Não sei se você sabe mas a minha primeira viagem internacional foi a Buenos Aires, sozinha mesmo, de última hora, estilo mochilão. Na época eu não sabia o que estava fazendo então desembarquei na capital argentina sem saber o que fazer e onde ir. Eu só fui. Chegando aqui (estou escrevendo esse post em Buenos Aires) me dei conta de que não fazia nem ideia do que eu queria conhecer!
Então, recorri à recepção do albergue Milhouse Avenue, onde estava hospedada na época. Fiz um walking tour pela Recoleta e foi muito legal. Me deu a confiança que eu precisava para andar pela cidade, sozinha mesmo. Depois também conheci o Centro e La Boca por conta própria. Outras viagens vieram, fiz outros passeios a pé sozinha, arrastei outras pessoas… então vocês vão notar que as fotos são de períodos diferentes.
Hoje vim mostrar um roteiro de Buenos Aires a pé, o passeio que eu fiz pelo Centro da cidade. Ainda hoje, continua sendo uma ótima pedida para quem viaja a Buenos Aires pela primeira vez, porque é o basicão da cidade.
Buenos Aires a pé: Centro
Saída: Plaza del Congresso e o Palácio do Congresso
Eu marquei o ponto de partida da Plaza del Congresso mas você pode começar a caminhada de qualquer ponto, afinal a ordem dos fatores não altera o resultado, nesse caso. Ali tem uma estação de metrô (subte) da linha A, se você estiver vindo de um bairro mais afastado como Palermo.
Na Plaza del Congresso há alguns monumentos e o Palácio do Congresso onde o Senado e a Câmara dos Deputados se reúne.
Avenida 9 de Julio
Caminhe pela Avenida de Mayo no sentido contrário dos carros até cruzar a Avenida 9 de Julio, uma das avenidas mais largas e mais movimentadas do mundo! E não atravesse a avenida olhando apenas para os lados, por causa dos carros. Dê uma olhada a sua volta e você verá o Obelisco de um lado, vários prédios antigos, cartazes e homenagens às grandes figuras argentinas, como Evita Perón.
Café Tortoni
Caminhar pela Avenida de Mayo já é um passeio e tanto pela história da cidade porque foi a primeira avenida da república argentina e da América do Sul! Os prédios tem uma arquitetura lindíssma, super antiga. São pouquíssimos os prédios modernos entre a Plaza del Congresso e a Plaza de Mayo.
Continue andando pela Avenida de Mayo e você verá o Café Tortoni. Inaugurado em 1858, o Café Tortoni é um dos cafés mais famosos e mais disputados de Buenos Aires. Eu particularmente não ligo muito de conhecer “o mais famoso” disso e daquilo então fiquei feliz em conhecer o Tortoni por fora mesmo. Além disso, se quiser comer medialunas de manteca e tomar um cortado, prepare o bolso e a paciência porque você precisa fazer reserva. Sempre há uma fila grande na porta e na alta temporada piora.
Plaza de Mayo
A Plaza de Mayo é a principal e mais conhecida praça de Buenos Aires. Em 1580, a praça já estava ali, um pouco menor e com outro nome, é verdade, mas com a mesma importância histórica. A praça ganhou esse nome por causa da Revolução de Maio que deu origem à independência da Argentina.
Ali estão alguns dos prédios mais importantes da capital como a Casa Rosada, visita obrigatória! Toda vez que eu volto a Buenos Aires encontro mais gente acampada e protestando na praça. Esse ano, várias partes e monumentos estão inacessíveis porque tem gente literalmente morando na praça. Também tem muitos vendedores ambulantes, como na Calle Florida.
Casa Rosada e os prédios históricos
Quem vai a Buenos Aires tem que conhecer a Casa Rosada, certo? Eu inclusive já contei antes como é a visita guiada pelo interior da Casa Rosada, bem legal. Mas pouca gente sabe que há outros prédios tão históricos e tão importantes quando o Palácio do Governo argentino. Também na Plaza de Mayo estão: a Catedral Metropolitana, o Cabildo de Buenos Aires, a sede do Banco de la Nación e o Palácio Municipal de Buenos Aires.
Calle Florida
Cansou de ver a palavra “histórico”? Então vamos às compras. Ali pertinho da Plaza de Mayo começa a Rua Florida, a rua de pedestres com suas centenas de lojas. Ali você acha de tudo: lojas de eletrônicos, roupas, sapatos de couro, roupas de inverno, bijuterias, artigos de esporte… São muitas opções mas as minhas recomendações são a loja de departamentos Fallabella e a Galerías Pacífico. Aproveite também para tomar um sorvete Freddo, uma delícia!
A caminhada pela Calle Florida pode demorar 15 minutos ou um dia inteiro então deixo o ritmo desse passeio a seu critério. Você pode aproveitar e almoçar ou fazer o câmbio por lá também.
Teatro Cólon
Logo depois da Galerias Pacífico, fica o cruzamento da Calle Florida com a Avenida Córdoba. Se você quiser continuar explicando a rua de pedestres, é só seguir em frente mas as lojas se repetem bastante então não vejo muita necessidade. Vire na Avenida Córdoba até cruzar novamente a Avenida 9 de Julho e encontrar o Teatro Cólon.
O Teatro Cólon é a principal casa de ópera de Buenos Aires e um dos mais importantes teatros do mundo. Eu só conheci o teatro por fora mas sei que há visitas guiadas para quem quiser conhecer por dentro. A outra opção é assistir a uma uma ópera ou balé no Cólon.
Chegada: Obelisco
A última parada antes de voltar para o albergue/ hotel é ver o Obelisco de pertinho. O monumento foi inaugurado em 1936 em comemoração ao quarto centenário da fundação de Buenos Aires. Hoje em dia é mais um símbolo da cidade, reconhecido internacionalmente.
Conta pra mim
Esse foi o tour a pé que já eu fiz pelo Centro de Buenos Aires algumas vezes. Fiz primeiro sozinha, depois com minha amiga Nathalia e novamente com o Luiz, meu marido, e sempre descubro alguma coisa nova, um prédio diferente, uma ruazinha escondida.
Você já fez uma caminhada pelo Centro? Viu alguma coisa diferente de mim? Conta tudo nos comentários porque eu quero saber como foi o seu roteiro a pé pelo Centro de Buenos Aires!