8 coisas que o turista estrangeiro precisa saber antes de visitar o Rio de Janeiro
Se você gosta de cidades, praias, lugares coloridos e boa comida, o Rio de Janeiro provavelmente está na sua lista de viagens. Existem algumas dicas que você precisa saber para se locomover e economizar dinheiro na maior cidade do Brasil.
1. Utilize o ônibus
No Rio de Janeiro, você precisa chamar um ônibus como faria com um táxi. Mesmo se você estiver em um ponto de ônibus, não vai buscá-lo, a menos que você levante a mão e manifeste seu interesse.
O que eu realmente gostei durante a minha viagem: tem alguém no ônibus para dar o troco de volta! Eu não sei se é comum em sua cidade natal, mas em Montreal nunca mais pegamos nosso troco em um ônibus.
Algo que aprendi porque eu estava com um local: assentos amarelos são para pessoas com deficiência, idosos ou mulheres grávidas. Não é muito claro e você precisa saber disso … Os moradores locais zombam dele e costumam dizer: “Lugares amarelos são para pessoas idosas … ou turistas”. Não seja esse turista.
2. Pegue o metrô
O metrô é super limpo! Sério, eu daria um preço!
Eu não levei à noite, mas durante o dia me senti segura. Eu recomendo usá-lo. Encontre tudo o que você precisa saber neste Guia de Transporte Público no Rio de Janeiro.
3. Sinal de Trânsito
No Rio de Janeiro, “Sinal de Trânsito” merece ser mencionado como meio de transporte. É quase estranho atravessar a rua em um cruzamento. As pessoas simplesmente fazem o que querem e é um pouco caótico. Nada comparado com a Ásia, mas ainda assim …
Assim como em qualquer outro lugar do mundo: Cuidado com as motos e scooters!
4. Saiba onde pegar um táxi
No aeroporto, se você preferir pegar um táxi em vez de um ônibus, vá para a zona de partida. Os táxis são menos caros do que na zona de chegada. Mais uma vez, agradeço ao meu amigo local por este conselho!
Não conheci nenhum taxista que fala inglês, é melhor você praticar o seu português se quiser ir a algum lugar ou escrever em um papel!
Você deve ter um Guia de Frases em Português com você, já que taxistas, garçons e a maioria das pessoas não falam inglês. É um 9 $ bem investido que pode poupar muito trabalho.
5. Coma todos os tipos de comida
Fiquei totalmente impressionado com a culinária brasileira! Frutas, tapioca, feijoada e churrasco… você não terá problemas para encontrar comida deliciosa na cidade maravilhosa.
Você pode ficar tentado a manter seus hábitos alimentares habituais, mas não tenha medo de fazer como os moradores locais e tomar um suco fresco no café da manhã e ter comida de rua para o almoço. É barato e delicioso! Se você tem um orçamento pequeno, essa é a melhor maneira de economizar e comer por 15 dólares por dia.
Outra maneira de poupar dinheiro em comida é fazer um «Por quilo». Você paga de acordo com o peso do seu prato.
6. Não beba a água da torneira
Não beba água da torneira! Até os locais não fazem isso. Você encontrará facilmente água engarrafada em todos os lugares. Eu sei que não é ecologicamente correto, então você também pode usar qualquer dispositivo de purificação que você tenha e uma garrafa reutilizável. Na verdade, por favor, escolha essa segunda opção.
7. Retire seu dinheiro no aeroporto
O Rio de Janeiro não é um destino caro para alimentação e atividades. Para uma viagem de 10 dias, gastei menos de 300 $ e realmente me trato. Eu poderia facilmente ter gasto menos de 200 $. (Nota: Eu fiquei em um amigo, então esse orçamento não inclui acomodações.)
Não há problema em usar seu cartão de crédito em quase todos os lugares … exceto bancos. Ah!
Eu estou brincando, claro, mas eu tive mais dificuldade em conseguir dinheiro durante a minha viagem do que pagar com o meu cartão.
Meu visto não foi aceito em alguns bancos, mas ocorreu em alguns bancos da cidade e no Itaú. Às vezes, eu tive que ir a 3 ou 4 bancos para encontrar um aceitando meu cartão e é bem aleatório; Poderia trabalhar com um City Bank na Lapa, mas não com outro em outro bairro. Vai saber…
Normalmente, eu recomendo nunca trocar dinheiro no aeroporto porque a taxa de câmbio é ruim. Mas, neste caso, recomendo que você retire um mínimo de dinheiro no aeroporto para que você possa se locomover até encontrar um banco aceitando seu cartão de crédito.
8. Aplicar regras básicas de segurança
Nada de ruim aconteceu comigo, mas o Rio de Janeiro é uma cidade “perigosa”. Qualquer conselho universal de segurança se aplica aqui: observe seus animais, não fique sozinho à noite e ouça sua intuição.