Barrinha
Chegamos em Bom Jesus da Lapa!!! De longe já era possível ver a gruta, antes de qualquer placa, ou do aviso do GPS ELA já estava lá, imponente.
Começamos pela Barrinha escolhemos aleatoriamente o Restaurante Mirante. O lugar é muito agradável, estamos à beira do Rio São Francisco, uma pena estar seco, mas ainda assim nada tirou o brilho do lugar.
A Barrinha fica do lado esquerdo da margem do Rio São Francisco um pouco antes da ponte. É um bom lugar para se divertir e comer pratos típicos basicamente feitos de peixe.
O prato escolhido foi uma moqueca (surubim). Bom, aqui temos que confessar, estava saboroso, mas não era suficiente para duas pessoas e o preço consideramos alto R$ 70,00.
O local é bem movimentado, principalmente durante a tradicional romaria do Bom Jesus. Dá para tomar banho no Rio São Francisco ou fazer passeios de lancha e jet ski. Quando passamos por lá, em novembro, esses passeios não estavam disponíveis, o rio estava muito baixo.
Morro da Lapa
Passamos no Hotel D`Casa só para deixar as malas e fomos para o Morro da Lapa. Que lugar maravilhoso. É incrível!!! Na verdade, tem várias grutas nesse Santuário, conhecido como Santuário da Mãe da Soledade. E cada uma delas tem sua beleza, uma é diferente da outra. A natureza aqui foi generosa. O Gil nos acompanhou todo o tempo no colo, apesar de não ter sido barrado na entrada.
A gruta que hoje abriga o Santuário foi descoberta em 1691 por Francisco de Mendonça Mar, um português.
Francisco era artista plástico e pintor e havia sido contratado pelo Governador Geral do Brasil na Bahia para pintar o Palácio da Aclamação. Terminado o serviço não recebeu nada e ainda foi açoitado e preso como escravo.
Quando saiu da prisão decidiu dedicar sua vida a Deus, e, com uma imagem de Nossa Senhora da Soledade andou por muitos meses até encontrar o Morro de Bom Jesus da Lapa.
Aqui acontece uma das três principais romarias do Brasil, junto com a de Aparecida do Norte, no estado de São Paulo, e a de Padre Cícero em Juazeiro do Norte no Ceará. Sendo a mais antiga do Brasil com 328 anos de história.
O cruzeiro
O passeio até o cruzeiro preferimos fazer no final do dia, afinal o calor estava insuportável. Voltamos as 17h, e descobrimos que o acesso ao cruzeiro, também chamada de subida por dentro, fechava as 17h, lamentamos, mas deixamos aqueles 320 metros para trás. Ficamos chateados. Afinal, visitar Bom Jesus da Lapa e não subir o morro do Calvário, definitivamente não é uma visita completa.
A subida não é muito fácil, há pedras íngremes, mas se feito com cuidado não há problema algum. Uma parte do trajeto foi arrumado para facilitar a subida, mas em sua grande maioria é totalmente natural.
Durante esse percurso é possível encontrar fitas amarradas em agradecimento a graças alcançadas ou somente para dizer que alguém passou por ali.
Como não foi mais possível subir por esta escadaria resolvemos dar uma volta em torno do Santuário e ver se havíamos deixado algum atrativo para trás.
Mais adiante uma placa nos chamou atenção: Um acesso mais curto, com somente 220 metros, essa subida é conhecida como subida por por fora. É uma subida mais fácil e mais rápida de ser realizada, que pode ser feita passando pela passagem que dá acesso ao banheiro público.
Como esse é o local de descida de quem fez os 320 metros, as portas estavam abertas, fomos andando e ninguém impediu a subida, então subimos… E que subida!!!!
O Gil, nosso cãozinho, não se cansou muito, mas nós dois chegamos no cruzeiro bastante ofegantes. Mas valeu cada centímetro suado da subida. No Cruzeiro está localizado a última estação da Via Sacra, onde ocorre parte da Semana Santa.
O lugar é lindo, a vista maravilhosa. Uma visão panorâmica onde se vê a ponte do Rio São Francisco, a entrada da cidade vindo de Riacho de Santana, a própria cidade em toda a sua extensão, a Catedral, o Museu, a Barrinha, enfim, uma visão memorável.
E podemos dizer francamente, vamos voltar e recomendamos a todos irem, é um local ENERGIZANTE…
Organize sua viagem em Bom Jesus da Lapa
- Sua estadia pode ser contratada através do site da booking.
- Não viaje sem um seguro viagem. Mesmo que você vá viajar pelo Brasil.
- Suas reservas de passagem aérea podem ser feitas com a Passagens Promo ou com a Max Milhas.
Mais dicas para suas viagens
Você sabia que ter um seguro para viajar pelo Brasil também é muito importante? Você já se perguntou se o seu plano de saúde tem atendimento nacional. Estão incluídos cuidados como translado médico, fisioterapia e medicamentos?
E se ainda assim tudo estiver incluído no plano de saúde você vai contar com garantias no extravio de bagagens, orientação no caso de perda ou roubo de documentos e honorários advocatícios.
Então antes de arrumar as malas confira aqui tudo o que você precisa saber sobre seguro viagem.
Leia também: