Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia

Salar de Uyuni



Após conhecer o Atacama no Chile, resolvemos realizar o Tour ao Salar de Uyuni na Bolívia, o maior e mais alto deserto de sal do mundo, com 10.582km² e localizado a 3.654m acima do nível do mar. O deserto é realmente impressionante e iremos contar neste post como foram nossos 4 dias e 3 noites em um carro 4×4 com mais 5 pessoas a bordo.

→ Acompanhe as nossas viagens, dicas e aventuras também pelo Instagram ←

@acumulandoviagens

Podemos dizer que foi uma experiência muito diferente, até então não tínhamos realizado algo parecido, uma viagem sem luxo e conforto,  ou seja, você tem que ter em mente que será uma viagem sem frescuras, e essa foi a forma econômica que encontramos para realizar este passeio. É possível encontrar agências que realizam este passeio no modo conforto e privativo, porém o preço é mais elevado em comparação com o que realizamos.

20180624 Bolivia Dia 03 cam 177 - Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia
Salar de Uyuni

Você terá experiências como: passar frio, ficar sem tomar banho, comer comida gelada, banheiros compartilhados e não espere encontrar ele limpinho e cheirosinho, ficará 4 dias na mesma posição no carro, dormir em um hotel de sal.

Fechamos o Tour com a agência “Do Brasil para o Mundo” em junho de 2018 e o tour para o casal saiu por R$1500,00. O pacote inclui : Todas as refeições, alojamento, guia e transporte.

Primeiro Dia: Deserto de Dali, Geyser Sol De Mañana, Lagunas e Piscinas Termais “Sopa de Gringos”.

Nosso passeio iniciou com a saída de San Pedro do Atacama, seguimos para fronteira entre o Chile e a Bolívia. A paisagem é linda pois estávamos próximos do vulcão Licancabur e já aos 4.000 metros de altitude, ou seja, poupe o fôlego.

Após as passagens pelas imigrações do Chile e da Bolívia, nosso primeiro carro irá nos deixar até na recepção da Reserva Nacional da Fauna Andina Eduardo Abaroa. Na recepção realizamos o pagamento de 150 pesos bolivianos *Preço Junho 2018* por pessoa, lembre-se de guarda-los, pois ao longo do passeio eles serão solicitados novamente. Neste ponto vamos realizar a troca do veiculo da agência para o nosso 4×4 e conhecer o Guia e Motorista. Nosso guia era o Mário, o “Dinossauro Boliviano”.

20180622 100329 1 - Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia

Nossa primeira parada foi para conhecer a linda Laguna Blanca, de água salgada. O lago está a uma altitude de 4.350 metros no Planalto Boliviano. O lago tem 5,6 km de comprimento e 3,5 km de largura e a característica cor branca da água, que deu o nome ao lago, é causada pela grande quantidade de minerais suspensos nela.

Dia 01 Laguna Blanca. - Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia
Laguna Blanca.

Próximo a Laguna Blanca fica a Laguna Verde, aos pés do Vulcão Licancabur. Esta laguna possui alguns minérios permitindo assim uma coloração verde esmeralda e turquesa na água.

Dia 01 Laguna Blanca 1 - Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia
Laguna Verde

Seguimos e fizemos uma parada para ver o Deserto de Dalí também conhecido como Vale do Dalí (Valle de Dalí) e é caracterizado por paisagens que se assemelham a pinturas surrealistas de Salvador Dalí.

20180622 Bolivia Dia 01 cam 168 - Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia
Deserto de Dalí

Continuamos a subir e chegamos aos incríveis 5.000m acima do nível do mar, para ver os gases que são expelidos dos Geyses Sol De Mañana, esses gases são produzidos devido a alta temperatura da água, a temperatura pode chegar a atingir os 250ºC.

Dia 01 Sol de Manana - Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia
Geyses Sol De Mañana

Seguimos viagem e fomos em direção a Termas De Polques, nosso guia a chamou de “Sopa de Gringos”, devido o frio e a grande quantidade de roupas não tivemos coragem de entrar e desfrutar da Água Termal de Polques.

Dia 1 Sopa de Gringos - Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia
Termas De Polques

Para encerrar o dia chegamos na Laguna Colorada, o lar dos flamingos, sua água também salgada de tom avermelhado e com os flamingos aos montes tornando a paisagem única.

Dia 01 Laguna Blanca 3 - Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia
Laguna Colorada

Partimos para a Villamar onde iriamos passar a noite no Hostel.

O Hostel era simples, nada de luxo e conforto, o banheiro era compartilhado e ficava do lado de fora, confesso que levantar de madrugada para usar o banheiro foi uma tarefa difícil de ser realizada devido o intenso frio da madrugada. Essa foi a primeira noite que ficamos sem tomar banho, caso você queira tomar um banho, terá que desembolsar a quantia de 10 pesos bolivianos, não espere um banho com a água quente.

Ao chegarmos no hostel foi servido um café da tarde, após o café uma sopa e o jantar, tudo simples e gostoso. Dormimos em um alojamento em camas separadas com mais duas pessoas.

Segundo Dia: Montanhas de Rocha, Itália Perdida, Lagunas ,Mirante Boca de Anaconda e Hotel de Sal

Iniciamos uma caminhada pela Villamar e encontramos diversas Lhamas andando tranquilamente, elas possuem fitas coloridas amarradas para que seus donos possam identifica-las.

20180623 Bolivia Dia 02 cam 147 - Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia
Salar Uyuni

Segundo o Mario “Guia” a Bolívia também possui uma taça da Copa do Mundo e logo chegamos nas Montanhas de Rochas, encontramos a Taça da Copa do Mundo e mais a frente a Pedra do Camelo;

Dia 2 Salar Uyuni 4 - Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia
Taça do Mundo
Dia 2 Salar Uyuni 2 - Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia
Italia Perdida

Em nossa segunda parada do dia iniciamos uma pequena caminhada até chegar a Laguna Negra.

20180623 Bolivia Dia 02 cam 209 - Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia
Laguna Negra
20180623 Bolivia Dia 02 cam 178 - Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia
Laguna Negra

Uma parada rápida para conhecer o Mirante Boca de Anaconda.

Chegamos atrasados para o nosso almoço e comemos a comida gelada.

Conhecemos a cidade de Julaca, com alguns trens abandonados, algo parecido como um filme de Velho Oeste Americano, ficamos sentados na frente de uma loja e experimentando uma cerveja de cactus e coca.

Enfim chegamos ao nosso melhor hotel na Bolívia, ficamos bem surpresos no final, pois sua fachada não era de 5 estrelas, nessa hospedagem enfim conseguimos tomar um banho e dormir juntos pois o quarto era privativo e com banheiro.

Terceiro Dia: ilha Incahuas, Salar de Uyuni, Colchani, Cemitério de Trens e Cidade de Uyuni.

Acordamos muito cedo era de madrugada e seguimos para a Ilha Incahuas e encontrar os cactus gigantes e ver o nascer do sol.

Dia 3 Salar Uyuni 5 - Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia
Ilha Incahuas

Após curtir o nascer do sol o Mario preparou um bom café da manhã, com uma vista para o Salar de Uyuni.

Dia 3 Salar Uyuni 9  - Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia
Ilha Incahuas

Chegamos no Monumento das Bandeiras e do Dakar que em 2016, o Rali Dakar foi a 37ª edição do rali-raid mais exigente do mundo, essa edição percorreu a Argentina e a Bolívia.

Dia 3 Salar Uyuni Bandeiras - Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia
Salar Uyuni Bandeiras
Dia 3 Salar Uyuni Dakar - Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia
Salar Uyuni Dakar
Dia 3 Salar Uyuni 2 - Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia
Salar Uyuni
20180624 Bolivia Dia 03 cam 81 - Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia
Salar de Uyuni

Atravessamos o Salar de Uyuni e chegamos na cidade Colchani, ela possui uma rua inteira para você comprar diversos souvenir.

Para encerrar o dia fomos conhecer o cemitério de trens, onde estão localizadas as locomotivas e vagões abandonados e enferrujadas.

Dia 3 Cemiterio de Trens - Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia
Cemiterio de Trens

Nos despedimos do nosso amigo e Guia Mario que nos deixou no centro da cidade Uyuni e ficamos na agência para esperar o nosso novo guia e também o novo 4×4, que nos levaria de volta para Villamar para passar mais uma noite gelada e sem banho.

Quarto Dia!: Regresso a San Pedro do Atacama

Iniciamos a viagem de volta ainda de madrugada, foram 4 horas até chegar na recepção da Reserva, nosso guia preparou um café da manhã e ficamos aguardando o carro da agência nos buscar para voltar a San Pedro.  Separe 15 pesos bolivianos por pessoa, pois o Oficial da Imigração da Bolívia vai cobrar uma pequena propina. Mas isso é somente para Brasileiros, mas vamos chamar de Imposto de Fronteira.

Dia 4 Volta - Roteiro 4 Dias Salar de Uyuni na Bolívia
Salar de Uyuni

O que levamos:

  • 6 litros de água;
  • 3 rolos de papel higiênico;
  • Passaporte ou identidade, não esqueça de levar o Cartão de Imigração entregue pela polícia do Chile na fronteira, que você recebeu ao chegar no Chile, você irá precisar para regressar ao Chile;
  • Certificado Internacional de Vacinação para Febre Amarela;
  • Roupas confortáveis, para Frio e Calor;
  • Bota de trekking e Tênis confortável
  • Meias para frio, sim muita meia;
  • Protetor Solar e Labial;
  • Óculos de sol;
  • Boné  ou chapéu;
  • Bala de Coca e Folhas de Coca;

Deixe o seu comentário no final deste post, caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o mal de altitude.

 


Você também vai gostar de ler:

Deserto do Atacama | Roteiro e dicas para planejar sua viagem
Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas | Deserto do Atacama
Termas de Puritama | Deserto do Atacama
Lagunas Escondidas de Baltinache | Deserto do Atacama
Salar de Tara | Deserto do Atacama
Geysers del Tatio | Deserto do Atacama
Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche | Deserto do Atacama
Valle de La Luna e Valle de La Muerte | Deserto do Atacama
Experiência Astronômica no Atacama
Como é voar de Low Cost no Chile | Sky Airlines e Jet Smart

organize a sua viagem por aqui

Ao realizar uma reserva por algum link do nosso blog recebemos uma pequena comissão, esta comissão não vai aumentar o preço da sua reserva, mas você irá contribuir para a continuarmos a produzir conteúdo bom e gratuito no Blog.







Booking.com

Posted by

Rafael, Mogiano, Engenheiro de Computação e Ciclista, despertou a paixão por viagens quando conheceu a Gabi. Sua primeira viagem internacional e a primeira vez que voou de avião foi para fazer um intercâmbio no Canadá, na cidade de Vancouver .

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.