AMÉRICAARGENTINA

El calafate: Como chegar, onde ficar, o que fazer [roteiro de 3 dias]

El Calafate é o destino ideal para apreciar a magnitude dos glaciares e navegar em meio aos icebergs. No entanto, a região não te surpreende somente pela cor irradiante e formas perfeitas das geleiras, também, conquista pelo charme da arquitetura que envolve a cidade associado a uma receptividade muito acolhedora. O que mais desejar?

COMO CHEGAMOS:

Compramos o trecho diretamente pelo site da Aerolíneas Argentinas na opção múltiplos destinos. Como já estavámos em Ushuaia nosso vôo foi direto, aproximadamente 1:30 hs de duração, até El Calafate.

Como o aeroporto de El Calafate está localizado a 25 Km da cidade a alternativa foi pesquisar qual o melhor custo X benefício dos serviços de transfer até o nosso hotel.

HOSPEDAGEM

Os passeios em El Calafate são caros, por isso adotamos a estratégia de economizar no hotel para conseguir realizar todos os passeios de nosso interesse (rsrsrs). Dessa forma, fomos totalmente atraídos por uma oferta no booking do My Hotel Calafate.

Lógico, outros fatores também influenciaram na nossa escolha como a proximidade com a principal avenida da cidade, a Libertador San Martín, concentrando a maioria dos restaurantes, padarias, supermercados, agências de turismo e rodoviária.

Contudo, como sempre é importante avaliarmos os dois lados é primordial ressaltar  que o booking falhou em não especificar ou omitir que o My Hotel Calafate na realidade é o Hostel Che Lagartos, caracterizando-o como hostel e o fato de vender quarto de casal com banheiro privado não o caracteriza como hotel.

O café da manhã era extremamente fraco sem opções de frutas, frios e o suco era aqueles em pó diluídos em água.

OBS: Como a maioria dos passeios oferecidos em El Calafate são full day (Dia todo) as próprias operadoras já orientam a levar um lanche durante a realização do mesmo. Lembre-se, no hotel eles vendem box lunch (lanche, suco, fruta ou bolo), mas geralmente o custo acaba sendo bem superior quando comparados a padaria e supermercado.

NOSSO ROTEIRO

1° DIA: Minitrekking Perito Moreno

Minitrekking Perito Moreno

Contratamos o passeio e fizemos o pagamento com cartão de crédito por e-mail diretamente com a Hielo y Aventura. É importante reservar o mesmo com antecedência já que as vagas são limitadas.

Dentro do serviço que contratamos optamos por incluir o transfer do hotel até o ponto de embarque para uma breve navegação até o refúgio da empresa instalado dentro do parque, no qual disponibilizavam armários para guardar nossos pertences em segurança.

Também, recebemos informações a respeito da geleira, bem como, algumas orientações e recomendações antes do início do Minitrekking.

O glaciar Perito Moreno está a 78 Km de distância da cidade de El Calafate e dentro do Parque Nacional Los Glaciares, destacando-se pela sua imponência e pelo raro fenômeno de ser a única massa de gelo continental que avança continuamente, cerca de dois metros por dias, provocando desprendimento de gigantescos blocos de gelo.

Sua parede tem 60 m de altura, acima do nível do lago provocando não só uma visão majestosa, como também, uma trilha sonora impressionante e única em cada movimento dessa placa gigantesca de gelo.

Quando esse gelo se fragmenta sobre a superfície do lago as rupturas são anunciadas com estrondos similares a trovões. Experiência única, indescritível e maravilhosa!!!

A agência fornece equipamentos utilizados para caminhar sob a geleira para garantir sua segurança, os grampones (garras de ferro adaptadas no calçado que aumentam a aderência no gelo). Mesmo encontrando-se em constante movimento, é possível caminhar sobre ele em alguns trechos em segurança.

Caminhamos 1:30 hs pelo Glaciar Perito Moreno apreciando suas diferentes formas e  colorações, sendo surpreendimos com um grand finale muito especial. Foi servido whisky com gelo tirado da própira geleira e alfajor. Brinde a um passeio maravilhoso!

De lá retornamos de barco, pegamos novamente o ônibus e paramos nas passarelas de observação para termos a visão do Perito Moreno pela “curva dos suspiros”.

Duração: 9 hrs.

Custo: ARG$  640 + ARG$ 90 (não está incluso no valor do passeio) da taxa de entrada ao Parque Nacional Los Glaciares.

Recomendações:

  • Levar lanche para almoço, pois o passeio não inclui refeições.
  • Ir com um casaco quente e impermeável, levar gorro, luvas e óculos de sol.
  • Roupas confortáveis e tênis ou botas para trekking.

