O que fazer em Monte Verde | Principais atrações e passeios!

o que fazer em monte verde





Monte Verde, localizado no sul do Estado de Minas Gerais, é uma cidade charmosa, romântica e rústica, mas você também encontra atividades de aventura para toda a família. Já fui três vezes a esta cidade e neste artigo vou falar sobre o que fazer em Monte Verde.

Monte Verde pode ser visitada durante o ano inteiro, mas acaba sendo muito mais procurada como destino de inverno durante os meses de maio a agosto. Ou seja, espere por preços mais altos nesta época do ano, principalmente nos finais de semana, feriados e no mês de julho (férias escolares).

→ Acompanhe as nossas viagens, dicas e aventuras também pelo Instagram ←

@acumulandoviagens

Como mencionei acima, a cidade pode ser visitada o ano todo, justamente porque os atrativos da cidade não fecham em baixa temporada. Eu já fui três vezes a Monte Verde em épocas diferentes, a primeira vez num feriado em junho de 2014, a segunda vez durante no feriado de Carnaval em 2017 e a última vez no primeiro dia do ano de 2018. Com certeza em junho a cidade estava mais cheia do que das outras vezes que fui, mas em todas as vezes consegui fazer coisas diferentes e aproveitar a viagem.

O que fazer em Monte Verde

1. Passeio de Quadriciclo

Na segunda vez que visitei a cidade, fiz o passeio com o Rafa de quadriciclo na Fazenda Bela Vista. Nós gostamos bastante e achamos uma aventura diferente na cidade. Mas quando voltamos em janeiro/2018, ficamos sabendo que não havia mais este passeio na Fazenda Bela Vista, somente na Fazenda Radical.

2017 Passeio Quadriciclo Monte Verde 1 1024x768 - O que fazer em Monte Verde | Principais atrações e passeios!
Passeio Quadriciclo na Fazenda Bela Vista (Foto de 2017)

Entramos em contato com a agência pelo What’s App no dia anterior para já deixar agendado o passeio. Eles foram de caminhonete no horário combinado até a pousada onde estávamos para nos buscar. Nós fomos seguindo o guia com o nosso carro até a agência, onde efetuamos o pagamento e seguimos para a Fazendo Radical (nós fomos com o nosso carro seguindo o guia que estava de moto).

2018 passeio quadriciclo monte verde 1 1024x768 - O que fazer em Monte Verde | Principais atrações e passeios!
Passeio Quadriciclo Fazenda Radical (Foto de 2018)

A cidade estava tão tranquila que só fomos nós dois e o guia, acabou sendo um passeio privativo. Chegando na Fazenda Radical, estacionamos o carro, colocamos o capacete e o Rafa deu algumas voltinhas pelo estacionamento para treinar um pouco a dirigir o quadriciclo seguindo as orientações do guia.

2018 passeio quadriciclo monte verde 2 1024x768 - O que fazer em Monte Verde | Principais atrações e passeios!
Passeio Quadriciclo Fazenda Radical (Foto de 2018)

Depois do pequeno treinamento partimos para o passeio dentro da fazenda. O percurso, no começo, tem bastante subida e um pouco de lama com algumas poças d’água, o que na verdade acaba deixando o passeio mais divertido. Durante todo o percurso você vai ver muito verde, até chegar num ponto mais alto onde se tem uma vista bem bonita e paramos para tirar foto.

Este passeio com certeza vale muito a pena e ocupa metade de um dia no roteiro. Vale se programar no dia da chegada na cidade para já deixar o passeio reservado, caso vá em feriado ou em alta temporada.

Você conhece a Loja Viaje Decore?

banner blog - O que fazer em Monte Verde | Principais atrações e passeios!

Na Viaje Decore você encontra produtos de decoração e presentes para apaixonados por viagens, café e vinho. Temos um CUPOM de 15% DE DESCONTO para todos os leitores do blog, é só utilizar o cupom “ACUMULANDO15” ao finalizar a sua compra no Viaje Decore.

2. Passeio a cavalo

Para quem gosta de andar a cavalo, ou para quem nunca andou, essa é uma boa oportunidade. Na rua principal de Monte Verde há uma empresa que oferece esse passeio no período da manhã ou no final da tarde para assistir ao pôr do sol. Nós escolhemos o pôr do sol, já que amamos assistir esse espetáculo sempre quando podemos. Mas se no dia que você for o tempo estiver fechado, muito nublado, talvez o horário da manhã seja uma opção melhor.

Passeio a Cavalo 2014 Monte Verde 2 - O que fazer em Monte Verde | Principais atrações e passeios!
O que fazer em Monte Verde – Passeio a Cavalo (Foto de 2014)

Os cavalos são bem tranquilos, dóceis e ficam num haras um pouquinho distante do centro da cidade. No próprio haras recebemos algumas instruções antes de partir para o passeio. O percurso é bem tranquilo, os cavalos param “trocentas” vezes para comer e parecem até já saber o caminho. Quando chega no local para assistir ao por do sol, todos podem descer do cavalo e curtir o visual do local. O percurso de volta é o mesmo da ida.

Passeio a Cavalo 2014 Monte Verde 1 1024x768 - O que fazer em Monte Verde | Principais atrações e passeios!
Parada para assistir ao pôr do sol no passeio a cavalo (Foto de 2014)

3. Trilha da Pedra Redonda

A Trilha da Pedra Redonda é uma das mais conhecidas de Monte Verde, sendo um dos principais passeios da cidade. A trilha é fácil, tem bastante subida mas pode ser feita sem guia por adultos e crianças. Todo o trajeto é bem demarcado, após 600 metros de subida há um mirante de madeira, onde você pode parar para descansar antes de continuar. Depois de mais 50 metros há uma bifurcação, aqui você escolhe ir para a Pedra Redonda ou para a Pedra Partida (há placa informativa). Seguindo em direção a Pedra Redonda, por mais 250 metros você chega no final da trilha.

2017 Trilha da Pedra Redonda Monte Verde 1 1024x768 - O que fazer em Monte Verde | Principais atrações e passeios!
O que fazer em Monte Verde – Trilha Pedra Redonda – 1º Mirante (foto de 2017)

Se tiver sorte e fizer a trilha num dia com tempo aberto (sem neblina) poderá ver Monte Verde de um lado e a vila de São Francisco Xavier do outro lado.

2017 Trilha da Pedra Redonda Monte Verde 2 1024x768 - O que fazer em Monte Verde | Principais atrações e passeios!
Vista da Pedra Redonda (foto de 2017)

Uma sugestão é subir algumas poucas horas antes do pôr do sol e esperar por ele lá de cima da Pedra Redonda. Se decidir ir neste horário, não se esqueça de levar lanterna para o usar no retorno.

2017 Trilha da Pedra Redonda Monte Verde 1024x768 - O que fazer em Monte Verde | Principais atrações e passeios!
Vista da Pedra Redonda (foto de 2017)

Extensão Trilha Pedra Redonda: 900 metros (somente ida)

Duração: 1h30 (ida e volta)

4. Trilha da Pedra Partida

O início da trilha para a Pedra Partida é o mesmo da Pedra Redonda. Após 650 metros de caminhada, há uma bifurcação com uma placa informativa para seguir a Pedra Partida. Depois dessa bifurcação a trilha começa a ficar mais “puxada”, com muita subida numa mata fechada. Se tiver chovido no dia anterior, se prepare para muita lama. 😉

2014 Trilha da Pedra Partida Monte Verde 2 768x1024 - O que fazer em Monte Verde | Principais atrações e passeios!
Durante a Trilha da Pedra Partida (foto de 2014)

Chegando no final da trilha, no cume da Pedra Partida, terá uma vista da região de Campos do Jordão, o Pico dos Marins e a Pedra do Baú, isso se o tempo estiver aberto, é claro!!!

2014 Trilha da Pedra Partida Monte Verde 3 1024x768 - O que fazer em Monte Verde | Principais atrações e passeios!
Durante a Trilha da Pedra Partida (foto de 2014)
2014 Trilha da Pedra Partida Monte Verde 1 1024x768 - O que fazer em Monte Verde | Principais atrações e passeios!
O que fazer em Monte Verde – Trilha da Pedra Partida (Foto de 2014)

Dificuldade: média

Extensão: 1600 metros (somente ida)

Duração: 3 horas (ida e volta)

Dica: Você pode optar em fazer as duas trilhas no mesmo dia se tiver disposição. Na primeira vez que fomos a Monte Verde, escolhemos fazer essas trilhas no nosso primeiro dia na cidade. Começamos pela Pedra Partida, por ser mais difícil, e depois seguimos para a Pedra Redonda.

5. Trilha do Chapéu do Bispo

A Trilha Chapéu do Bispo é a mais curta da região, são 650 metros de extensão e é considerada de nível fácil. O começo da trilha é de pura subida, mas da metade para o final acaba ficando uma caminhada mais tranquila sem uma subida tão íngreme.

Na final da trilha, na base do Chapéu do Bispo, você poderá ver o Vale do Paraíba e São José dos Campos, se o tempo ajudar e não tiver neblina.

Extensão: 650 metros (somente ida)

Duração: 1 hora (ida e volta)

6. Trilha do Platô

A Trilha do Platô é uma subida do começo ao fim (sem exageros). Pode subir devagar, parando nos mirantes para beber água e respirar até chegar ao platô. Do platô é possível ver a cidade de Monte Verde, o Vale do Paraíba e aproveitar para descansar depois de tanta subida. Este, dentre os principais pontos da região, é o mais baixo, com 1945 metros de altitude.

2016 Trilha do Platô 1024x768 - O que fazer em Monte Verde | Principais atrações e passeios!
O que fazer em Monte Verde – Trilha do Platô (foto de 2014)

Extensão: 1200 metros (somente ida)

Duração: 1h30 (ida e volta)

Dica: Se você for com crianças ou quiser fazer esta trilha no mesmo dia da Trilha do Chapéu do Bispo, é possível acessar o Platô pelo Chapéu do Bispo em uma trilha de aproximadamente 450 metros. Acaba sendo menos cansativo e é uma forma de fazer as duas trilhas no mesmo dia 🙂

7. Trilha do Pico do Selado

A Trilha do Pico do Selado é uma continuação da Trilha do Platô. É uma  trilha considerada difícil por causa de sua extensão de quase 5 km (ida e volta) mas dizem ser uma das melhores de Monte Verde (esta e a Trilha do Pinheiro Velho foram as únicas que não fizemos até hoje).

A trilha é auto guiada, bem demarcada, com várias subidas e descidas durante o trajeto. Na base do Pico do Selado é possível ver toda a região de Monte Verde, São José dos Campos entre outras cidades do Vale do Paraíba.

Extensão: 2400 metros (somente ida)

Duração: em média 3 horas, podendo ser mais.

8. Trilha do Pinheiro Velho

A Trilha do Pinheiro Velho tem início bem no centro de Monte Verde. Caminhando pela Av. Monte Verde muito provavelmente em algum momento verá a placa informativa para a trilha. Caso não veja, o início da trilha fica em frente de onde está localizado a máquina a vapor.

A trilha é de nível fácil e possui muitas placas informativas durante o trajeto. Os pontos principais desta trilha são o Pinheiro Velho (óbvio!!!) com mais de 500 anos e 1,64 m de altura e o mirante do “aeroporto” de Monte Verde (estre aspas porque na verdade é somente uma pequena pista de pouso). Do mirante é possível ver a região de Monte Verde com as montanhas ao fundo, e você pode tirar aquela foto igual do cartão postal da cidade. 😉

9. Passear na Av. Monte Verde

A verdade é que Monte Verde está crescendo, e muito rápido! Todas as vezes que vamos para a região, vemos alguma novidade no centro e ao redor. Há cada vez mais lojas de roupas, de chocolates, doces, cafeterias, restaurantes e pousadas (incrível como está crescendo a quantidade de pousadas na região).

2018 centro monte verde 1024x768 - O que fazer em Monte Verde | Principais atrações e passeios!
Centro de Monte Verde

Com certeza em algum momento (talvez todos os dias?!) da sua estadia pela região irá caminhar pela Av. Monte Verde, que é avenida principal onde está localizado o comércio e boa parte dos restaurantes e bares. Não espere por uma imensidão de lojas, mas é um centro charmoso para caminhar e aproveitar para comprar algum doce, um chocolate, um queijo, algum souvenir, parar para tomar um café ou para jantar.

Além da avenida principal, há também restaurantes nas travessas, que inclusive muitas vezes são mais baratos e mais tranquilos do que aqueles que ficam bem no centro, no “burburinho” da cidade.

10. Não fazer nada é uma boa opção! Porque não?!

Isso foi algo que aprendi a fazer depois de muitos anos como viajante…não fazer nada!!! Foi muito difícil chegar neste momento, sempre fui bem agitada em minhas viagens, programava mil coisas para o mesmo dia e chegava bem cansada a noite no quarto do hotel (ou do hostel) pronta para tomar banho e dormir. Mas o tempo passou e mudei um pouco meu estilo de viagem, principalmente depois que casei e não viajo mais sozinha.

Enfim, sem mais blá blá blá, Monte Verde é uma cidade deliciosa para simplesmente “não fazer nada” e descansar. Se você for a cidade em casal, procure uma pousada charmosa, com uma lareira, uma hidro no quarto (se o “bolso” permitir na ocasião), compre queijos e vinhos e aproveite para relaxar um pouco do dia a dia estressante. Se não gostar de vinho, procure outra bebida que o casal goste, alguns petiscos fáceis de levar, ou até mesmo compre algo em alguma das lojas do centro da cidade.

Viajar e descobrir novos lugares é incrível, mas quando podemos juntar isso com momentos de relaxamento, do casal ou para si mesmo, acaba ficando melhor ainda, não é?!

 

Se tiver alguma dúvida sobre o que fazer em Monte Verde ou ainda tem alguma dica que não citei aqui, deixe nos comentários abaixo 😉

Vai para Monte Verde no Carnaval? Então não deixe de ler o nosso relato Carnaval em Monte Verde | Minas Gerais

organize a sua viagem por aqui

Ao realizar uma reserva por algum link do nosso blog recebemos uma pequena comissão, esta comissão não vai aumentar o preço da sua reserva, mas você irá contribuir para a continuarmos a produzir conteúdo bom e gratuito no Blog.







Booking.com

Posted by

Gabriela, paulista, formada em Administração, fotógrafa e apaixonada por viagens. Despertou sua paixão por viagens quando fez seu primeiro intercâmbio de um mês em Toronto no Canadá.

11 thoughts on “O que fazer em Monte Verde | Principais atrações e passeios!

  1. Eu particularmente adoro fazer trilhas e Monte Verde parece o lugar ideal, olha quantas você listou. Eu não sabia que tinha tantas opções lá. Monte Verde ainda é pertinho de São Paulo, dá pra ir num final de semana tranquilo. Eu já fiz a travessia São Francisco Xavier – Monte Verde, mas foi minha única experiência lá. Quero voltar e com certeza seguir as suas dicas!!

  2. Nossa Gabi amei o post. Eu sou de Campos do Jordão então quase nunca vou pra Monte Verde, mas sei que tem coisas muito boas lá. Na verdade não sabia que tinha tantas opções de trilha. E também aprecio viagens em que posso descansar um pouco e relaxar, não é o tipo de coisa que faço muito mas ás vezes é necessário né! Fiquei com bastante vontade de marcar uma viagem pra Monte Verde agora 🙂

  3. Monte Verde me pareceu perfeita para amantes de esportes na natureza! Adoro fazer uma trilha, então acho que me acabaria por aí. Compartilho o aprendizado contigo, já fui de fazer planos infindáveis de viagens, mas agora aprecio muito o “fazer nada”, apenas relaxar e curtir a vibe do lugar.

  4. Mais um lugar de Minas para eu conhecer um dia (e a lista só aumenta). Gostei que a maior parte das trilhas parece ser tranquila (fujo de trilhas mais puxadas! Rsrsrs). E acho que estou longe de atingir esse perfil de viajante que curte “não fazer nada”!! Confesso que sou bem agitado ainda! Rsrsrs!

  5. Fui a Monte Verde uma única vez a muitos anos atrás e nem tinham tantas opções de hospedagem na época… Ler esse seu post me deu vontade de voltar à cidade. Lembro que o lugar respirava rilhas e tds pelas ruas saíam com roupas de trekking. Quanto ao Pico do Selado, vale muito a pena mesmo e sua última dica eu ainda não consegui alcançar esse nível, mas quando voltar em Monte Verde vou testar “não fazer nada” um dia todo (mais fácil pq já conheço a cidade rs)

    1. Olá Tiago,

      Demorei muito para conseguir não fazer nada em algum lugar, mas se você ficar hospedado em uma pousada charmosa e com uma boa companhia…nada melhor do que “não fazer nada” e descansar um pouco.

      Até logo

  6. Ainda não tive o prazer de visitar Monte verde, mas me animei muito depois de ler o seu psot. Eu não fazia ideia de que tinham essas coisinhas gostosas para fazer, achei que fosse vibes “nada pra fazer”. ahhaha É um ótimo destino para o fim de semana, certo?

    1. Olá,

      Mas é um ótimo destino para não fazer nada também, como mencionei no final do texto.
      É um bom destino para um final de semana para quem mora próximo e até para feriados de 3 ou 4 dias.

      Até logo

  7. To pra ir a Monte Verde há tempos e com seu post só fiquei com mais vontade. Que delicia de viagem!! Bom pra relaxar, descansar e se exercitar. Eu ia amar fazer essas trilhas!!

  8. Perfeito. Adorei o passeio de quadriciculo, cheguei a fazer em Porto de Galinhas, então esse seria com uma paisagem totalmente diferente! Gostei do ecoturismo, e também das trilhas. Essa vista da Pedra Redonda.. Se vê que é bela.

  9. Gabi, passei alguns anos viajando sozinha e confesso que fugia desses roteiros românticos. Hahaha
    Agora que o amor me pegou, to fissurada em destinos assim, como Monte Verde. Melhor ainda poder juntar minha paixão pela natureza e poder andar de mãos dadas nas trilhas ou agarrada no cangote do namorado durante o passeio de quadri. Já coloquei na lista!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.