AMÉRICABRASIL

O que fazer em Seridó potiguar: melhores lugares para conhecer

Uma das surpresas mais gratas que você pode ter é ao visitar o seridó potiguar. Com muitos elementos culturais para aproveitar e uma história a ser explorada, todos os turistas que vão até lá acabam querendo prolongar a estadia. Aproveite para conhecer este lugar e se encantar com as belezas naturais, as pessoas simples e uma recepção bastante calorosa.

Quando falamos em Rio Grande do Norte, pensamos logo nas praias maravilhosas que podemos encontrar. No entanto, não apenas de mar vive o potiguar. Que tal embarcar nessa aventura incrível e conhecer lugares que, com certeza, vão te surpreender?

Seridó potiguar: Serra do Boqueirão

Localizada em Parelhas, este é o planalto da região. Também pode ser conhecida como “Planalto Borborema”, oferecendo muitas das possibilidades para quem gosta de dar uma caminhada. Já pensou em fazer uma bela caminhada e ainda conhecer ambientes novos no conforto da sua bicicleta? É um sonho, não é? Isso você só encontra no seridó.

Para quem gosta de um passeio com chances de tirar boas fotos, esta pode ser uma ótima opção. Ao chegar em seu topo, você encontra as mais diversas belezas naturais, além de curtir aquele momento mais a sós com a natureza. Não deixe de colocar as suas preocupações de lado para aproveitar cada segundo do passeio.

Se você já passa a semana inteira trabalhando e quer um local para descansar, saiba que a Serra do Boqueirão é uma opção encantadora. Assim, se for necessário, você pode fazer prática de parapente e também dar um passeio de jipe pela cidade. A represa também é um bom ponto a ser visitado no local.

Sítio Arqueológico Mirador

Ainda sem precisar sair de Parelhas, você pode encontrar um local cheio de história, cultura e muitas curiosidades. Para os turistas que estão realmente focados em aproveitar cada pequeno segundo da viagem, então faça questão de anotar este local na sua lista. Além de amplificar a experiência, você ainda pode se surpreender.

O Sítio Arqueológico Mirador está em uma serra, fazendo parte do município de Parelhas. Também é muito conhecido por suas belas pinturas rupestres, deixadas em algumas cavernas por moradores muito antigos da região. Para se ter uma ideia, isso é considerado um dos principais elementos da Tradição do Nordeste.

Para quem está muito interessado na história das cidades e quer aprender um pouco mais a respeito de grafismos, o destino é ideal. Além de poder fazer trilhas, você ainda tem todo o privilégio de estar em contato direto com a natureza, tirando fotos ou apenas curtindo.

Monte do Galo

Partindo de Parelhas e seguindo em direção a Carnaúba dos Dantas, o Monte do Galo é cercado por lendas extremamente interessantes. São cerca de 115 metros de altura, podendo encontrar diversos pontos da cidade apenas com uma rápida observação. Além disso, o local é um verdadeiro marco da cultura religiosa do Sertão.

São muitos os religiosos, pagadores de promessas e peregrinos que aparecem de todos os locais do Brasil, e de fora dele, para ter um pouco de acesso ao Monte do Galo. Muitos acabam indo para rezar ou simplesmente para agradecer por algum milagre ou conquista.

Se você está indo para lá com o mesmo objetivo, saiba que pode encontrar uma Capela, o Cruzeiro, a Sala dos Ex-Votos e uma Via Sacra. Isso tudo é encontrado no caminho de subida do local. Assim que você chega ao topo do Monte, é possível ver a escultura do galo que parece nos desejar “boas-vindas” com um ar bastante simpático.

Seridó potiguar: Castelo Di Bivar

É muito comum que este local acabe remetendo os seus visitantes a um clima de cunho mais medieval. Para quem se encanta facilmente com locais repletos de fantasias, castelos, podemos considerar um dos principais pontos de todo o Seridó. Nesta aventura, seguimos no município de Carnaúba dos Dantas.

A obra foi iniciada por volta do ano de 1984. É uma reprodução bastante fiel de um castelo renascentista francês. Seu nome foi uma homenagem ao filme El Cid. Após o proprietário, José Ronilson Dantas, ter assistido ao filme, ele decidiu que queria algo igualzinho para si.

O sucesso foi tanto que até mesmo a televisão procurou pelo local. Para se ter uma ideia, o filme “O Homem que Desafiou o Diabo”, de 2007, acabou por utilizar as instalações para ornamentar a trama. A propriedade é particular e, para visitá-la, é necessário reservar o seu lugar ao sol.

Catedral de Sant’Ana

Partindo para Caicó em uma aventura que não pode ser minimamente chamada de peculiar, encontramos a Catedral de Sant’Ana. Ela é um dos principais pontos turísticos de toda a cidade e chama a atenção tanto dos devotos quanto dos curiosos. Assim, ela fica bem pertinho da praça “Monsenhor Walfredo Gurgel”.

Para quem visita a cidade de Caicó e não vai até lá, é a mesma coisa que ir ao Rio de Janeiro sem ao menos chegar perto do Cristo Redentor. Então, coloque o local como item obrigatório da sua lista de viagem.

Arco do Triunfo

O seridó potiguar é cheio de particularidades, principalmente quando o assunto é o Arco do Triunfo. Se você já leu outros artigos deste site, deve saber que em muitos países é possível encontrar essa mesma construção em tamanho grandioso, chamando a atenção de quem quer que passe.

O arco foi construído no seridó para que homenageasse a passagem da imagem da peregrina Nossa Senhora de Fátima. Dessa maneira, atualmente, você pode encontrá-lo bem na praça da Catedral de Sant’Ana. Não esqueça de registrar tudo com uma bela foto.

Seridó potiguar: Mina Brejuí

Saindo de Caicó e seguindo diretamente para Currais Novos, nós podemos encontrar uma mina chamada “Mina Brejuí”. O local é aberto para todos os visitantes e é possível verificar um percursos das galerias, fazendo com que o “Museu Mário Porto” seja encontrado. Assim, os turistas conhecem um pouco melhor a história da mina.

Por longos anos, esta mina foi uma das principais fontes de renda e produtora mineral de scheelita de todo o Brasil. Sendo assim, o passeio pode passar por uma comunidade de trabalhadores e seguir rumo a uma bela degustação de produtos regionais.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo