O país do sol nascente é um dos mais interessantes do mundo. Por sua grande história e cultura, variedade de paisagens, localização e hospitalidade é um dos destinos mais atraentes que podemos visitar. O Japão é um país que conseguiu combinar suas tradições milenárias com tecnologias futuristas.
Sua longa história, da qual se mantiveram muitos traços, permitiu que chegasse até os dias de hoje numerosas obras artísticas de grande valor em numerosos museus e galerias. E o Japão é um paraíso para os amantes da arte e da cultura oriental. Uma visita a este fascinante país nos permite viver experiências inesquecíveis e descobrir a característica estética dos japoneses.
Todas as obras de arte se caracterizam pelo alto grau de detalhe e a delicadeza nas suas belas formas e figuras. A arte japonesa tem se desenvolvido ao longo dos últimos 1.000 anos, por isso engloba uma grande variedade de estilos e gêneros, que vão desde o “ukiyo-e” até as representações de Buda, passando pela cerâmica, as lacas, e os tecidos de artesanato tradicional ou as armaduras e as espadas que utilizavam os lendários guerreiros, sem esquecer a forma mais recente de arte.
A melhor maneira de descobrir a arte japonesa é através dos museus, que cobrem todas as regiões. Além disso, em cada um deles podemos admirar obras típicas da arte local. Mas o melhor de tudo é que podemos conhecer um mundo estético muito diferente do que estamos acostumados no
Ocidente, embora não sejam poucos os artistas europeus que foram influenciados por esta arte. Abaixo está uma lista com alguns dos melhores museus no Japão:
1. Museu Nacional de Tóquio
Localizado no Parque Ueno, este museu é o mais antigo do país (1871). Conta com uma grande coleção permanente, que nos permite obter uma visão muito precisa da história da arte tradicional japonesa. Ao longo do ano se realizam também numerosas amostras e exposições históricas.
2. Museu Nacional de Kyoto
Embora originalmente fundado para abrigar pinturas, esculturas e outros tesouros dos templos nas proximidades, atualmente contém obras de grande valor de todas as etapas da história do Japão.
3. Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio
Neste centro podemos nos aproximar da arte mais contemporânea do Japão.
4. Museu Nacional de Nara
Em muitos museus do Japão são exibidas imagens de Buda, que são o tesouro nacional e geralmente conservado nos templos. Este museu conta com a maior coleção de esculturas budistas.
5. Museu de Arte Goto
Entre sua coleção, este museu contém o “Romance de Genji”, um rolo de pergaminho pintado que é considerado um tesouro nacional.
6. Museu Nezu
Os japoneses são grandes fãs de chá e têm forjado as suas próprias tradições, relacionadas com a dita bebida. Precisamente, este centro conta com uma coleção de peças utilizadas para a cerimônia do chá e também da arte budista. Além disso, todas as obras se encontram localizadas em um típico jardim japonês, por isso podemos desfrutar também de um ambiente especial e muito relaxante.
7. Museu de Arte de Memorial de Ukiyo e Ota
Este museu é especializado nas conhecidas Ukiyo-e (“retratos do mundo flutuante”) ou gravuras japonesas. Trata-se de um gênero de gravuras que se desenvolveu neste país entre os séculos XVII e XX. A maioria das obras reproduz imagens de paisagens, do teatro e das áreas alternativas.
8. Museu de Arte Tokugawa de Nagoya
Neste caso, sua coleção se concentra no vestuário do teatro No, assim como em outro dos símbolos do Japão: o samurai. Por isso contêm inúmeras espadas, armaduras e outras relíquias desses guerreiros.
Leia também: