ÁSIATAILÂNDIA

10 razões para visitar Railay Beach na Tailândia

Uma das minhas maiores dúvidas na montagem do roteiro de praias pela Tailândia foi por onde começar: KRABI mais especificamente Railay Beach OU PHUKET? Saindo de Bangkok, a oferta de vôos para esses dois destinos é imenso, você pode começar e/ou terminar sua viagem em uma ou ambas, tudo depende da quantidade de dias disponíveis.

Se fizer uma rápida pesquisa na internet, Railay Beach parece ter se tornado a mais nova queridinha dos viajantes à Tailândia, que estão trocando a badalada e crazy Phuket pelas águas calmas e esverdeadas de Railay.

Ainda tem dúvidas se Krabi realmente vale a pena? Preparei uma lista para você incluir de vez esse paraíso no seu roteiro de viagem.

1 – Uma das praias mais bonitas da Tailandia e do mundo!

Escondida entre enormes paredões rochosos, o paraíso chamado Railay Beach ou Rai Leh (em tailandês) possui areia branca e um mar verdinho e calmo. Ela é dividida entre:

Railay West – A melhor! Não dá vontade de sair da água! Temperatura delícia e com um visual de tirar o fôlego. A praia vive cheia, mas não fica lotada, é perfeita para jovens, adultos, famílias, crianças e casais. Leve sua canga, guarda sol, muito protetor solar, água e óculos de sol.

Railay East – Não é tão bonita quanto West (muito fotogênica), na verdade, é um manguezal onde é mais utilizado pelas embarcações. As duas partes são cheias de hotéis, entretanto, em East, acomodações são mais baratas $$$ e estão à apenas 5 minutos da melhor praia.

Existem outras duas praias que você pode ir caminhando: Ton Sai e Pranang Beach.

2 – Super fácil de chegar

O único jeito de chegar até lá é de Barco, os Long Tail Boats saem a todo momento (quando enchem, não possuem horário específico) do pier de Krabi (Ao Nang) à Railay West, o trajeto tem aproximadamente 15  minutos.

De Bangkok, a melhor opção é pegar um vôo com uma das companhias low cost até Krabi (AirAsia, Bangkok Airlines ou NokAir). O vôo tem duração uma hora. Trens e ônibus também fazem o mesmo trajeto, porém, são 13 horas de viagem! E ai, vai encarar?

Chegando ao aeroporto de Krabi, táxis, vans ou ônibus possuem serviço de translado até o pier em Ao Nang. Os preços podem variar de 150 à 600 baht (15 à 60 reais).

Todos os detalhes de como chegar nesse post completinho aqui!

3 – Paz e Sossego

Diferente de Phuket e Phi Phi, o clima mais tranquilo reina por aqui, nada de muita gente esbarrando pra lá e pra cá. Obviamente, a praia é cheia, mas é cada um em seu canto, lendo livro ou conversando com os amigos, nada de música alta vindo dos bares ou restaurantes. Aproveite para relaxar e descansar muito nesse paraíso.

4 – Perfeita para prática de esporte ao ar livre

Você é do tipo aventureiro e não tem paciência de ficar deitado o dia todo tomando sol? Os paredões rochosos em Railay são perfeitos para escalada, tanto iniciantes ou experientes. Ton Sai é apontado como o melhor ponto para a prática do esporte na região, não importando o seu nível. Não sou adepta a escalada, mas li relatos, que, em alguns locais, a vista é sensacional e se o escalador perder o agarramento, cai direto no mar! Demais!

Uma alternativa menos radical é andar de caiaque entre uma praia e outra ou chegar próximo aos enormes paredões e suas cavernas. O caiaque pode ser alugado no hotel ou na praia, o valor é por hora: 1 hora – 200 baht, 2 horas – 300, 3 horas – 400 e 500 baht pelo dia inteiro. O contato com a natureza é incrível, super recomendo!

5 – O hotel mais distante está apenas 5 minutos da melhor praia

Os hotéis e resorts bem “localizados” estão em Railay East e West, na primeira, as acomodações são mais baratas por estarem de frente ao mangue, onde ninguém toma banho (pelo menos não vi). Já na segunda, as hospedagens são mais caras, pois ficam a um passo do paraíso. Eu fiquei no Railay Princess Resort and SPA, M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O, à apenas 5 minutos de West.

Outra opção mais mochileira é Ton Sai, à 15 minutos de West, seus hotéis são ainda mais acessíveis (BARATOS).

6 – Comer em um dos restaurantes a Beira mar

A culinária Thai é uma das minhas favoritas e essa viagem foi uma ótima “desculpa” para dar adeus a dieta! Em Railay Beach há uma boa variedade de restaurantes, muitos deles próximo ou na areia praia, portanto, nada de salto alto!

Frutos do mar são a especialidade da maioria, entretanto, o cardápio é bem variado, pois, além da comida Thai, também pôde-se pedir itens da cozinha internacional. Separe um dia no seu roteiro para jantar em algum dos restaurantes, eles são super charmosos, possuem preços acessíveis e a melhor vista: mar, enormes rochas e um céu super estrelado.

7 – Caminhar até praias vizinhas

Quando a maré está baixa, é possível fazer uma caminhada (15 minutos) até outras praias, como Pranang Beach e Ton Sai. Eu não fui em nenhuma delas, pois li inúmeros relatos que West era a mais bonita, com isso, aproveitei meus três dias descansando e realizando outras atividades nesse paraíso.

Foi a Pranang Beach e Ton Sai? Deixe seu relato aqui pra gente!! 🙂

 8 – Passeios pelas Ilhas (Hong Island)

Nas agências de turismo, no hotel/resort ou diretamente com o dono do Long Tail, você pode NEGOCIAR (palavra obrigatória na Tailândia) e realizar diversos passeios à ilhas próximas. Existem vários paraísos que podem ser visitados, mas, Hong Islands precisa de uma atenção especial. Se estiver em casal ou grupo de amigos, aconselho um tour privado, caso contrário, faça com Speed Boat compartilhado, pois é mais rápido e acaba ficando mais tempo nos lugares. Preço: 1300 baht (130 reais).

Irá visitar:

Koh LaDing – Ilha com pequena faixa de areia para os amantes do banho de sol e um mar ideal para snorkel. Ficamos aproximadamente uma hora nessa primeira parada.

Koh PakBia – Segunda parada. Maior, mais bonita e perfeita para curtas caminhadas e snorkel. Foi nessa ilha que serviram nosso almoço: frango, arroz e vegetais, estava saboroso! Incluído no valor: refeição, água e frutas.

Lagoa Hong – Última parada antes de Hong Island. Linda, mas não pode entrar para mergulhar. O barco dá uma passada rápida para fotos.

Koh Hong – Água mais verde ainda não vi! No momento do desembarque é preciso pagar 300 baht (30 reais), porque a ilha está numa área de preservação ambiental, além disso, possui uma melhor estrutura, como banheiros e barracas. Nossa parada foi de quase 2 horas, eu praticamente não sai da água de tão impressionada que fiquei.

 9 – Está mais próxima a Phi Phi Island

A sua próxima parada é Phi Phi? Outra razão para incluir Railay em seu roteiro! Como ambas ficam na província de Krabi, a viagem marítima fica um pouco mais curta do que saindo de Phuket.

O deslocamento é feito através de um barco maior, mas antes disso, é preciso pegar um Long Tail Boat para chegar até ele, pois, devido ao tamanho, não se aproxima da areia (não existe pier em Railay West). Seu bilhete pode ser adquirido pela internet com a Phuket Ferry e a viagem tem duração de 1 hora e 45 minutos. Saindo de Phuket até Phi Phi, 2 horas.

 10 – Por do Sol

No fim do dia, chame seus amigos, família, namorado ou vá sozinho(a), mas não deixe de estender sua canga na areia e esperar pelo por do sol. Muita gente se reuni em Railay West para assistir a esse espetáculo da natureza. Imperdível!

Vida Nortuna

Festas, clima de azaração não são os pontos fortes de Railay Beach (por isso não fez parte da lista), a praia é totalmente diurna, tudo abre e fecha cedo. Mas se insiste em curtir uma boa noitada, pegue o Long Tail e vá até Ao Nang! Por lá, a noite é mais agitada, dá só uma olhada nessas sugestões do que fazer.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo