O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia

O que fazer em Rotorua Nova Zelândia



Rotorua, localizada na Ilha Norte da Nova Zelândia, tem um dos campos geotermais mais ativos do mundo. Justamente por estar localizada numa zona vulcânica, possui uma alta concentração de enxofre, o que faz com que a cidade tenha um odor bem característico. Neste artigo vou falar sobre o que fazer em Rotorua.

Rotorua é uma das principais cidades turísticas da Ilha Norte, possui diversas atrações desde culturais, como passeios para conhecer a cultura maori até atividades de aventura como rafting.

→ Acompanhe as nossas viagens, dicas e aventuras também pelo Instagram ←

@acumulandoviagens

Você conhece a Loja Viaje Decore?

banner blog - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia

Na Viaje Decore você encontra produtos de decoração e presentes para apaixonados por viagens, café e vinho. Temos um CUPOM de 15% DE DESCONTO para todos os leitores do blog, é só utilizar o cupom “ACUMULANDO15” ao finalizar a sua compra no Viaje Decore.

IMG 9888 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
O que fazer em Rotorua – Waimangu Volcanic Valley

Como chegar em Rotorua

  1. Ônibus pelas empresas NakedBus ou Intercity (foram as duas empresas de ônibus que viajei pela Nova Zelândia e recomendo) partindo de diversas cidades da Ilha Norte.
  2. Há voos de Auckland e de outras principais cidades da Nova Zelândia para Rotorua e também há voos internacionais (Australia por exemplo) para Rotorua pela companhia aérea Air New Zealand.
  3. Aluguel de carro ou motorhome.

Eu fui para Rotorua de ônibus a partir de Coromandel Peninsula com a empresa NakedBus.

Quanto tempo ficar em Rotorua

Eu fiquei 4 dias inteiros (período da tarde do dia que cheguei, 3 dias inteiros e período da manhã do dia que fui embora) mas não fiz todos os passeios que tem na cidade. Minha recomendação é ficar entre 4 a 5 dias na cidade para conhecer o principal.

Quando ir para Rotorua

Pode visitar a cidade o ano inteiro, no inverno há atividades como o esqui e snowboard no Monte Ruapehu e no verão há atividades aquáticas no Rotorua Lake.

Onde se hospedar em Rotorua

A melhor localização, na minha opinião, é próximo ao centro de Rotorua, onde há os restaurantes e o I Site (Centro de Informações aos Visitantes) de onde saem os passeios.

Eu fiz esta viagem sozinha no modo econômico, então me hospedei no Hostel Blarneys Rock Backpackers. Para reservar sua hospedagem, acesse o Booking por aqui.

IMG 9856 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Waimangu Volcanic Valley

O que fazer em Rotorua

Rotorua é uma das cidades neozelandesas que mais tem atrações, escolhi as atividades que eu tinha mais interesse em fazer, então não consegui conhecer tudo o que a cidade oferece.

→ WAI-O-TAPU

Wai-O-Tapu é o parque geotermal mais popular e colorido da Nova Zelândia e uma das principais atrações de Rotorua. Localizado a 30 Km de Rotorua, o parque possui 18 Km², sendo a maior área de atividade termal da área vulcânica da região de Taupo, mas apenas uma pequena parte do parque é aberto aos visitantes. O parque geotermal possui lagos coloridos, crateras, fumarolas de vapor e piscinas borbulhantes.

IMG 9705 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
O que fazer em Rotorua – Wai-O-Tapu

O parque possui diversas crateras e lagos coloridos sendo que a maioria deles possui PH muito ácido e com temperaturas acima de 50ºC. Algumas dessas crateras possuem 20 metros de profundidade e 50 metros de diâmetro, sendo que a maioria delas foram formadas nos últimos 700 anos e contém água fervente e extensivos depósitos de enxofre.

IMG 9743 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Wai-O-Tapu

A razão das cores dos lagos é a presença de elementos químicos. Dependendo da cor há um diferente elemento.

Cores e seus elementos químicos:

Amarelo: enxofre
Vermelho/marrom: óxido de ferro
Laranja: antimônio
Preto: enxofre e carvão
Branco: Sílica
Roxo: manganésio
Verde: Arsênico

IMG 9702 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Wai-O-Tapu

Como é o passeio para o Wai-O-Tapu

Para conhecer o parque geotermal eu contratei um passeio com a empresa Travel Head First, mas se você estiver de carro não precisa contratar passeio, há estacionamento na entrada do parque e pode comprar ingresso antecipadamente pelo site do parque.

Escolhi fazer o passeio para o Wai-O-Tapu no período da manhã. A van sai as 9h15 em frente do Centro de Informações ao Visitante de Rotorua (I-Site). A primeira parada do passeio é para conhecer o gêiser Lady Knox Geyser que entra em erupção todos os dias de manhã as 10h15 por indução. É isso mesmo, o “gêiser fake” entra em erupção por indução dos seres humanos, todos os dias neste horário é colocado um tipo especial de sal para que o gêiser comece a jorrar água quente e vapor que chega a uma altura de 20 metros.

IMG 9669 768x1024 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Lady Knox Geyser

Depois de conhecer o “gêiser fake”, é a hora de conhecer o parque geotermal. Logo na entrada é disponibilizado um folder explicativo do parque e os 3 circuitos que pode fazer. Os circuitos são circulares e se complementam, ao todo irá conhecer 25 atrações diferentes se percorrer os 3 circuitos. Os circuitos não são longos, são 3 Km no total, então consegue concluir todos em 1h30 ou 2h.

IMG 9760 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Wai-O-Tapu

Endereço: 201 Waiotapu Loop Road, RD 3, Rotorua 3073, NZ

→Waimangu Volcanic Valley

O Waimangu é resultado da última erupção do vulcão Terawera em 1886, e como existe a menos de um século e meio, pode ser considerado como a região geotermal mais nova do mundo.

IMG 9790 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
O que fazer em Rotorua – Waimangu Volcanic Valley

É possível ir de carro até o parque para visitação ou contratar passeios em agências locais, geralmente as vans saem diariamente do “I Site” em Rotorua. Eu contratei um passeio com a a empresa Travel Head First, e também há um combo para visitar os dois parques (Wai-O-Tapu e Waimangu) no mesmo dia. Para conhecer o parque sem pressa e sem ter hora pra voltar, o ideal seria ir de carro.

IMG 9797 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Waimangu Volcanic Valley

Na entrada do Waimangu há folders disponíveis para olhar o circuito a ser feito e todas as atrações. A trilha é auto guiada, há placas informando onde é ou não seguro ficar. A caminhada é longa e boa parte é feita em locais abertos e sem sombra, então leve sua garrafa de água e use protetor solar. A parte boa e motivacional para fazer esta caminhada de 4 Km, é que quando chegar no lago, a última atração a ser visitada, há um ônibus que leva de volta a entrada do parque, assim não precisa fazer todo o caminho de volta a pé.

IMG 9824 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Waimangu Volcanic Valley

Há também a opção de fazer um passeio de barco no lago, eu não fiz este passeio por falta de tempo e também porque achei o preço alto.

IMG 9846 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Waimangu Volcanic Valley
IMG 9869 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Waimangu Volcanic Valley

Para saber os valores de entrada e passeios, acesse o site aqui.

→Hobbiton Movie Set Tour

O famoso vilarejo dos hobbits, do filme “The Hobbit” está localizado em Matamata e não em Rotorua. Se você estiver viajando de carro a partir de Auckland, pode aproveitar para conhecer o vilarejo no caminho para Rotorua. Mas se você estiver viajando de ônibus, assim como eu viajei, há passeios que podem ser contratados a partir de Rotorua.

IMG 9942 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
O que fazer em Rotorua – Hobbiton Movie Set

O local escolhido foi descoberto pelo diretor Sir Peter Jackson e pela equipe produtora do filme durante um sobrevoo pela área na busca de um local para filmagem da trilogia “Senhor dos Anéis“. O que os atraiu foi a paisagem com muito verde e cercada por montanhas além de ser um local isolado, uma fazenda, sem postes de luz, casas e carros.

IMG 9943 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Hobbiton Movie Set

E foi neste local, com ajuda de toda uma equipe envolvida, que foi construído o set de filmagens. Após as gravações, o local foi abandonado e algumas partes do set desmontadas. Quando o filme foi lançado no cinema, muitas pessoas se interessaram em conhecer a Nova Zelândia e também visitar os locais das filmagens. Então as operadoras de turismo começaram a oferecer passeios para os visitantes conhecerem as regiões. Com a alta do turismo na região, por volta de dez anos depois do filme ser lançado, o proprietário da fazenda, o diretor e a produção do filme se juntaram para reconstruir Hobbiton, mas dessa vez com materiais duráveis, pois anteriormente foi construído com materiais de pouca durabilidade, somente para as filmagens.

IMG 9964 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Hobbiton Movie Set

Foi incrível a reconstrução do local em mínimos detalhes, com roupinhas nos varais, cestas de frutas, tudo em perfeito estado.

IMG 9979 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Hobbiton Movie Set

A trilogia do Senhor dos Anéis foi filmada em vários locais no país, mas o set de filmagem do Hobbit acabou se tornando o local mais turístico, por ser mais acessível, de todos os locais que foram gravadas cenas da trilogia.

IMG 9985 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Hobbiton Movie Set

O passeio pelo vilarejo

O passeio dura em torno de 2 horas, com o guia explicando durante o caminho demarcado sobre a construção do local e curiosidades do local. Durante o passeio há várias paradas para fotos em frente as casinhas (Hobbit Holes) e termina em frente ao Green Dragon Pub, um pub medieval onde servem bebidas artesanais que são produzidas exclusivamente para Hobbiton. Pode escolher uma das 4 bebidas oferecidas para beber, eu escolhi a Ginger Ale (não alcoólica) que era bem gostosinha por sinal.

IMG 0039 225x300 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia

IMG 9994 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Hobbiton Movie Set

Achei o passeio super válido e olha que não assisti nenhum dos filmes da trilogia. Então imagina quem assistiu e gostou?!

IMG 9996 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Hobbiton Movie Set

O Hobbiton é aberto diariamente para visitação das 9h as 17h. O ingresso pode ser adquirido na entrada da fazenda, no I Site de Matamata, no I Site de Rotorua (com cobrança extra da van que leva até o local) ou como eu fiz, comprei o ingresso antecipadamente pela internet com a empresa Intercity, com ingresso e ônibus de translado inclusos.

IMG 0031 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova ZelândiaIMG 0027 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia

→Glowworm Caves

A Caverna Glowworm Caves, localizada em Waitomo, é um conjunto de cavernas de rocha calcária, essas formações calcárias foram formadas ao longo de milhões de anos com o contato entre a água subterrânea e as camadas de calcário. As principais cavernas da região são a Caverna de Waitomo Glowworm, a Caverna de Ruakuri, a Caverna de Aranui e a Caverna de Gardner. Mas o que faz tanta gente querer conhecer essas cavernas não são só as estalactites e estalagmites, e sim, os glowworms. Glowworm é um inseto bioluminescente que emite uma luz brilhante para atrair suas presas, em sua fase larval. O que achei mais interessante sobre os glowworms é que quanto mais fome ele estiver, mais brilhante ele fica.

Pode-se visitar as cavernas diariamente para ver as estalactites e estalagmites e também fazer um passeio de barco para ver os glowworms.

IMG 0065 768x1024 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
O que fazer em Rotorua – Caverna em Waitomo
IMG 0071 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Caverna em Waitomo

Aventura nas cavernas

Já que a Nova Zelândia é um país com tantos passeios de aventura, porque não uma aventura dentro da caverna? Há algumas opções como o Black Abyss e o Black Labyrinth. O Black Abyss é mais completo e tem uma duração maior, tem partes que usa corda de tirolesa, faz escaladas, usa a boia para rafting e caminha por dentro da caverna. O Black Labyrinth tem uma duração menor, em torno de 3 horas, e a atividade principal é o rafting com boia por dentro da caverna e caminhada. Em ambos irá poder ver os glowworms.

Eu escolhi o Black Labyrinth por causa do preço 🙂 mas já adianto que se você tem fobia de locais fechados ou de água, não vá. Passei por lugares na caverna que eram muito fechados e algumas “cachoeiras” pequenas que precisava pular com a boia, mas se não quiser pular o guia te ajuda a descer.

Eu não faria este passeio novamente pois não sei nadar e acabei ficando com fobia lá dentro, mas se você gosta de aventura desse tipo e não tem fobia de locais muito fechados ou de água, com certeza vai gostar e vale a pena a experiência. A empresa que faz este passeio de aventura é a Black Water Rafting e adorei todo o atendimento deles, inclusive a paciência do guia. No final da atividade, eles servem uma sopa de tomate quentinha pra ajudar a esquentar e também, se desejar, pode comprar as fotos do passeio.

Eu comprei o passeio pela empresa Head First Travel porque eles ofereciam transporte incluso. Se estiver de carro pode comprar diretamente no site da Discover Waitomo.

IMG 0072 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Caverna em Waitomo
IMG 0087 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Caverna em Waitomo

Obs: Eu comprei as fotos do Black Labyrinth, mas perdi todas elas pois não fiz backup 🙁

→Government Gardens

O Government Gardens está localizado próximo ao Lago Rotorua, no centro da cidade. O local possui muitas árvores, vários gramadões, campos de bocha e esculturas da mitologia Maori. E é no Government Gardens que está localizado o Museu de Rotorua, em um dos edifícios mais fotografados da Nova Zelândia.

IMG 9589 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
O que fazer em Rotorua – Government Garden
IMG 9619 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Government Garden

Nas dependências do jardim também há atrações geotérmicas, você vai perceber pelo cheiro 🙂 A Rachel Springs ou Whangapipiro Hotsprings são fontes da Blue Baths e Polynesian Spa, spas de águas termais e terapêuticas. Inclusive, esta é uma opção bem legal do que fazer em Rotorua, tomar um banho nas águas sulfurosas do local para relaxar. Dê uma olhada no site da Polynesian Spa para as opções de banhos e tratamentos.

IMG 9596 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Government Garden
IMG 9595 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Government Garden

O que mais gostei deste jardim foi a quantidade de flores no local, o jardim é super bem cuidado, bonito, grande e fica aberto 24 horas diariamente e com entrada gratuita.

IMG 9631 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Government Garden
IMG 9610 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Lake Rotorua

→Kuirau Park

Além do Government Gardens, há outro parque em Rotorua, só que menos turístico. O Kuirau Park é um parque mais frequentado pelos moradores, vi muitas crianças brincando, famílias curtindo o dia ou relaxando. Este parque também é bastante florido, muito bem cuidado e tem algumas áreas com atrações geotérmicas, sempre cercados e com placas indicativas. Se tiver um tempo sobrando na cidade, vale a pena visitá-lo.

IMG 9900 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
O que fazer em Rotorua – Kuirau Park
IMG 9903 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Kuirau Park
IMG 9909 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Kuirau Park
IMG 9913 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Kuirau Park – placa indicativa de perigo
IMG 9930 1024x768 - O que fazer em Rotorua | A cidade vulcânica da Nova Zelândia
Kuirau Park

→Te Puia ou Whakarewarewa Thermal Village

Este foi um passeio que não tive tempo de fazer e me arrependo muito de não ter feito. Pode escolher entre Te Puia ou Whakarewarewa para conhecer melhor a cultura Maori, há diversas apresentações e explicações sobre a cultura e tradição Maori, inclusive, há especialistas da tatuagem maori no local, caso queira voltar com uma lembrança maori na sua pele.

→White Island

Este foi outro passeio que não fiz em Rotorua por falta de tempo e, principalmente, dinheiro. White Island fica a 1h20 de Rotorua, você pode contratar passeios saindo de Rotorua ou ir de carro até Whakatane e fazer o passeio de barco a partir de lá.

White Island é o único vulcão marinho ativo na Nova Zelândia. Localizado a 49 Km da costa da Ilha Norte do país, é um dos vulcões mais acessíveis do mundo. Grande parte do vulcão está encoberto pela água do mar, então o desembarque já é na cratera. A boa notícia é que não tem escalada na montanha. No passeio há uma exploração guiada na cratera por 1h a 1h30, com explicações sobre geologia. Durante a caminhada os visitantes podem ver bolhas de lama, rios vulcânicos quentes e lago de ácido fumegante.

Para saber mais sobre o passeio e valores, acesse o site aqui.

→Agroventures Adventure Park

Parque com diversas atividades de aventura em Rotorua. Entre as atividades há Bungy jump, Agrojet, Swoop, entre outras atividades. Para saber sobre todas as aventuras oferecidas no parque e os preços, acesse o site aqui.

Rotorua tem uma infinidade de atividades e atrações. Escolha as que mais tem a ver com você, as atividades que mais te atraem e monte o seu roteiro!!!

Localização das atrações mencionadas neste post:

Se você gostou do post ou ficou com alguma dúvida sobre o que fazer em Rotorua, deixe seu comentário abaixo 🙂


Você também vai gostar de ler:

Ilha Norte da Nova Zelândia:
♦ Bay of Islands, Nova Zelândia | Bate e volta a partir de Auckland
♦ Cathedral Cove | Tudo sobre a praia mais bonita da Nova Zelândia
♦ O que fazer em Auckland | a maior cidade da Nova Zelândia
♦ Huka Falls | A cachoeira de cor azul turquesa em Taupo na Nova Zelândia
♦ Capital da Nova Zelândia | O que fazer em Wellington

Ilha Sul da Nova Zelândia:

organize a sua viagem por aqui

Ao realizar uma reserva por algum link do nosso blog recebemos uma pequena comissão, esta comissão não vai aumentar o preço da sua reserva, mas você irá contribuir para a continuarmos a produzir conteúdo bom e gratuito no Blog.





Booking.com

Posted by

Gabriela, paulista, formada em Administração, fotógrafa e apaixonada por viagens. Despertou sua paixão por viagens quando fez seu primeiro intercâmbio de um mês em Toronto no Canadá.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.