ALEMANHAEUROPAGASTRONOMIA

O que comer e beber na Alemanha

Actualmente na Alemanha podemos encontrar, por um lado, cozinha tradicional e, por outro, um milhão de restaurantes de todo o mundo fruto da imigração (restaurantes italianos, gregos, espanhóis, asiáticos, e claro… kebaps).

A comida tradicional alemã será a preferida de quem gosta de comer muito e bem (mas não sofisticado); carnes, enchidos, ensopados, batatas e cerveja. É conhecido mais pelas porções generosas do que pelos ingredientes refinados. Portanto, é melhor não contar calorias e deixar a dieta para o próximo mês.

A que horas você come na Alemanha?

– Entre as 7h00 e as 9h00, é servido um pequeno-almoço forte semelhante ao “pequeno-almoço continental” dos hotéis : pão, manteiga, torradas, charcutaria, queijo, cereais, iogurte, leite, café, sumos.
– Entre as 12h00 e as 14h00 a refeição: por vezes um primeiro prato com sopa (mas nem sempre), e depois um prato principal que geralmente será uma carne com molho acompanhada de legumes e/ou batatas, e como sobremesa um doce.
– Entre as 18h30 e as 22h30 um jantar ligeiro.

O que comer?

Carnes

– Wurst (salsichas). Com mais de 1.500 tipos diferentes de salsichas, é impossível sair da Alemanha sem ter experimentado algumas. Fazem-nos de qualquer forma, grelhados com guarnição, cozidos, em sopas, ensopados ou simplesmente como sanduíche (bratwurst) numa barraca de rua. Algumas salsichas típicas são, por exemplo, as salsichas de Frankfurt (de sabor suave) ou as salsichas brancas da Baviera.

  • Schweinshaxe (a famosa junta de porco assada alemã).
  • Schnitzel (filé de porco empanado com guarnição).
  • Carne de porco em geral. Servido em bifes, costelas, assados, grelhados, com molhos de pimenta, molhos de cogumelos, molho verde, etc.
  • Goulash _(embora seja húngaro, também é muito popular na Alemanha).
  • Labskaus (carne picada crua estilo bife tártaro).

Peixe

  • São típicos o arenque fumado, o tamboril, o salmão e a truta ( por vezes marinada como “Rollmops”), que costumam ser servidos como aperitivos.
  • Mexilhões à Reno.

Outros

  • Chucrute (repolho fermentado que costuma acompanhar pratos de carne);
  • Kartoffhelploatz (bolo de batata);
  • Kartofffelsalat (salada de batata);
  • Queijos . Entre outros podemos destacar: Harzer Käse, Quark. Allgäuer Bergkäse, Allgäuer Emmentaler, Altenburger Ziegenkäse, Odenwälder, Frühstückskäse.

Pães

– Os pães alemães devem ser mencionados separadamente. Os alemães misturam farinhas e sementes para criar uma variedade incrível de pães (podemos falar de mais de 300 tipos). Vão desde o típico pão branco (Weissbrot), ao pão integral (Vollkornbrot), continuando com pães integrais com sementes de girassol ou abóbora (por exemplo sonnenblumenkernbrot), pão de centeio (Roggenbrot) e pão completamente preto (pumpernickel) .

Sobremesas

  • Apfelstrudel (torta de maçã).
  • Berliner Pfannkuchen (rosquinhas recheadas).
  • Käsekuchen (bolo de queijo).
  • Bolos em geral (os alemães são especialistas em bolos de frutas).

O que beber

– Cerveja. Basta dizer “Ein bier, bitte!” . A cerveja é a bebida alemã por autonomia. Cada região tem suas variedades: bebe-se desde a típica cerveja tipo pils , até cervejas escuras como a ” altbier ” (amarga, com alto teor de lúpulo); a wiessbier (cerveja light feita com grãos de trigo), a märzen , a starkbier , a doppelbock (que possuem grande quantidade de malte), a Rauchbier (típica cerveja defumada da Francônia) entre outras.

– Vinho. A Alemanha é produtora de vinhos brancos há séculos. Utilizam-se principalmente as uvas Riesling, Müller-Thurgau, Silvaner, que são cultivadas nas margens do Reno, Meno e Mosel. Durante a época das colheitas (setembro-outubro) realizam-se festivais de vinho, onde se bebe vinho jovem (federweißer).
Você pode beber vinho seco (troken), meio seco (halbtroken) e doce (süss).

Leia também:

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo