Passeio Volta à Ilha em Ilha Grande / RJ

Passeio Ilha Grande - Praia da Parnaioca




Ilha Grande, localizada próxima a Angra dos Reis no Estado do Rio de Janeiro, possui diversas praias paradisíacas acessíveis por passeios de lancha. Um passeio muito procurado é o Volta à Ilha, para conhecer lindas praias afastadas da Vila do Abraão. Neste artigo vou falar sobre o passeio Volta à Ilha.

Nós fizemos o passeio com a Prime Tour. É muito importante fazer este passeio com uma empresa responsável pois irá navegar em mar aberto e é necessário um piloteiro com mais experiência.

O Volta à Ilha não é realizado todos os dias, pois depende das condições do mar. Então se o mar estiver muito mexido, o passeio não é realizado por segurança. Mas há diversas outras opções, caso este não possa ser realizado no dia, como o Ilhas Paradisíacas e o Meia Volta.

O passeio inicia geralmente entre 9h e 9h30, faz 5 paradas de 45 minutos a 1 hora em cada praia, sendo que a última parada é para o almoço. Ou seja, capriche no café da manhã ou leve um lanche para comer durante o dia.

→ Acompanhe as nossas viagens, dicas e aventuras também pelo Instagram ←

@acumulandoviagens

Passeio de Lancha Ilha Grande

1ª parada – Praia do Caxadaço

A Praia do Caxadaço possui uma pequena faixa de areia de 15 metros de extensão e facilmente fica lotada dependendo da quantidade de lanchas. Mas, na minha opinião, o melhor desta praia é subir nas pedras na lateral direita (de quem olha do mar para a praia) para curtir aquele visual do mar.

20180331 Caxadaço Ilha Grande celular 2 1024x768 - Passeio Volta à Ilha em Ilha Grande / RJ
Praia do Caxadaço

O Alex, nosso piloteiro do dia, nos guiou durante a trilha de 10 minutos de pura subida. A trilha é bem curta, o que demora para subir é a quantidade de pessoas e a dificuldade. A subida é entre galhos e troncos de árvore, que na verdade acabam “ajudando” como apoio para conseguir subir.

20180331 Caxadaço Ilha Grande celular 16 1024x768 - Passeio Volta à Ilha em Ilha Grande / RJ
Visual de cima da pedra

De cima das pedras tem um visual muito bonito para o mar aberto e para a própria Praia do Caxadaço. Nós tivemos muita sorte do dia estar com aquele céu azul lindo e um sol forte iluminando bem a cor da água.

20180331 Caxadaço Ilha Grande celular 28 1024x768 - Passeio Volta à Ilha em Ilha Grande / RJ
Visual de cima da pedra

Curiosidade: Sabe porque o nome Caxadaço? O nome vem da palavra cachada, com significado de lugar para queima da vegetação antes do plantio.

2ª parada – Praia da Parnaioca

A Praia da Parnaioca foi a minha favorita do passeio em Ilha Grande. É uma praia isolada, de frente para o mar aberto (Atlântico) com uma extensa faixa de areia amarelada. No lado esquerdo da praia (de quem olha do mar para a praia) deságua o Rio Parnaioca, com água um pouco mais gelada, mas muito agradável para um dia de muito sol e calor.

20180331 Ilha Grande Parnaioca Drone 3 1024x767 - Passeio Volta à Ilha em Ilha Grande / RJ
Praia da Parnaioca (nessa foto pode ver a praia e o Rio Parnaioca)

A Praia da Parnaioca possui 1000 metros de extensão, o mar é agitado e quase não tem sombra. No lado direito da praia (de quem olha do mar para a praia) o mar é mais tranquilo do que no restante de sua extensão.

20180331 Ilha Grande Parnaioca Drone 4 1024x752 - Passeio Volta à Ilha em Ilha Grande / RJ
Passeio Ilha Grande – Praia da Parnaioca

O banho de rio estava tão bom que acabei ficando mais nele do que na praia. Enquanto isso, o Rafael aproveitou para fotografar e filmar com o drone.

20180331 Ilha Grande Parnaioca Drone 8 1024x725 - Passeio Volta à Ilha em Ilha Grande / RJ
Praia da Parnaioca

3ª parada – Praia do Aventureiro

A Praia do Aventureiro é uma das mais famosas de Ilha Grande, principalmente pelo “coqueiro deitado”. Chega a formar fila (bem grande, inclusive) para tirar fotos com o coqueiro. Nós preferimos aproveitar o tempo que tínhamos na praia e não fomos para a fila, ou seja, não temos foto do coqueiro mais famoso de Ilha Grande.

20180331 Aventureiro Ilha Grande celular 1 1024x768 - Passeio Volta à Ilha em Ilha Grande / RJ
Passeio Ilha Grande – Praia do Aventureiro

O mar da Praia do Aventureiro é agitado, com água limpa e uma faixa de areia fina de 500 metros de extensão.

Para quem ainda estiver com pique de fazer trilha, há dois mirantes no lado esquerdo da praia (de quem olha do mar para a praia), o Mirante da Espia e e Mirante da Sundara. O Mirante da Espia é acessado por uma escada de corda para chegar numa pedra com vista para a praia. E o Mirante da Sundara é acessado por uma trilha de cerca de 20 minutos de pura subida.

20180331 Aventureiro Ilha Grande celular 80 Editar 768x1024 - Passeio Volta à Ilha em Ilha Grande / RJ
Praia do Aventureiro

4ª parada – Praia dos Meros

A Praia dos Meros é pequena, isolada, com mar agitado e possui uma vida marinha muito rica, sendo ótima para mergulho e snorkel. Com snorkel é possível ver tartarugas marinhas, ouriços do mar, estrela do mar entre outros no lado esquerdo da praia (de quem olha do mar para a praia).

Você pode alugar snorkel na própria agência ou levar o seu (se tiver).

20180331 Praia dos Meros Ilha do Grande celular 3 1024x768 - Passeio Volta à Ilha em Ilha Grande / RJ
Passeio Ilha Grande – Praia dos Meros

5ª parada – Saco do Céu

A última parada do passeio Volta à Ilha é no Saco do Céu para almoço. Na saída da Praia dos Meros escolhemos pelo cardápio o que gostaríamos de almoçar, então o piloteiro avisou o restaurante e já foram preparando os pratos.

Chegando no Saco do Céu, a lancha fica no ancoradouro e um barco pequeno nos busca para levar próximo ao restaurante. Boa parte da costeira do Saco do Céu possui manguezais, com muitos crustáceos, conchas e ostras. No caminho para o restaurante nós passamos por um manguezal e vimos muitos crustáceos. Eram tantos que eu precisei tomar cuidado para não pisar em cima deles.

O restaurante possui diversas opções de pratos com peixes, frutos do mar e carnes. Nós escolhemos a Moqueca de Peixe que acompanha arroz, pirão e farofa e gostamos. A moqueca de peixe custava R$120,00 e servia duas pessoas (até três se não estiver com muita fome). O restaurante aceita cartão de débito.

20180331 almoço Saco do Céu 2 1024x768 - Passeio Volta à Ilha em Ilha Grande / RJ
Almoço – Moqueca de peixe

Saímos do restaurante já escurecendo e finalizamos o nosso passeio com uma lua cheia maravilhosa. A única coisa que pensávamos, após conhecer lindas praias e ainda poder apreciar uma lua cheia perfeita, é como a natureza é incrível. E justamente por ser incrível nós precisamos preservar, cuidar e não estragar. 😉

Obs: Não levei minha câmera profissional então não consegui fotografar a lua. Mas a imagem ficou guardada em minha memória 🙂

Contatos Prime Tour Ilha

Endereço719, loja 2A, Rua da Praia do Abraão, Buganville, Vila do Abraão

Telefone: (21) 97221-3822

 

Informações Úteis – Passeio Ilha Grande, Volta à Ilha

→ A lancha pára próximo da areia em todas as praias, mas na Praia da Parnaioca e na Praia do Aventureiro é necessário nadar por poucos metros. Para ajudar aqueles que não sabem nadar, a agência disponibiliza “macarrão”;

→ Água está inclusa no passeio e fica disponível na lancha;

→ O que levar? Um lanche, cerveja para deixar na caixa térmica da lancha (se você bebe), toalha ou canga, snorkel, protetor solar, repelente e câmera fotográfica que possa molhar (nós levamos a GoPro).

→ Se desejar fazer os passeios na ilha durante a alta temporada ou em feriados, é interessante reservar os passeios antecipadamente;

→ Para ir a Ilha Grande, vacine-se contra a febre amarela. Vimos muitos avisos pela ilha sobre a importância de se vacinar 10 dias antes de chegar. ***Informação de 2018***

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo 😉

 

O Acumulando Viagens realizou esse passeio em parceria com a Prime Tour Ilha. Temos o compromisso com nossos leitores e parceiros de compartilhar informações verdadeiras sobre as nossas experiências.


Você também vai gostar de ler:

MiniGuia de Viagem Ilha Grande / RJ

10 lugares para viajar pelo Brasil em 2018

10 dicas para você tirar boas fotos de viagem

organize a sua viagem por aqui

Ao realizar uma reserva por algum link do nosso blog recebemos uma pequena comissão, esta comissão não vai aumentar o preço da sua reserva, mas você irá contribuir para a continuarmos a produzir conteúdo bom e gratuito no Blog.







Booking.com

Posted by

Gabriela, paulista, formada em Administração, fotógrafa e apaixonada por viagens. Despertou sua paixão por viagens quando fez seu primeiro intercâmbio de um mês em Toronto no Canadá.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.