Planeamento eficiente das atividades turísticas:
Dia 1
1- Visite o Museu Nacional de Antropologia (Piedra del Sol), criado para expor o legado arqueológico dos povos da Mesoamérica e mostrar a diversidade étnica do país.
2- Conheça o Castelo de Chapultepec, que foi construído na época do Vice-Reino no topo do Cerro del Chapulín (gafanhoto) e é o único Castelo Real da América.
3- Vá ao Zoológico de Chapultepec, cuja entrada é gratuita.
4- Aproveite a Feira de Chapultepec.
5- Vá ao Museu Infantil Papalote .
Dia 2: Centro Histórico
1- Conheça o Palácio de Belas Artes , um dos mais importantes centros culturais do país.
2- Vá até a Capela Submersa, a Casa dos Azulejos e o Palácio dos Correios .
3- Visite Zócalo, a praça mais importante do México que se tornou um ícone da nação. De lá você pode caminhar até a Rua Guatemala, para subir até a cobertura onde fica a “ Casa das Sereias ”, um bom lugar para fazer um lanche enquanto admira a Catedral e o Palácio Nacional de um ângulo pouco conhecido.
4- Conheça a Catedral Metropolitana, o Café de Tacuba e a Dulcería Celaya , que fica a duas quadras da Catedral.
5- Vá à Plaza Garibaldi, famosa pelos grupos de mariachi, grupos do norte, trios românticos e grupos musicais de Veracruz que ali se apresentam, vestidos com seus trajes típicos regionais.
6- Visite o Museu Mural Diego Rivera , onde poderá ver a famosa obra “Sonho de uma tarde de domingo na Alameda”, obra que Diego pintou para o Hotel del Prado e que foi vítima do terremoto de 1985.
Dia 3
1- Conheça a Villa de Guadalupe, onde está localizada a importante Basílica de Santa María de Guadalupe. Para chegar desde o Centro Histórico é necessário pegar a Linha 3 do Metrô na estação “Hidalgo”. Ao chegar ao “Deportivo 18 de Marzo” transfira para a Linha 6 até chegar à próxima estação “La Villa Guadalupe”. De lá, caminhe dois quarteirões ao norte para chegar a esta impressionante Basílica.
2- Visite a cidade de San Ángel e seu conhecido Bazar de Sábado, onde você encontrará belos artigos de artesanato, prataria, têxteis, madeira, vidro e cerâmica. Para chegar a este local sugerimos utilizar o metrô até a estação Miguel Ángel de Quevedo da linha 3, localizada nas portas de Chimalistac.
Outra opção de ir de metrô é usar a linha 7 até a estação Barranca del Muerto, que fica perto de San Ángel, e neste caso será necessário pegar um transporte para chegar lá. O Metrobús atende pela Avenida Insurgentes, de lá você pode caminhar alguns metros na direção oeste para encontrar a Igreja e o Museu Carmen. Para ir ao Bazar é preciso pegar o Metrobús e ficar na parada La Bombilla.
Dia 4
1- Passeie por Xochimilco, um campo de flores com um conjunto de canais que existe desde os tempos pré-hispânicos. Ao fazer o passeio pelas conhecidas Trajineras você poderá observar as famosas “Chinampas”, campos artificiais criados no lago que são Patrimônio Cultural da Humanidade.
O preço do passeio Trajineras é pago por hora, por isso é ideal para ir em grupo de família ou amigos. Se você decidir fazer o passeio em um domingo, sugerimos chegar cedo para evitar o grande número de visitantes que costuma ir nesse dia.
Se for viajar de metrô, deve ir ao terminal Taxqueña e embarcar no “Tren Ligero” até chegar à estação “Xochimilco”. Em seguida, pegue a rota 26 “Izazaga-Xochimilco”, que sai do centro da Cidade do México e chega a duas quadras do centro de Xochimilco.
Dia 5
1- Vá até Coyuanán, conhecido como o recanto colonial mais típico da cidade. Para isso você pode pegar o bonde no Museu das Culturas Populares e fazer um passeio pelos lugares tradicionais.
2- Visite a Igreja La Conchita, rodeada de muitas árvores e jardins que oferecem proteção nos dias de sol. Depois vá à Capela de Santa Catarina de Siena, ao Mercado, à Praça, e coma algum prato típico no Mercado Mexicano Antojitos, localizado na mesma área.
3- Visite o maravilhoso e interessante Museu Frida Kahlo, também chamado de Casa Azul ou Casa de Hernán Cortes. Está localizado em um dos bairros mais bonitos e antigos de Coyuacán, a poucos passos da Igreja La Conchita.
Dia 6
1 – Faça um passeio nas Pirâmides de Teotihuacán, para isso é recomendado levar água, usar chapéu, e ao final do passeio comer no Restaurante La Gruta. É possível chegar às pirâmides de transporte público, para isso é necessário ir até o Terminal Centro Norte e de lá pegar o ônibus para Teotihuacán.
Outras formas de se locomover são pelo Turibus, cujo preço é mais elevado, ou por um táxi recomendado pelo hotel, que pode oferecer serviço de ida e volta.
Dia 7: Selecione um dos seguintes passeios
Tepotzotlán : É uma cidade localizada na periferia da cidade, a cerca de 50 minutos da Cidade do México. O lugar é lindo e ideal para tomar café da manhã ou saborear comida mexicana.
Museu Nacional do Vice-Reino: lugar majestoso cuja fachada e torre são exemplos marcantes do estilo barroco do século XVIII.
Los Arcos del Sitio: é uma importante obra arquitetônica hidráulica, considerada a mais alta da América Latina. Foi construída sem cimento pelos Frades Jesuítas no início do século XVIII.
Taxco: é um centro histórico que se destaca pelas ruas de paralelepípedos em forma de espiral, bem como pelas tradicionais praças e casas com fachadas coloniais muito elegantes. Está localizada a duas horas e meia da Cidade do México, na estrada para Cuernavaca. A viagem poderá ser feita ida e volta em veículo alugado. Lá você visitará a cidade mineira, famosa por suas paisagens e ourivesaria, bem como a Igreja de Santa Prisca e as Cavernas de Cacahuamilpa. Se desejar, você também pode fazer um passeio de teleférico.
Six Flags Mexico: é um grande parque de diversões e entretenimento; Para chegar lá, vá até a Rodoviária Norte , de lá pegue o Metrô sentido “Pantitlán” e faça baldeação em “La Raza” sentido “Universidad”. Desça na estação “Universidad”, que é a última da linha, e peça o ponto de ônibus que vai para o Six Flags .
Circuito Turístico Turibus: recomendamos adquirir o bilhete de dois dias, que lhe permitirá embarcar e desembarcar em qualquer estação e depois pegar o próximo ônibus que desejar. Sugerimos que você fique apenas nos lugares que realmente tem interesse em visitar.
O Circuito Chapultepec-Centro Historico Turibus oferece 21 paradas para embarque e desembarque ao longo do dia e, por sua vez, o Circuito Tlalpan-San Ángel-Coyoacánes tem 17 paradas. Ambas são excelentes opções para explorar a enorme capital mexicana.
Se você decidir utilizar o Turibus, sugerimos que consulte os horários dos Circuitos Noturnos a Los Palacios, à Basílica, aos Turi Luchas, às Cantinas Tradicionais e até mesmo aqueles que vão em direção aos arredores da cidade. O Turibus é uma forma confortável e segura de viajar para a maioria dos pontos turísticos da Cidade do México, sem precisar usar metrô, táxi ou ônibus.
Leia também: