O que fazer em São Paulo | Roteiros de 2 e 3 dias na cidade

o que fazer em são paulo



A cidade de São Paulo é considerada a terceira maior cidade do mundo, chamada carinhosamente pelos paulistas de selva de pedra e também de cidade da garoa, possui diversos atrativos e há muito o que fazer em São Paulo pelos visitantes e moradores. Independentemente de você ter vindo a São Paulo a trabalho, a visita de familiares ou a lazer, com certeza irá se surpreender com a quantidade de atrativos da cidade. Pensando nisso e também na quantidade de paulistas que não conhecem a própria cidade, decidi escrever dois roteiros, de 2 e 3 dias na cidade de São Paulo.

→ Acompanhe as nossas viagens, dicas e aventuras também pelo Instagram ←

@acumulandoviagens

⇒ Leia também: 6 dicas de presente para quem gosta de viajar (+cupom de desconto)

O que fazer em São Paulo em 3 dias | Roteiro

Dia 01

O centro de São Paulo tem diversas construções e atrativos famosos, por isso comecei o roteiro nesta parte da cidade.

Comece o seu roteiro bem cedo, se estiver de metrô desembarque na estação Anhangabaú (procure a saída Xavier de Toledo). Siga em direção ao Viaduto do Chá. Aproveite para apreciar a arquitetura do Teatro Municipal, do Shopping Light e caminhe pelo Viaduto do Chá até a Praça do Patriarca. Siga caminhando até o Pateo do Collegio e aproveite esta parada para um café (caso esteja aberto). Continue caminhando até a Praça da Sé, onde está localizado o Marco Zero da cidade e a Catedral Metropolitana da Sé, a maior igreja da cidade.

Centro de SP 2 1024x681 - O que fazer em São Paulo | Roteiros de 2 e 3 dias na cidade
Pateo do Collegio/Foto: Gabriela Rodrigues (O que fazer em São Paulo)

Nesta altura, já deve estar na hora do almoço, então vou deixar aqui duas opções:

Opção 1: Seguir para o Mercado Municipal de São Paulo e experimentar o famoso bolinho de bacalhau e o sanduíche de mortadela acompanhado de um chope geladinho e, se desejar, aproveitar para andar pela 25 de março e Ladeira Porto Geral para fazer compras no período da tarde.

Opção 2: Seguir para a Praça da Liberdade, principalmente se for no final de semana, para aproveitar a feira da Liberdade onde há barraquinhas com diversas opções de comidas, como yakissoba, bolinhos de peixe, bifum entre outros. A feirinha sempre lota no horário do almoço por causa dos bons preços, mas se prepare para ter que comer de pé ou escolha algum dos restaurantes orientais da região.

Se não quiser fazer compras pela 25 de março durante a tarde, aproveite para conhecer a Pinacoteca do Estado de São Paulo (entrada gratuita aos sábados) e a Estação da Luz que fica em frente a Pinacoteca. Se ainda assim quiser fazer compras, na região há a famosa Rua José Paulino, para comprar diversos tipos de roupa, inclusive, vestidos de festa.

Pinacoteca 2 681x1024 - O que fazer em São Paulo | Roteiros de 2 e 3 dias na cidade
Uma das obras da Pinacoteca / Foto: Gabriela Rodrigues (O que fazer em São Paulo)

No final da tarde, se ainda tiver disposição, aproveite para apreciar a vista de São Paulo no Terraço Itália. Pode optar por subir somente para apreciar a vista (R$30,00 e ganhe uma taça de espumante), para ir ao bar (R$35,00) ou para jantar (prepare o bolso).

20171125 162149 1024x768 - O que fazer em São Paulo | Roteiros de 2 e 3 dias na cidade
Vista do Terraço Italia/Foto: Gabriela Rodrigues

Mapa com todos os locais mencionados no Dia 01

Dia 02

Desembarque pela estação de metrô Consolação e comece o seu dia visitando o IMS Paulista, onde há diversas exposições em cartaz e a entrada é gratuita.

Continue caminhando pela Avenida Paulista (fechada para veículos aos domingos) até o MASP, se não quiser entrar para conhecer as obras e exposições em cartaz, aproveite para apreciar a arquitetura, o edifício projetado por Lina Bo Bardi. Se planejar o passeio pela Paulista num domingo, aproveite para conhecer a feirinha no vão do MASP e outra feirinha em frente ao Parque Trianom.

DSC 0113 1024x681 - O que fazer em São Paulo | Roteiros de 2 e 3 dias na cidade
Av Paulista / Foto: Rafael Cardoso

Continuando pela Avenida Paulista, siga até o Itaú Cultural, para visitar as exposições em cartaz (entrada gratuita). Em seguida, visite o jardim da Casa das Rosas e, em frente, confira as exposições do Japan House (entrada gratuita).

Itau Cultural 19 1024x768 - O que fazer em São Paulo | Roteiros de 2 e 3 dias na cidade
Espaço Olavo Setubal no Itaú Cultural / Foto: Gabriela Rodrigues (O que fazer em São Paulo)

Se puder, faça este dia do roteiro num domingo, dia em que a Av Paulista é fechada para os veículos, e é quando os paulistas aproveitam para caminhar, pedalar, correr, levar as crianças para brincarem na avenida. Além disso também há as feirinhas no vão do MASP e em frente ao Parque Trianom e muitos artistas de rua com shows, apresentações, artesanatos, etc. Com certeza o passeio será mais divertido num domingo.

No final da tarde, se ainda tiver disposição, conheça um dos pontos turísticos de São Paulo mais famosinho do momento, o Beco do Batman. Caminhe sem pressa e fotografe bastante as obras de diversos artistas na rua mais colorida de São Paulo. Aproveite para conhecer o  Armazém da Cidade, local onde há alguns quitutes para comer e beber, além de barraquinhas com bijuterias, roupas e artigos de decoração.

Beco do Batman 2 1024x768 - O que fazer em São Paulo | Roteiros de 2 e 3 dias na cidade
Beco do Batman/Foto: Rafael Cardoso (O que fazer em São Paulo)

Se você já viu pela internet, principalmente pelo Instagram, as fotos de borboletas, já fique sabendo que nenhuma delas está localizada no Beco do Batman, mas ficam bem próximo, então anote os endereços:

Borboleta com asas grandes (foto acima): Rua da Harmonia, 153 (a borboleta fica no estacionamento da loja)
Borboleta pequena azul: esquina da Rua Gonçalo Afonso com a Rua Medeiros de Albuquerque

A Vila Madalena tem diversas opções de bares e restaurantes para aproveitar a noite ou o final da tarde. Uma boa opção para finalizar o roteiro do dia.

Mapa com todos os locais mencionados no Dia 02

Dia 03

Os primeiros dias foram muito intensos na programação então deixei o último dia para relaxar um pouco na capital paulista.

Comece o dia no Jardim Botânico da cidade, escolhido por muitas gestantes e casais como cenário para sessão de fotos. Caminhe sem pressa e conheça os diferentes tipos de plantas nas estufas. Se estiver com crianças (ou não, caso goste de zoológicos), aproveite para conhecer também o Zoológico de São Paulo, localizado ao lado do Jardim Botânico.

Jd Botanico 1 1024x768 - O que fazer em São Paulo | Roteiros de 2 e 3 dias na cidade
Jd. Botânico/Foto: Gabriela Rodrigues

Se ainda estiver com disposição para caminhar, conheça o Parque Ibirapuera, um dos cartões postais da cidade. Do outro lado da Av. 23 de Maio, facilmente acessado por uma passarela para pedestres, está localizado o MAC USP, museu com diversas exposições com obras contemporâneas. Se já estiver cansado de visitar museus, vale a pena ir direto ao 8º andar do MAC USP para curtir a vista de São Paulo e assistir ao pôr do sol.

2017 11 29 Pq Ibirapuera 70 1024x683 - O que fazer em São Paulo | Roteiros de 2 e 3 dias na cidade
Parque Ibirapuera/Foto: Gabriela Rodrigues

Mapa com todos os locais mencionados no Dia 03

O que fazer em São Paulo em 2 dias | Roteiro

Dia 01

Comece o primeiro dia pela Av. Paulista, escolha ao menos um dos museus/espaço cultural para visitar (MASP, IMS Paulista, Itaú Cultural, Casa das Rosas ou Japan House), sendo que a sugestão é o MASP e se tiver tempo sobrando em algum outro dia, opte também pelo Itaú Cultural.

Siga para o centro de São Paulo, faça o mesmo roteiro do dia 01 (escrito acima), mas provavelmente não terá tempo para fazer compras na 25 de março, José Paulino ou visitar a Pinacoteca. Finalize o roteiro deste dia com a vista do Terraço Itália.

Centro de SP 1 1024x681 - O que fazer em São Paulo | Roteiros de 2 e 3 dias na cidade
Vista do Viaduto do Chá/Foto:Gabriela Rodrigues

Dia 02

Comece o dia no Parque do Ibirapuera e aproveite para conhecer as obras contemporâneas do MAC USP. Siga para o Beco do Batman, na Vila Madalena e, se tiver tempo disponível, aproveite a noite badalada de Sampa nesta região.

2017.04.30 MAC USP 40 1024x678 - O que fazer em São Paulo | Roteiros de 2 e 3 dias na cidade
Pôr do Sol no MAC USP / Foto: Gabriela Rodrigues

Mapa com todos os locais mencionados no Roteiro de 2 Dias

Se você gostou do post ou ficou com alguma dúvida sobre o que fazer em São Paulo, deixe seu comentário abaixo 🙂


Você poderá gostar também:

10 lugares para conhecer em São Paulo

Onde comer em São Paulo | Huaco Restobar

MAC USP

10 dicas para você tirar boas fotos de viagem

6 dicas de presente para quem gosta de viajar

organize a sua viagem por aqui

Ao realizar uma reserva por algum link do nosso blog recebemos uma pequena comissão, esta comissão não vai aumentar o preço da sua reserva, mas você irá contribuir para a continuarmos a produzir conteúdo bom e gratuito no Blog.





Booking.com

Posted by

Gabriela, paulista, formada em Administração, fotógrafa e apaixonada por viagens. Despertou sua paixão por viagens quando fez seu primeiro intercâmbio de um mês em Toronto no Canadá.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.