
O que preciso para viajar com bebê de avião?
Você mamãe, você papai vai viajar com o pequeno? Saiba que além das malas, alguns cuidados e também documentos serão necessários. Às vezes, você terá até um trabalho extra com idas a cartórios ou consulados, em caso de voo internacional.
Mas, calma! Nada que seja impossível ou que venha desanimá-los em viajar com seu bebê de avião. Pelo contrário, a viagem com os pequenos tende a ser bem animada!
E para facilitar e tornar a viagem ainda mais divertida, sem perrengues e correrias, vou listar os documentos que você precisa apresentar no momento do embarque.
Então, cintos afivelados e vamos decolar!
Posso viajar de avião com meu bebê?
Isso porque crianças de até 4 anos devem, necessariamente, viajar acompanhadas de um adulto de 18 anos, no mínimo.
Mas fique atento porque quase todas as companhias aéreas não permitem voar com recém-nascidos, mesmo acompanhados dos pais.
Geralmente a permissão é dada para bebês que já possuem 7 dias de vida completos. É bom antes de comprar as passagens, verificar com a companhia aérea sobre esse impedimento.
Os pediatras aconselham que os pais só viajem com seus bebês em avião a partir do 30° dia de nascimento.
Quais documentos devo apresentar para viajar com bebê de avião?
Para voos nacionais, você precisa apresentar a certidão de nascimento e um documento de identificação com foto do bebê. Nesse caso, o pequeno pode está acompanhado com ambos os pais ou com apenas um deles, ou ainda com parentes de até 3° grau. É necessário um documento para comprovar o parentesco.
Se você viajar com bebê de avião para outro país, será necessário apresentar na hora do embarque o passaporte e o visto, isso se for para países que requer essa autorização.
Se a viagem internacional for para países do MERCOSUL, então não necessita de passaporte e visto, apenas a carteira de identidade.
Mas atente: se você mamãe, ou se você papai vai viajar sozinho com seu bebê, precisará de uma autorização com firma reconhecida do responsável que não irá na viagem. O modelo de autorização você encontra no site da Polícia Federal ou do Tribunal de Justiça.
Viajar com bebê de avião: documentos e dicas
– Não é costume solicitar, mas tenha também em mãos a carteira de vacinação do bebê e, em caso de viagem internacional, a carteira de identidade ou a certidão de nascimento.
– Algumas empresas aéreas solicitam autorização médica para o bebê recém-nascido e para a mãe poderem viajar de avião.
– Os documentos precisam ser originais, ou pelo menos cópias autenticadas.
– Prefira os voos noturnos, pois é nesse horário que os bebês estão acostumados a dormir.
– Algumas empresas aéreas disponibilizam refeições especiais para bebês, mas outras não. Cheque isso com a companhia antes de viajar.
– Alguns aviões possuem fraldário. Prefira já fazer a troca da fralda antes de embarcar, mas se durante o voo for necessário, chame a comissária e peça para indicá-la o local apropriado.
– Algumas companhias aéreas disponibilizam berços para o seu bebê, e você deverá solicitar antecipadamente.
– Leve na bagagem de mão: mamadeira, leite, água, suco, panos, mantas, travesseiro e brinquedos porque você certamente precisará usar tudo isso, principalmente se o voo for longo.
Na verdade, é bem prazeroso viajar com bebê. Todos os preparativos são feitos com entusiasmo e amor. E você certamente se sentirá gratificada ou gratificado ao poder compartilhar viagens com aquele pequeno ou pequena que você ama tanto!
Leia também:
- 8 melhores destinos para viajar com bebê
- Como transportar bebê em ônibus de viagem
- Como viajar com bebê para América do Sul