MiniGuia de Viagem Ilha Grande / RJ

Passeio Ilha Grande Praia da Parnaioca





Em Ilha Grande, no Estado do Rio de Janeiro, você encontra muitas praias paradisíacas, selvagens, isoladas, com águas límpidas, acessíveis por lancha ou trilha. Neste artigo você vai encontrar todas as informações necessárias para planejar a sua viagem a Ilha Grande.

20180331 Caxadaço Ilha Grande celular 28 1024x768 - MiniGuia de Viagem Ilha Grande / RJ
Viagem Ilha Grande – Praia do Caxadaço

→ Acompanhe as nossas viagens, dicas e aventuras também pelo Instagram ←

@acumulandoviagens

Você conhece a Loja Viaje Decore?

banner blog - MiniGuia de Viagem Ilha Grande / RJ

Na Viaje Decore você encontra produtos de decoração e presentes para apaixonados por viagens, café e vinho. Temos um CUPOM de 15% DE DESCONTO para todos os leitores do blog, é só utilizar o cupom “ACUMULANDO15” ao finalizar a sua compra no Viaje Decore.

Como chegar em Ilha Grande

A partir da cidade do Rio de Janeiro

  1. Transfer a partir da cidade do Rio de Janeiro: Se você mora no Rio ou pretende ir de avião até a capital, uma forma de chegar na ilha é contratando transfer que algumas empresas disponibilizam do Rio de Janeiro para Ilha Grande. Sugestão de empresa: Prime Tour Ilha
  2. Aluguel de carro: Você pode alugar um carro na cidade do Rio de Janeiro, ir até Conceição de Jacareí e deixar o carro em um dos estacionamentos que tem por lá. Mas pense se é viável pagar pelo aluguel do carro, gasolina e ainda o estacionamento, já que na ilha não entra carro.
  3. Ônibus: Você pode ir do Rio de Janeiro para Angra dos Reis de ônibus com a companhia de transporte Costa Verde.

A partir de São Paulo

  1. Carro próprio: Você pode dirigir até Conceição de Jacareí ou até Angra dos Reis e deixar seu carro em algum dos estacionamentos no local. Em Conceição de Jacareí tem muito mais disponibilidade de horários para travessia e fica só um pouco mais longe do que Angra.
  2. Ônibus: Você pode ir de São Paulo para Angra dos Reis de ônibus pela companhia de transporte Reunidas Paulista.

Travessia para Ilha Grande

Você pode fazer a travessia para a Ilha Grande a partir de Paraty, Angra dos Reis, Conceição de Jacareí (bairro de Mangaratiba) ou do centro de Mangaratiba. Antes de escolher, você primeiro precisa saber onde vai se hospedar na ilha, na Vila do Abraão, Bananal ou Araçatiba.

Travessia por Paraty

A travessia tem duração de cerca de 1h30 em barco rápido, as segundas, quartas e sextas para a Vila do Abraão. Mas como essa não é uma travessia com grande fluxo de pessoas, é bom confirmar se haverá a travessia por e-mail (service@ilhagrandeadventure.com).

Eu, particularmente, achei muito tempo de travessia e o valor não compensa. Se você é do tipo que enjoa em barco, pense bem antes de fazer essa travessia 😉

Travessia por Angra dos Reis

A travessia por barca no Cais da Lapa (centro da cidade) tem duração de 1h10 a 1h30 em barco com capacidade para 500 a 1000 pessoas, tem apenas um horário por dia, todos os dias da semana.

Também há travessia por escunas e lanchas saindo da Estação Santa Luzia, com duração de 30 minutos a 1h40. Há vários horários por dia diariamente para a Vila do Abraão.

Para chegar em Araçatiba, você pode fazer a travessia por Angra dos Reis, na Estação Santa Luzia, numa embarcação com duração de 1h20 ou por barco rápido com duração de 30 minutos. O ideal é combinar com sua hospedagem a melhor forma de travessia.

Travessia por Conceição de Jacareí

A travessia tem duração de 15 a 50 minutos, isso depende da embarcação. Há diversos horários de travessia todos os dias por lancha rápida ou escuna.

Nós escolhemos atravessar por Conceição de Jacareí pela maior disponibilidade de horários para travessia. Compramos os tickets de travessia e estacionamento antecipadamente pelo site da Vila Nova Tour, mas não tem necessidade de comprar antes, já que tem grande oferta de empresas e estacionamentos no local.

20180330 Conceicao de Jacarei celular 1 1024x768 - MiniGuia de Viagem Ilha Grande / RJ
Viagem Ilha Grande – Conceição de Jacareí

Onde comer em Ilha Grande

No geral, achamos os preços de alimentação na ilha um pouco salgados. Tentamos ao máximo economizar com alimentação e voltamos de lá com uma dica de restaurante bom e barato, caso você também queira economizar.

Bardjeco: Almoçamos neste restaurante assim que chegamos na ilha e foi a melhor opção. Eu (Gabi) pedi um prato executivo de linguiça, arroz, feijão, farofa e vinagrete e o Rafael pediu um lanche. Ambos estavam bons e com preço acessível. Se você for a noite, uma opção seria pedir uma porção ou petisco que também tinham bons preços. No almoço eu e Rafael gastamos R$ 60,47 com bebida e 10% do garçom.

Nem só de boas experiências nós vivemos, certo? (Infelizmente!!!!) Nós escolhemos jantar no Restaurante Jorge Grego por ser mais charmoso, com mesas e cadeiras na praia e velas na mesa. Mas acabamos nos surpreendendo muito negativamente com este restaurante. Nós pedimos uma pizza média e demorou mais de 1h30 para ficar pronta. Além da demora, vimos pessoas que chegaram depois de nós recebendo o prato antes. O restaurante é muito desorganizado, o atendimento deixou muito a desejar e a qualidade da pizza era péssima (pior do que muitas pizzas congeladas que já comprei em supermercado).

Quando ir para Ilha Grande

A alta temporada da ilha é o verão, nos meses de dezembro a março a ilha fica lotada de visitantes. Mas justamente essa é a época com maior índice pluviométrico na ilha, com maiores chances de chuva. Ou seja, os dias são quentes, há muita probabilidade de chuva, é a época com a maior quantidade de visitantes e os preços de passeios e hospedagens acabam subindo.

A partir do final de março até o começo de junho (no outono) há menores chances de chuva, temperaturas amenas e com menor quantidade de pessoas. Essa época do ano os preços na ilha já ficam mais atraentes, os preços de passeios e hospedagem caem (exceto em feriados), ou seja, o outono é o melhor período para visitar a ilha.

20180331 Ilha Grande Abraaozinho GoPro 1 1024x768 - MiniGuia de Viagem Ilha Grande / RJ
Viagem Ilha Grande – Praia de Abraãozinho

Quanto tempo ficar em Ilha Grande

Quanto tempo ficar na ilha vai depender da sua disponibilidade. É muito difícil em uma única viagem conhecer toda a ilha, muitas praias são acessíveis de lancha ou somente por trilhas. Eu recomendo ficar no mínimo 4 dias para conseguir conhecer mais praias e aproveitar melhor, já que não é tão fácil assim chegar em Ilha Grande.

Onde se hospedar em Ilha Grande

O mais prático é se hospedar na Vila do Abraão, onde ficam a maioria das lojas, restaurantes e agências. Mas também há hospedagens em Araçatiba com pacotes all inclusive.

Nos hospedamos na Vila do Abraão, na Pousada Sanhaço. Uma pousada simples, rústica, muito bem localizada com café da manhã (muito simples) e gerador. O diferencial dessa pousada, para nós, foi o atendimento muito simpático desde quando chegamos até o nosso check out.

Durante a nossa estadia na ilha, vimos outras pousadas que nos pareceram interessantes para uma próxima visita. Vale a pena conferir:

Sagu Mini Resort

Pousada Riacho das Cambucas

Pousada do Canto

Como se locomover em Ilha Grande

Não entra carro na ilha, ou seja, não tem taxi, Uber ou qualquer transporte terrestre motorizado para os visitantes. Há duas formas para se locomover na ilha, de lancha/barco ou a pé, fazendo trilhas. Para chegar nas praias você pode contratar os passeios oferecidos pelas agências na Vila do Abraão ou fazer trilha.

