Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses

passeios nos Lençóis Maranhenses




Os Lençóis Maranhenses impressionam qualquer pessoa pela sua grandiosidade e beleza incomparável. É simplesmente único, o único existente no mundo e fica aqui no Brasil, no nosso Nordeste. Neste artigo vamos falar sobre os passeios nos Lençóis Maranhenses que fizemos a partir de Barreirinhas, cidade que utilizamos como base para os passeios.

→ Acompanhe as nossas viagens, dicas e aventuras também pelo Instagram ←

@acumulandoviagens

Passeios nos Lençóis Maranhenses

20180606 Barreirinhas 44 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses

 

⇒ Leia também: 6 dicas de presente para quem gosta de viajar (+cupom de desconto)

Circuito Lagoa Bonita

O nome já diz tudo né? E não é bonita só no nome não, é realmente incrível e um dos principais passeios de Barreirinhas.

O motorista e guia passaram no hotel que estávamos hospedados, a Pousada do Riacho, as 14h horário que escolhemos fazer o passeio. Este passeio tem duração de meio período, então é possível escolher o horário da manhã ou da tarde.

20180606 Barreirinhas 15 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Carro que fizemos o passeio

Atravessamos o Rio Preguiças de balsa e começou o percurso pela areia. Sempre imaginei os Lençóis somente com areia, dunas e lagoas, mas nunca tinha imaginado o quanto de vegetação tem no local. No caminho para a Lagoa Bonita o carro 4×4 vai pela areia no meio de muita vegetação, muitas árvores e galhos. Quem fica nos assentos do canto precisa desviar de alguns galhos que atingem o carro e podem machucar um pouquinho 😊

20180606 Barreirinhas 17 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Atravessando de balsa

Depois de balançar bastante no carro, chegamos no local que funciona como um estacionamento. Então chegou o momento de usar as perninhas e bate aquele arrependimento de não fazer atividade física!!! Subimos a duna, com areia bem fofa, da metade para o final da subida tem uma corda que ajuda um pouco a subir.

20180606 Barreirinhas 20 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Subida para a duna

Depois que você sobe a duna, chega a recompensa, uma vista incrível das dunas e lagoas a perder de vista. Foi a vista mais inesquecível de toda a nossa viagem pelos Lençóis Maranhenses. Curtimos o visual por alguns minutos, tiramos algumas fotos por ali e o guia nos instruiu o caminho para as 3 lagoas que visitaríamos naquele passeio, sendo que a última seria a Lagoa Bonita.

20180606 Barreirinhas 53 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Vista pela duna dos Lençóis Maranhenses

Ao contrário do que imaginávamos, a água das lagoas estava com uma temperatura muito agradável, morninha, ideal para banho.

20180606 Barreirinhas 86 Editar - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Caminhando pelas dunas
20180606 Lagoa Bonita 43 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Uma das lagoas do Circuito Lagoa Bonita
20180606 Lagoa Bonita 30 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Banho na lagoa com água morninha

No final do passeio subimos novamente até o primeiro mirante para assistir ao pôr do sol. No dia que fomos estava com muitas nuvens próximo ao sol, então não foi tão bonito como vimos em diversas fotos de outros blogs, mas de qualquer forma valeu muito a pena.

20180606 Barreirinhas 90 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Pôr do sol na Lagoa Bonita

Encerramos nosso passeio voltando pelo mesmo caminho da ida até a pousada.

Passeio Rio Preguiças

O passeio pelo Rio Preguiças tem duração de quase o dia inteiro. Nos buscaram na Pousada do Riacho e nos deixaram no cais do centro da cidade onde saem as lanchas para os passeios.

20180607 Passeio Rio Preguiças 69 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Passeio de lancha

A primeira parada do passeio é nos Pequenos Lençóis, em Vassouras. A areia é mais amarelada e a água tem uma cor mais esverdeada, mas também é bonito e a água tem temperatura bem agradável para banho. Nesta mesma parada é onde ficam os macaquinhos, eles ficam livres por ali no meio do mato, e se aproximam das pessoas em busca de comida. Há placas informativas no local para não alimentar os animais. Eles não são agressivos, mas são bem espertinhos para roubar comida, então precisa tomar um pouco de cuidado ao abrir a mochila/bolsa para que eles não avancem e peguem a primeira coisa que conseguirem.

20180607 Barreirinhas 11 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Lagoa
20180607 Passeio Rio Preguiças 129 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Lagoa
20180607 Passeio Rio Preguiças 71 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Um dos macaquinhos

Voltamos para a lancha e navegamos até a próxima parada, para visitar o Farol Preguiças. A entrada para subir no farol é gratuita, mas precisa de um pouco de fôlego para subir os 160 degraus e chegar no mirante. Lá de cima é possível ver o Rio Preguiças e o mar de fundo.

20180607 Barreirinhas 15 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Farol Preguiças
20180607 Passeio Rio Preguiças 15 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Escadas para subir no Farol Preguiças
20180607 Passeio Rio Preguiças 21 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Vista do Farol Preguiças

Continuando o passeio pelo Rio Preguiças, chegamos na última parada do passeio, Caburé. Ficamos em torno de duas horas e meia em Caburé, tempo mais que suficiente para caminhar pela praia, almoçar e ainda dormir na rede depois do almoço.

20180607 Passeio Rio Preguiças 42 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Praia de Caburé
20180607 Passeio Rio Preguiças 52 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Nosso almoço na Praia de Caburé

O caminho de volta é o mesmo por lancha pelo Rio Preguiças.

Passeio Atins

O passeio Circuito da Lagoa Bonita foi o que mais nos impressionou, mas foi o passeio para Atins que mais gostamos e aproveitamos.

O passeio para Atins tem duração de dia inteiro, passa por diversas lagoas, dunas e é possível ver muito da vegetação local.

O motorista e o guia nos buscaram de manhã na Pousada do Riacho com o mesmo carro do passeio para a Lagoa Bonita. No trajeto passamos por várias partes alagadas, subimos e descemos muitas dunas e passamos em meio a vegetação. São muitos contrastes de paisagens, mas realmente muito bonito.

A primeira lagoa que paramos, ficamos por 20 minutos. Um pouco mais para frente paramos em uma segunda lagoa e tivemos 20 minutos novamente para banho e curtir o visual.

20180608 Passeio Atins 33 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Primeira parada

Seguimos para escolher o restaurante e já fazer o pedido do almoço. Os restaurantes do Antonio e da Luzia são do lado um do outro e você pode escolher em qual quer almoçar e já deixar o pedido pronto para agilizar e não ter que esperar quando voltar para almoçar. Nós fomos nos dois restaurantes olhar o cardápio e acabamos escolhendo o do Sr. Antonio. Pedimos o prato tradicional da casa, os camarões grelhados com casca, e os acompanhamentos de arroz branco, feijão e farofa. Ambos os restaurantes aceitam cartão.

20180608 Passeio Atins 55 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Entrada Restaurante Sr Antonio

Depois de escolhido o almoço, seguimos para conhecer um pouco de Atins. Paramos em um quiosque de frente para o mar e aproveitamos para tomar aquela cervejinha gelada. Ficamos entre 30 a 40 minutos neste local, antes de seguir para o tão aguardado almoço.

20180608 Passeio Atins 74 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Atins

Os camarões estavam muito bem temperados, no ponto certo e foi super fácil tirar a casca. Após o almoço aproveitamos para descansar um pouquinho nas redes que ficam a disposição dos clientes ao lado do restaurante.

20180608 Passeio Atins 84 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses
Camarões do Restaurante do Sr Antonio

Continuando nosso passeio, paramos num local próximo a diversas lagoas. Pudemos caminhar e escolher a lagoa que gostaríamos de ficar. Algumas lagoas eram rasas, outras mais fundas, as vezes com a cor um pouco diferente uma da outra e cheia daqueles peixinhos bem pequenos que ficam dando aquelas mordidinhas na gente para se alimentar de pele morta.

20180608 Passeio Atins 228 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses

20180608 Passeio Atins 114 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses

20180608 Passeio Atins 177 - Os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses

 

Ficamos por volta de 30 minutos curtindo um banho de lagoa e aproveitando a paisagem dos Lençóis Maranhenses pela última vez (pelo menos nessa viagem).

 

Se você está pensando em conhecer e ficou com alguma dúvida sobre os passeios nos Lençóis Maranhenses, deixe seu comentário abaixo.


Você também vai gostar de ler:

O que fazer em Jericoacoara, Ceará

10 lugares para viajar pelo Brasil em 2018


 

O Acumulando Viagens realizou esse passeio em parceria com a Pousada do Riacho. Temos o compromisso com nossos leitores e parceiros de compartilhar informações verdadeiras sobre as nossas experiências.

organize a sua viagem por aqui

Ao realizar uma reserva por algum link do nosso blog recebemos uma pequena comissão, esta comissão não vai aumentar o preço da sua reserva, mas você irá contribuir para a continuarmos a produzir conteúdo bom e gratuito no Blog.







Booking.com

Posted by

Gabriela, paulista, formada em Administração, fotógrafa e apaixonada por viagens. Despertou sua paixão por viagens quando fez seu primeiro intercâmbio de um mês em Toronto no Canadá.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.