DICAS GERAIS

5 dicas para não passar mal na viagem

Viajar é uma das melhores atividades que alguém pode realizar, mas durante a viagem podem surgir contratempos que tornam a experiência desagradável, como enjoos, náuseas, dores de cabeça e outros desconfortos ao viajar de carro, avião, ônibus ou barco. Neste artigo preparamos dicas infalíveis para evitar esses problemas e aproveitar melhor a sua viagem. Confira as melhores dicas de como não passar mal na viagem.

Como não passar mal na viagem: 5 dicas importantes

 como não passar mal na viajem

1. Evite comer alimentos pesados

A primeira dica de como não passar mal na viagem é se preparar antes da viagem. Para isso, você deve evitar comer alimentos pesados e gordurosos nas horas que antecedem a partida. Portanto, prefira alimentos leves, como verduras, frutas, iogurte e cereais.

Consuma bastante água para se hidratar e evitar a desidratação. É fundamental dormir bem na noite anterior e evitar o consumo de café, álcool e cigarro.

2. Escolha um lugar confortável

 como não passar mal na viajem

Escolher um lugar um assento confortável durante a viagem é uma dica infalível. Você deve optar por um assento próximo à janela, onde você pode apreciar à vista e ter uma sensação de equilíbrio. Evite ficar de costas ou de lado para o sentido da viagem. Se você estiver um avião, prefira os assentos na frente do avião, que são mais estáveis e menos sujeitos a turbulências. Se você estiver em um barco, você deve escolher os lugares mais próximos ao centro.

3. Evite distrações

 como não passar mal na viajem

Você deve evitar mexer no celular ou assistir durante a viagem. Essas provocam o que se chama de “cinetose”, que é conflito entre os sinais do sistema vestibular e os sinais visuais, responsável pelo equilíbrio do corpo.

Quando você olha para uma tela ou lê, o seu cérebro recebe a informação de que você está parado. Isso pode gerar uma confusão que resulta em vômitos, suor, palidez. Portanto, é melhor manter o olhar fixo no horizonte ou fechar os olhos e relaxar.

4. Respire fundo e devagar

Outra dica de como não passar mal na viagem é respirar fundo. A respiração profunda ajuda a oxigenar o cérebro e a acalmar o sistema nervoso, com isso, é possível reduzir a ansiedade e o estresse que podem agravar os sintomas de mal-estar.

Além disso, a respiração lenta ajuda a controlar as náuseas e os vômitos, que são causados por contrações involuntárias do diafragma. Você pode respirar pelo nariz ou pela boca, mas deve evitar respirar pelo nariz se estiver congestionado ou com rinite.

5. Use remédios naturais ou medicamento

E por fim, você deve usar remédios naturais ou medicamento para prevenir ou aliviar os enjoos. Existem algumas opções naturais que podem ajudar, como hortelã, gengibre, limão e camomila. Você pode usar esses ingrediente em forma de pastilhas, chá ou sucos durante a viagem. Outra opção natural é usar pulseiras de acupressão.

Se as opções naturais não resultarem, você pode recorrer aos medicamentos antieméticos ou anti-histamínicos, que são vendidos nas farmácias sem receita médicas. Esses medicamentos podem atuar no sistema nervoso central e bloquear os receptores que transmitem os sinais de mal-estar ao cérebro

Conclusão

Você acabou de aprender dicas de como ou o que fazer para não passar mal na viagem, mas se os sintomas piorarem, tente se acalmar, respire fundo e procure um local tranquilo para descansar. Quando você estiver mais calmo procure assistência médica. Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.

Leia também:

Mostrar Mais
Botão Voltar ao Topo