EUROPAREPÚBLICA TCHECA

10 outras coisas surreais para ver em Praga

Certa manhã, o vendedor Gregor Samsa acordou em meio a um inseto monstruoso, como se um cientista maluco o tivesse pulverizado com raios gama. Esta é uma cena típica kafkiana, ou seja, uma cena que exala um surrealismo alienante e aterrorizante.

Não à toa, já expliquei qual é a sinopse Metamorfoses , a obra mais popular do emblemático escritor de Praga, Franz Kafka.. Praga, além de ser uma das cidades mais bonitas da Europa, no sentido clássico da palavra, é também um lugar cheio de detalhes kafkianos, um dos epônimos mais usados ​​no mundo com o assustador ou darwiniano.

Por outro lado, meu cineasta espanhol favorito, Luis García Berlanga , que através da distorção grotesca da realidade, entre a verdade e as piadas, descreve a sórdida Espanha.

Em quase todos os filmes de Berlanga também uma longa sequência de desenhos, aponta outro ponto em comum : em pelo menos uma ocasião, um personagem pronuncia a seguinte palavra: Austro-Húngaro Antes de formar a República Tcheca, cuja capital é Praga, fazia parte do Império Austro-Húngaro. Coincidência?

Enfim, na minha primeira viagem a Praga me deixei levar pela coincidência de termos, Kafka e o grotesco, e me preocupei em procurar esses sinais acima de tudo . uma origem surreal ou singular, de certa forma: os responsáveis ​​pela Travelzoo tiveram a amabilidade de me convidar para os seus escritórios, e depois de explicarem que o serviço oferece ofertas de viagens dobráveis, desafiaram-me desta forma.

Se eu conseguisse encontrar uma oferta para viajar em agosto que superasse as ofertas deles, eles me ofereceriam uma viagem a Praga

Multinacional norte-americana, com escritórios em quinze países, abriu escritório em Barcelona, ​​e está a compilar o mercado semanal das vinte melhores ofertas turísticas. Comigo estiveram outros bloggers que também aceitaram o desafio do Travelzoo e depois dos respetivos tablets ele teve que nos foi dado, passamos meia hora escolhendo os melhores ingressos + Hotelviajar em agosto para a capital de Cuba, Havana.

Ninguém ganhou um preço inferior ao oferecido pela Travelzoo, mas o mais perto que chegaram fui eu, então acabei em Praga , Chimpun. Coincidência? Não sei, de qualquer maneira… Austro-Húngaro.

1. Companhia aérea de lanches

Minha primeira introdução à culinária tcheca foi esse sanduíche que me deram durante o voo da Czech Airlines: tinha presunto, queijo camembert, alface e um chato pedaço de pimenta dura cortado de uma forma que lembrava a silhueta de Hitchcock.

2. Calçadas quebradas

Muitas das calçadas do centro de Praga estão rachadas, quebradas ou faltam algumas pedras do pavimento (há até um punhado de pedras em alguns cantos ou espalhadas pelo chão, como pedras de dados).Isso acontece mesmo na rua mais cara de Praga. Praga: Pařížská.

Ou seja, muitos Hermès, muitos carros caros da Tiffany… e a qualquer momento você pode se deparar com um buraco que poderia ter sido causado por uma bomba. Muito kafkiano, então, encontrar um carro estacionado carro que acabei de ver em Need For Speed ​​contra uma calçada que precisa de aparelhos.

3. Luxos eslavos

O luxo eslavo é hiperbólico, desproporcional, de mau gosto, devedor da premissa de que mais é mais , não menos.Como estas novas casas são ricas em património industrial, para deixar claro os números da conta bancária dos proprietários, todas as peças esfarrapadas, jogadas de lado como uma loja.

Quanto mais coisas forem acumuladas, melhor, mas umas em cima das outras e nenhum tipo de harmonia estética será mantida. Essas placas que você vê nas classes altas de Praga ficam ao redor da rua Pařížská. Muitas joias, casaco de pele longo que parece um animal morto, muitas joias, restaurante com muita gravata e orquestra ao vivo. Muitos parques temáticos ricos.

4. Mendigos Clemente

Quando vi como os mendigos mendigavam nas ruas de Praga lembrei-me imediatamente de uma cena de Indiana Jones e A Última Cruzada : quando Indy lê o diário de seu pai que “só passará para o penitente”. como um ninja e salvo por pouco de uma guilhotina móvel cortou seu pescoço.

Os mendigos de Praga, independentemente do nível de necessidade, ajoelham-se, dobram o pescoço até a testa tocar o chão, levantam os braços acima da cabeça segurando uma xícara e cantando canções tristes.

É uma forma tão teatral de pedir dinheiro emprestado que você não sabe se sente pena ou rejeição por se envolver em posturas. Em vez de implorar, a oração parece um deus preguiçoso., o que não deixa de ser irônico.

Um país onde existe uma elevada percentagem de ateus e agnósticos: em 2001, o Serviço de Estatística Checo forneceu informações do censo a dez milhões de cidadãos da República Checa: 59% não tinham religião, 32,2% eram de natureza religiosa e 8,8% não tinham responder.

5. Goulash

Mãe de Deus, Mãe de Deus, Mãe de Deus pouco mais… o que posso dizer desta sopa simples e ao mesmo tempo deliciosa (talvez alguma onomatopeia irreproduzível), especialmente se for tomada com uma tigela de pão ou substituto de prato à tarde, pegando na cintura esta espessa sopa de carne e batata, vermelha como sangue, faz o calor como num passe de mágica.

Eu verifiquei no Staroměstská restaurace, e apenas por 2 euros. Staroměstská restaurace parece o típico restaurante turístico, e na verdade é, porque o seu menu está em todas as línguas, mas a sua comida é mais do que aceitável.

Em segundo lugar, por exemplo, experimentei um prato tradicional da antiga Boémia : lombo de porco, carne de porco redonda, salsichas grelhadas, salada de repolho vermelha e branca, raiz-forte com maçã ralada e duas variedades de mostarda. Sim, acho que abotoar as calças me fez pular.

6. O bebê Cristo

class = “center” não quer cometer o pecado da blasfêmia nem alimentar o cansaço dos meus leitores, mas palavras não são necessárias. Um santo embalando uma versão bebê do Cristo crucificado … Curiosamente, você pode encontrá-lo na famosa Ponte Carlos.

7. El Perribolso

Descobertas em diversas janelas em uma única -Áreas Temas cães.Odes eram janelas que pareciam um cachorro, como uma cabeça de tigre na sala de um papuchi ou um elefante caçado pelo rei são uma ode ao reino animal.Ou seja, uma homenagem assustadora.

O amor pelo sentimento ruim. Um sabor kafkiano. Você pode encontrar almofadas com retratos de cachorros, velas de cachorro, canecas de cachorro… e até o que parece ser um cachorro de pelúcia e interior vazio que pode ser aberto para guardar coisas em seu chicote, e até pendurado em uma alça de ombro. Sim, é uma bolsa feita do corpo de um cachorro . Uma bolsa de cachorro.

8. Distorção Espanhola

Como muitos restaurantes espanhóis destinados a países estrangeiros, alguns pratos são distorcidos ou adaptados à idiossincrasia local. Embora existam distorções e deturpações. Como este creme procurando tudo menos creme catalão . Também vimos paella preta por causa do que “arroz preto” Nós não pode ser icônico e reconhecível o suficiente para os turistas.

9. Comunismo legal

Uma das imagens mais chocantes dos famosos tumultos de Seattle em 1999 foi a de pessoas quebrando o vidro de uma loja que vendia tênis Nike. Tudo muito anticapitalista, muito, muito anti V de Vingança. No entanto, algumas pessoas que quebraram as vitrines apenas usava Nikes.

Da mesma forma, em Praga, essas placas abundavam acima do Museu do Comunismo … que, aparentemente, ficava logo acima do McDonalds. Se você ainda não leu Sell Rebel Joseph Heath , e se atrase.

10. Bebês sem rosto

Há um artista em Praga que encheu a cidade de imagens perturbadoras, David Černý . Como os bebês sem rosto encontrados em Kampa (antena de televisão gigante também escalável como pequenos Godzillas ). Há também uma mulher gigante na onda orgástica no meio de uma quadrado, permite até que você se coloque no seu sexo, como se fosse um recém-nascido.

Leia também:

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo