AMÉRICAARGENTINA

10 Coisas para fazer de graça em Buenos Aires

Por quase uma década, Buenos Aires foi o paraíso para os brasileiros. Mas, nos últimos anos, o país enfrenta uma dura inflação e o câmbio tem ficado menos favorável para nós. Ainda assim, com 1 peso argentino valendo cerca R$ 0,30 BsAs continua um destino atrativo.

Estive na cidade em outubro de 2012, o peso estava na casa de 0,43 de real e os preços praticados na capital estavam equivalentes aos praticados no Brasil. Na época, eu ainda não tinha trocado as malas de rodinhas pela mochila, mas já era uma praticante da boa economia.

Acabei descobrindo que Buenos Aires oferece muitas atrações turísticas gratuitas. E economizando nos passeios, sobra mais dinheiro para comer muito bem, tomando bons vinhos, e ainda tomar um helado Freddo de sobremesa, que para mim é uma das melhores coisas para se fazer em Buenos Aires.

10 coisas para fazer de graça em Buenos Aires

1. Plaza de Mayo

É na Plaza de Mayo onde estão os principais pontos turísticos de Buenos Aires. Em um giro de 360 graus pela praça é possível fotografar a Casa Rosada, a Catedral Metropolitana, o Banco de la Nación, a Plazoleta San Francusci, a Pirâmide de Mayo, El Cabildo, e os constantes protestos que acontecem na praça.

Nos fins de semana, é possível fazer um tour gratuito na Casa Rosada. Mas chegue cedo, pois a fila é enorme. A Catedral Metropolitana também está aberta a visitas, gratuitamente. A Catedral é tão bela por dentro, quanto por fora.

2. Avenida Santa Fé

Avenida Santa Fé
Avenida Santa Fé, Buenos Aires

A Santa Fé é uma avenida enorme que cruza vários bairros. Na área que ficamos, na Recoleta, tinha muitas lojas, cafés, entre eles, o Havana, restaurantes, uma das lojas das sorveterias Freddo, supermercados, estações de metrô. Além de lindos prédios no melhor estilo “Belle Époque” francês. Vale fazer um passeio despretensioso.

3. El Ateneo Grand Splendid

Também na Avenida Santa Fé, na Recoleta, fica o que os amantes dos livros podem chamar de paraíso na terra: a livraria El Ateneo. Quando vi aquilo, quase fiz uma oração! Exageros a parte, o lugar é realmente lindo e recheado de livros fica ainda mais belo.

O prédio é de 1919 e foi construído para ser teatro, no melhor estilo teatro ópera, e recebeu espetáculos de tango, menos de uma década depois, passou a ser cinema e só no ano 2000 tornou-se uma das lojas da centenária El Ateneo, cuja matriz fica na Calle Florida.

4. El Caminito

El Caminito

O Caminito é atração turística do tipo ame ou odeie. Muita gente diz que é a grande furada de BsAs, mas para mim, se rende boas fotos, vale a pena ir. Trata-se de uma rua com casinhas ou conventillos (cortiços), como eles chamam, coloridos, que fica no bairro chamado La Boca. Para completar tem artistas de rua e dançarinos de tango (que assim como as baianas do Pelourinho, cobram para tirar fotos). Fiquei tirando as minhas de longe!

No mesmo bairro está o Estádio do Boca Juniors, sabia?

5. Feira de San Telmo

Uma das atrações imperdíveis em BsAs é a Feira de San Telmo que acontece somente aos domingos. A feira tem início na Plaza Dorrego e tamanho dela é inacreditável. Vende-se de tudo, principalmente, pratarias, porcelanas e antiguidades em geral. Também há muitos artistas, dançarinos de tango, músicos, etc.

Descendo a Calle Defensa, acompanhando a feira, em direção a Calle Chile, você irá encontrar a estátua de Mafalda, a menina-filósofa, personagem criada por Quino. Eu amo a Mafalda e foi um sonho tirar um foto com ela!

6. Avenida 9 de Julho

A Avenida 9 de Julho, se formos fazer uma comparação com o Brasil, seria a Avenida Paulista de BsAs. São 12 pistas de tráfego!! À noite a avenida fica ainda mais bonita com propagandas luminosas. É lá que fica o tão falado Obelisco, monumento construído para celebrar o 400 anos de fundação de Buenos Aires.

Quer saber como encontrar o Obelisco? A sugestão de roteiro à pé pelo Centro de Buenos Aires está aqui!

7. Puerto Madero

Puerto Madero

Caminhar por Puerto Madero é um dos melhores passeios de Buenos Aires. Reserve um bom tempo para isso, pois vale a pena. Para quem não sabe, Puerto Madero é um bairro nobre da cidade, um dos bairros mais modernos, sendo um centro financeiro e gastronômico desta capital. Uma prova de que uma região portuária pode ser revitalizada e bem aproveitada. O símbolo de Puerto Madero é a Puente de la Mujer.

Próximo a ponte fica o Museu Fragata Presidente Sarmiento, que fica no dique III. A visita custa apenas 2 pesos e é bem interessante. Construída em 1887, a fragata foi aposentada depois de 39 viagens, se transformando em museu em 1964.  Nela há peças de várias épocas, entre as utilizadas pela tripulação, como roupas de mergulho, e lembranças das viagens internacionais feitas ao longo de quase 80 anos, como um pedacinho da Muralha da China!

8. Cemitério da Recoleta

Visitar um cemitério pode parecer um programa turístico um pouco estranho. Eu mesma achava isso, mas quando é um cemitério com uma importância histórica, a visita é justificável e pode ser uma experiência interessante.

O Cemitério da Recoleta parece mais uma miniatura de cidade, com ruas largas e pequenas casinhas, que são os túmulos. Pois não se tratam de túmulos como estamos acostumados.  São mausoléus incríveis, construídos em mais diversos estilos arquitetônicos. Afinal lá, são enterrados os principais nomes da elite argentina, desde o século 19.

O túmulo mais visitado é o de Eva Péron, que na verdade, não é só dela, mas da família toda e é um dos mais simplesinhos. Ao lado do cemitério, fica a Basílica Nuestra Señora del Pilar, um igreja muito charmosa que merece uns cliques. O cemitério é aberto todos os dias de 8h às 18h.

9. Floralis Genérica

Floralis Genérica
Floralis Genérica, Buenos Aires

Primeiro de tudo: não pergunte a um argentino onde fica a Floralis Genérica ou peça ao taxista para levar até ela. Eles não faziam ideia do que era e só entendiam quando eu mostrava foto. Pois eles, a chamam simplesmente de a “Rosa”, capriche no “rrrr”. Porque é isso que ela é, uma escultura de alumínio em forma de flor que abre às 8h e fecha a noite. É bonita, mas não tem nada em volta, apenas a tal rosa. Então, é chegar, tirar uma foto e tchau!

10. Jardim Botânico Carlos Thays

O Jardim Botânico de Buenos Aires tem o nome oficial de Jardim Botânico Carlos Thays da Cidade Autônoma de Buenos Aires, e fica próximo aos bosques do bairro de Palermo. Funciona desde 1898 e tem 69.772 m², nos que se encontram além de 5.500 espécies vegetais, diversas esculturas. Funciona de segunda-feira a domingo, das 8 às 18h.

Buen viaje!

Conhece mais alguma atração gratuita imperdível em Buenos Aires? Deixe sua sugestão nos comentários!

Leia também:

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo