A Turquia é um dos poucos destinos de todo o mundo, no qual podemos nos sentir tão entusiasmados com os espaços culturais que ali foram construídos ao longo da história, como as magníficas paisagens naturais que os cercam. No entanto, nesta oportunidade, nos referindo apenas ao primeiro parágrafo, devemos ressaltar uma de suas igrejas mais famosas, Santa Irene.
Especificamente, trata-se de uma importante igreja ortodoxa, que se encontra localizada no primeiro pátio do Palácio de Topkapi na cidade de Istambul, Turquia, e que requer de uma permissão especial de entrada para poder percorrer o seu interior, vale à pena realizar os trâmites correspondentes, e poder se deslumbrar com o seu interior.
A História da Igreja de Santa Irene
Quanto às origens da Igreja de Santa Irene, devemos dizer que a igreja foi fundada no século VI, embora pouco resta daquela, já que seria danificada duzentos anos mais tarde, momento em que o imperador Constantino Vordenó restaurou e decorou com mosaicos e afrescos, e quando começou a adquirir a cor que hoje se conhece.
O estilo da Igreja de Santa Irene
Além disso, desde então, e a partir de algumas outras restaurações e construções complementares, a Igreja de Santa Irene começou a adquirir características que a diferenciam de outras igrejas locais, como, por exemplo, uma espetacular e gigante cruz preta e dourada, além de vários elementos pertencentes ao estilo bizantino.
Quanto à formação atual da igreja, por último, é importante saber que possui dimensões de 100 por 30 metros, além de apresentar o que se denomina uma “planta de basílica romana” e uma nave central. Inclusive, há três décadas funciona como uma sala de concertos, quando em Istambul tem lugar o Festival de Música Local.
Leia também: