Fizemos nossa viagem ao Peru em Setembro/2013 pois naquele mês conseguimos ter 7 dias de férias , então precisávamos de um roteiro onde conseguiríamos ficar 7 dias no Peru e visitar Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu!
Depois de muito pesquisar em Guias e Blogs, optamos por ficar 4 diárias em Cusco (para conhecer a cidade e o Vale Sagrado), 1 diária em Águas Calientes (para conhecer Machu Picchu) e duas diárias em Cusco. Então, ficou assim:
Roteiro de 7 dias no Peru
Dia 1: Chegamos em Cusco por volta das 14h e fomos direto para ao Loreto Boutique Hotel. Este hotel fica praticamente na Plaza de Armas o que o torna muito bem localizado! Bom preço e conforto justo também são qualidades do local.
Lá, descansamos por cerca de duas horas para nos aclimatar devido a altitude. Em seguida fomos conhecer alguns pontos de Cusco a pé, tudo bem tranquilo para não ficarmos enjoados e com dores de cabeça (tudo por conta da altitude!).
Quer uma dica? aproveite este primeiro dia para aclimatar e não perder os outros dias de passeios devido ao Mal de Altitude que provoca tonturas, enjoos e dores de cabeça! Também neste dia compramos os passeios (excursões) no próprio hotel para os dias seguintes.
Também aproveitamos comprar comprar o Boleto Turístico que garante a entrada em várias atrações e sítios arqueológicos (130 soles por pessoa).
Dia 2: Pela manhã ficamos livres para conhecer mais um pouco de Cusco e a tarde fomos fazer o City Tour em Cusco. Ele dura aproximadamente 4 e 5 horas e visitamos a Catedral Metropolitana, Qorikancha (Templo do Sol), Sacsayhuaman, Q’enqo, Tambomachay e Pukapukara.
Pagamos 30 soles por pessoa sem a entrada a Catedral (mais 25 soles) e a entrada do Qorikancha (10 soles) – preços pagos na entrada dos lugares. Todo o tour contou com um guia em espanhol (se preferirem tem um guia que fala inglês – ainda não há guias em português).
A visita a Catedral e ao Qorikancha foi feita a pé – até porque ficam no centro da cidade e super fáceis de serem visitados sem o City Tour) e os outros foram feitos com um micro ônibus.
Nessa dia almoçamos dois mistos quentes (8 soles cada) no La Bondiet, cafeteria super charmosa! A noite fomos visitar o Paddy’s Irish Pub considerado o mais alto do mundo!
Dia 3: Fizemos o passeio chamado Vale Sagrado Sul – 50 soles por pessoas. Saímos bem cedinho (o passeio foi das 8 as 13h, aproximadamente) e incluia a visita a Tipón, Andahuaylillas e Pikillakta. Tipón é composto por dezenas de terraços agrícolas;
Andahuaylillas é um pequeno povoado colonizado pelos espanhóis onde foi construída uma pequena igreja coberta de ornamentos de outro e prata (5 soles para entrar!) e Pikillakta é um sítio arqueológico deixado pela cultura Wari, que é tida como uma das precursoras dos incas.
Após o passeio, almoçamos no Wairo Cucina Fusion (preço muito bom e comida típica cusqueña!). A noite fomos conhecer outro Pub – Norton’s Tavern!
Dia 4: Fizemos o passeio no Vale Sagrado dos Incas com a visita a Pisaq, Ollantaytambo e Chinchero. Neste passeio combinamos com o nosso guia que abandonaríamos a excursão em Ollantaytambo e partiríamos por trem para Águas Calientes (cidade base para quem visita Machu Picchu). A estação de Ollantaytambo tem mais horários de trem e a viagem fica mais rápida!
Pegamos o trem das 15:30h. O passeio ao Vale Sagrado dos Incas dura o dia todo e o almoço está incluso no preço do passeio (65 soles por pessoa). Chegamos em Águas Calientes por volta das 17:30 e fomos direto para o Adelas Hostal (hotel bom, barato e bem localizado!).
Depois fomos comprar os tickets de van/ônibus (US$18,50 por pessoa ida e volta) para subir a Machu Picchu no dia seguinte (leia o post “Chegando em Machu Picchu de trem“para saber mais).
Dia 5: Machu Picchu! Saímos bem cedinho (por volta das 6h da manhã) e ficamos até as 15h por lá. Decidimos sair cedo pois fizemos Machu Picchu junto com Huayna Picchu (é a visita aquela montanha mais alta ao lado de Machu Picchu). A visita de ambas foi fantástica (o ticket é comprado pela internet e custou 152 soles por pessoa para visita dos dois)!
Partimos de Águas Calientes ás 17h e chamos em Cusco (Estação de Poroy) por volta de 21h (vá de táxi até o centro de Cusco – a viagem demora cerca de 20 min). Chegando em Cusco, fomos diretamente para o Hostal Inti Wasi Plaza de Armas pois estávamos super cansados!!!
Dia 6: Acordamos tarde, tomamos café no quarto e deixamos o dia livre para terminar a visita a Cusco. Almoçamos no Calle del Medio Restaurante que fica na Plaza de Armas e serve pratos ótimos e baseados na Culinária Cusqueña!
A noute jantamos em uma pizzaria super tradicional da cidade: Chez Moggy (não se assuste pois o lugar é bem simples mas a pizza é deliciosa!)
Dia 7: Partimos para o Brasil 🙂 Ida e volta pela TAM – LAN
Há muito mais sítios incas e outras cidades que podem ser conhecidas se você optar por ficar mais tempo no Peru, Pode até combinar uma visita a Lima! Mas como só tínhamos 7 dias, fomos adaptando 🙂 Então, gostaram do roteiro?!
Leia também: