar um espetinho de lhama.

IMG 4941 1024x768 - Geysers del Tatio | Deserto do Atacama
Machuca
IMG 4948 1024x768 - Geysers del Tatio | Deserto do Atacama
Machuca

O que levar para o Geysers del Tatio

Água, lanche, óculos de sol, protetor solar, agasalho, luva, touca, segunda pele e roupa de banho para entrar na piscina termal.

Horário do passeio

Geralmente começa as 4h da manhã e retorna 12h30 aproximadamente.

Valores

Passeio em torno de $22.000 pesos chilenos por pessoa

Entrada: $10.000 pesos chilenos por pessoa.

 

Se gostou do post ou ficou com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo 😉


Você também vai gostar de ler::

Deserto do Atacama | Roteiro e dicas para planejar sua viagem
Lagunas Altiplanicas e Salar do Atacama | Deserto do Atacama
Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche | Deserto do Atacama
Geysers del Tatio | Deserto do Atacama
Salar de Tara | Deserto do Atacama
Valle de La Luna e Valle de La Muerte | Deserto do Atacama
Roteiro Santiago | Dicas para planejar sua viagem!
Um dia em Valparaíso e Vina del Mar – bate e volta a partir de Santiago
Experiência Astronômica no Atacama
Como é voar de Low Cost no Chile | Sky Airlines e Jet Smart
Mal de Altitude: Os sintomas e dicas de como amenizar!


organize a sua viagem por aqui

Ao realizar uma reserva por algum link do nosso blog recebemos uma pequena comissão, esta comissão não vai aumentar o preço da sua reserva, mas você irá contribuir para a continuarmos a produzir conteúdo bom e gratuito no Blog.





Booking.com

Posted by

Gabriela, paulista, formada em Administração, fotógrafa e apaixonada por viagens. Despertou sua paixão por viagens quando fez seu primeiro intercâmbio de um mês em Toronto no Canadá.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.