Passeios em Ilha Grande

Há diversas opções de passeios de lancha em Ilha Grande. Quanto mais tempo disponível você tiver na ilha, mais passeios você poderá fazer.

Passeio Volta à Ilha – Conto mais sobre este passeio no post Passeio Volta à Ilha em Ilha Grande / RJ

Passeio Meia Volta: Lagoa Azul, Lagoa Verde, Japariz, Praia do Amor e Praia da Feiticera

Passeio Super Sul: Ilha de Jorge Grego, Dois Rios, Caxadaço e Lopes Mendes

Passeio Ilhas Paradisíacas: Ilha de Botinas, Ilha de Cataguás, Ponta da Piedade e Praia do Dentista.

Além destes passeios, você pode ir de lancha até a Praia do Pouso e fazer uma trilha de 20 a 30 minutos até Lopes Mendes. Outra opção é fazer uma trilha de 40 minutos até Abraãozinho e voltar de taxi boat ou pela mesma trilha.

20180331 Ilha Grande Caxadaço GoPro 8 1024x768 - MiniGuia de Viagem Ilha Grande / RJ
Viagem Ilha Grande – Praia do Caxadaço

O que você deve levar na mala em sua viagem a Ilha Grande

Nós levamos uma mochila para o casal, ao invés de mala, para 3 dias. Recomendo que use mochila e não malas de rodinhas, facilita muito no translado e depois na chegada na ilha, para ir caminhando até a pousada.

Em sua mala ou mochila, leve somente roupas leves, roupas de banho e chinelos (nada de salto e também não precisa de sapato fechado, somente se você for com a intenção de fazer trilhas) não esqueça o protetor solar, repelente e óculos de sol.

Precisa levar dinheiro?

Em todas as viagens é sempre bom levar dinheiro em espécie, sempre separo uma quantia para casos de apuros. Em Ilha Grande nós usamos cartão de crédito ou débito em todos os lugares que fomos. Usamos dinheiro em espécie somente no mercado que não estava aceitando cartão no momento, em barraquinhas de doce e no festival da cerveja que estava acontecendo na cidade quando fomos. Todos os restaurantes nós pagamos com cartão de crédito, somente o restaurante no Saco do Céu pagamos com cartão de débito. A hospedagem e as agências também aceitam cartão de crédito.

Alerta: Vacina Febre Amarela

Na data da publicação deste post (2018) estamos passando por diversos casos de febre amarela em São Paulo e em outras cidades. Ilha Grande teve casos de febre amarela comprovados e por isso há um alerta para que todos que visitem a ilha, vacinem-se pelo menos 10 dias antes da chegada.

Vimos muitas placas com este alerta na Vila do Abraão. Então se você estiver pensando em ir para a ilha ainda este ano, é bom se vacinar antes.

20180330 Vila do Abraao celular 3 768x1024 - MiniGuia de Viagem Ilha Grande / RJ
Viagem Ilha Grande – Vacina Febre Amarela

Custos da nossa viagem a Ilha Grande

Os nossos custos de viagem demonstrados aqui refletem os valores praticados em Março/2018. Os valores mudam com o tempo, então use apenas como referência para planejar a sua viagem

Combustível: R$310,00

Estacionamento (3 diárias): R$60,00

Translado Conceição de Jacareí – Ilha Grande: R$140,00

Alimentação (3 dias): R$473,07

Passeio: R$360,00

Taxi Boat: R$30,00

Hospedagem: R$527,00

Gastamos um total de R$1.900,00 o casal no feriado de Páscoa em 2018.

Espero que essas informações ajudem a planejar sua viagem para Ilha Grande. Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo 😉

organize a sua viagem por aqui

Ao realizar uma reserva por algum link do nosso blog recebemos uma pequena comissão, esta comissão não vai aumentar o preço da sua reserva, mas você irá contribuir para a continuarmos a produzir conteúdo bom e gratuito no Blog.







Booking.com

Posted by

Gabriela, paulista, formada em Administração, fotógrafa e apaixonada por viagens. Despertou sua paixão por viagens quando fez seu primeiro intercâmbio de um mês em Toronto no Canadá.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.