Passeio Ilha do Campeche | Paraíso em Floripa

Passeio Ilha do Campeche



A Ilha do Campeche é localizada próximo a Praia do Campeche em Florianópolis/SC. A ilha possui diversas trilhas e uma praia de areia branca e águas clarinhas na costa oeste da ilha (da ilha pode-se ver a Praia do Campeche). Reserve ao menos um dia durante a sua visita a Floripa para fazer o passeio a Ilha do Campeche.

A ilha é uma área de conservação, portanto, há limite de visitantes diários, as trilhas só podem ser realizadas com guia e não pode subir nas pedras nas laterais da praia.

2017 10 15 Ilha do Campeche Gopro 10 1024x768 - Passeio Ilha do Campeche | Paraíso em Floripa
Passeio Ilha do Campeche

Como chegar na Ilha do Campeche

O acesso a Ilha do Campeche é somente por mar, os barcos partem da Praia do Campeche e da Praia da Armação. Sendo que pela Praia do Campeche é muito mais rápido pela proximidade, em torno de 10 minutos chega-se na ilha por um bote inflável.

Pesquisei bastante antes de ir a ilha e vi muitos comentários que o passeio era mais barato pela Praia da Armação, então escolhemos ir a partir desta praia. Para chegar, coloque no Google Maps “Igreja Santana”, assim vai poder estacionar o carro mais próximo da onde saem os barcos e onde ficam os quiosques.

Chegando na Igreja Santana, siga na rua a esquerda para um pequeno centro de informações, lá terá uma pessoa que pode tirar dúvidas sobre o passeio, informar se há barcos no dia ou não, se o restaurante estará aberto ou fechado e o valor do passeio.

Pagamos R$80,00 cada para ir até a ilha pelo barco dos pescadores. O mar estava “bravo” então balançou bastante o barco. Demora entre 30 a 40 minutos para chegar na ilha.

20171015 Praia da Armação 25 1024x768 - Passeio Ilha do Campeche | Paraíso em Floripa
Praia da Armação vista do barco durante o Passeio Ilha do Campeche

→ Acompanhe as nossas viagens, dicas e aventuras também pelo Instagram ←

@acumulandoviagens

Você conhece a Loja Viaje Decore?

banner blog - Passeio Ilha do Campeche | Paraíso em Floripa

Na Viaje Decore você encontra produtos de decoração e presentes para apaixonados por viagens, café e vinho. Temos um CUPOM de 15% DE DESCONTO para todos os leitores do blog, é só utilizar o cupom “ACUMULANDO15” ao finalizar a sua compra no Viaje Decore.

Restaurante na Ilha do Campeche

Há apenas um restaurante na ilha, sendo que na baixa temporada não abre. Como fomos em outubro/2017 (baixa temporada) o restaurante estava fechado, então compramos bolacha e água na mercearia que fica na mesma rua do centro de informações. Gastamos 7,50 em duas águas e uma bolacha.

A alta temporada começa em dezembro e vai até março.

A Ilha do Campeche

Como já mencionado acima, na ilha há algumas opções de trilhas para fazer. As trilhas são todas guiadas e quando fomos os guias estavam cobrando R$25,00 por pessoa.

As trilhas levam para o lado leste da ilha (a praia fica na costa oeste), onde pode-se conhecer os sítios arqueológicos e entender melhor a história da ilha.

2017 10 15 Ilha do Campeche Gopro 9 1 1024x768 - Passeio Ilha do Campeche | Paraíso em Floripa
Passeio Ilha do Campeche
Trilhas:

→Volta Norte

Duração de 2 horas;

Distância de 1800m;

Nível de dificuldade alto;

Atrativos: mirante e pedra do ferro elétrico

→Pedra Fincada

Duração de 1 hora;

Distância de 1400m;

Nível de dificuldade: baixo a médio;

Atrativos: mirante paisagístico

→Letreiro

Duração de 1 hora;

Distância de 860m;

Nível de dificuldade médio;

Atrativos: sítio arqueológico

→Pedra Preta do Sul

Duração de 1 hora;

Distância de 830m;

Nível de dificuldade médio;

Atrativos: mirante paisagístico e sítio arqueológico

→Volta Sul

Duração de 3 horas;

Distância de 2560m;

Nível de dificuldade alto;

Atrativos: gruta do morcego

Praia

A praia é pública e não paga para visitá-la (somente para chegar nela :)). Os barqueiros dão 4 horas para ficar na ilha, memorize o nome do barco e o horário de retorno para não se atrasar e perder o barco de volta.

Nós aproveitamos para curtir a praia e não fizemos as trilhas. No dia em que fomos estava ventando bastante, o sol as vezes aparecia e as vezes era encoberto pelas nuvens. Mas valeu a pena pela praia de águas cristalinas e areia tão branquinha e fina.

20171015 Ilha do Campeche 34 1 1024x768 - Passeio Ilha do Campeche | Paraíso em Floripa
Passeio Ilha do Campeche

Há poucos locais com sombra, imagino que na alta temporada esses lugares com sombra serão bem disputados. Tem vários quatis na ilha, eles vão atrás dos visitantes em busca de comida. Logo quando chegamos na ilha o guia instruiu a não dar comida aos animais, porque nosso alimento não é o ideal para eles e também porque se você der comida a eles, vão ficar toda hora voltando e querendo mais. O guia também orientou para tomar cuidado com as mochilas, os quatis podem levar para procurar alimento (eles são muito espertinhos e bem rápidos)

Não esqueça de levar chapéu/boné, protetor solar, toalha ou canga e água. Há banheiro no local ao lado do restaurante, quando fomos havia apenas um funcionando, estava muito sujo e com cheiro ruim.

→Não esqueça de levar o lixo com você!!!

Se você gostou do post ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. 😉


Leia Mais:

Como planejar uma viagem de carro pelo Brasil

O que fazer em Floripa: Praias e Mirantes

Onde comer em Florianópolis, a Ilha da Magia

4 roteiros de viagem pelo Sul do Brasil

organize a sua viagem por aqui

Ao realizar uma reserva por algum link do nosso blog recebemos uma pequena comissão, esta comissão não vai aumentar o preço da sua reserva, mas você irá contribuir para a continuarmos a produzir conteúdo bom e gratuito no Blog.





Booking.com

Posted by

Gabriela, paulista, formada em Administração, fotógrafa e apaixonada por viagens. Despertou sua paixão por viagens quando fez seu primeiro intercâmbio de um mês em Toronto no Canadá.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.