2° Dia: Navegação por todos os Glaciares

Contratamos o passeio e fizemos o pagamento com cartão de crédito por e-mail diretamente com a Tolkeyen Patagonia.

Seguimos de ônibus para o porto Privado de Punta Bandeira  (40 Km), no qual foi-nos cobrado um valor de taxa portuária para entrarmos a bordo do catamarã.

A navegação percorre o Brazo Norte do Lago Argentino com o seguinte percurso:

  • Canal Upsala: apreciamos icebergs de variadas formas e tamanhos até nos aproximarmos da parede do Glacial.
  • Navegamos pela Bahía Onelli e pelo Canal de los Témpanos.
  • Canal Spegazzini: observamos o Glaciar Seco e o Glaciar Spegazzini, o mais alto do Parque Nacional Los Glaciares.
  • Parede de Ruptura do Glaciar Perito Moreno: presenciamos desmoronamento das paredes de gelo.
  • Navegamos por aproximadamente 2 hs até retornar ao Porto.

Duração: 9 hs

Preço: ARG$ 705,00 por pessoa + ARG$ 90,00 (não está incluso no valor do passeio) da taxa de entrada ao Parque Nacional Los Glaciares.

Recomendações:

  • Levar lanche para almoço, pois o passeio não inclui refeições. Dentro do catamarã tem uma pequena lanchonete na qual você pode comprar um café, suco, água e algum lanche, mas os preços são altos.
  • Ir com um casaco quente e impermeável, levar gorro, luvas e óculos de sol.

3°Dia: Lago Argentino

Lago Argentino
Lago Argentino

Como estávamos em dúvida de qual passeio contratar fomos verificar pessoalmente as opções conforme nosso interesse.  Percorremos por várias agências de turismo e ficamos surpresos de como os passeios em El Calafate oferecem um custo sempre elevado, ou seja, você tem que ir com dinheiro senão não irá aproveitar nada da região.

Infelizmente, nosso orçamente era limitado e o custo do passeio e o acréscimo das taxas dos parques não impediram de relatar outras opções. Mas, podemos ajudar com sugestões do que cogitamos a fazer como o Balcon El Calafate, Estância Cristina (Glaciar Upsala) e o Museu de Gelo.

Nosso intuito não era permanecer ociosos durante um dia todo em El Calafate e logo solicitamos ao funcionário do hostel opções mais em conta do que poderia ser feito na cidade. Gentilmente, ele sugeriu que alugássemos uma bicicleta para explorar um pouco o Lago Argentino.

Por sorte, encontramos a loja, alugamos duas bicicletas e fomos pedalar na beira do Lago Argentino curtindo uma paisagem linda.

À tarde, fomos explorar um pouco do centro de El Calafate, concentrado na Avenida Libertador San Martin, conhecer a Feira de Artesanato e o Parque Nacional Los Glaciares. O  parque é minúsculo, tendo como principal atrativo a exposição da trajetória de San Martin pela região da patagónia. Aberto de Segunda a Sábado e seu acesso é gratuito.

Aluguel Bicicleta: 2 horas

Preço: ARG$ 60,00/bicicleta com equipamentos de segurança incluídos (capacete e corrente).

INDICAÇÕES DE RESTAURANTES

 – La Lechuzita: ótimas opções de massas.

– La Vaca Tolada: pedimos um cordeiro e uma truta. Ambos os pratos, couvert e uma cerveja artesanal Patagonia saiu por ARG$ 228,00.

– LibroBar: Salada Caprese (ARG$ 48,00), Bife A La Criollo (ARG$ 59,00), Cerveja Antares (ARG$ 32,00) e Cerveja Berlina (ARG$ 32,00)

– Mi Viejo: melhor cordeiro que já comi na minha vida e em toda a patagónia. O cardeiro vem em porção individual ou tem opção para duas pessoas, bem como, outras opções de pratos inclusive a famosa parrilada Argentina.

Nós optamos por um prato de Cordeiro individual (ARG$ 90,00) e um prato individual de massa muito saborosa(ARG$ 70,00). Relembrando que nos lugares em que passamos pela patagonia e os restaurantes que frequentamos os pratos principais não vinham com acompanhamentos. Você tem que pagar um valor adicional por eles.

– Ovejitas de La Patagónia: excelentes opções de chocolates artesanais e sorvetes artesanais no padrão dos italianos. Era impossível passar um dia sem os saborosos sorvetes, recomendo o de chocolate patagónico, yogurte com frutas do bosque, framboesa e o de calafate.

O valor do sorvete com 2 sabores pequeno saia ARG$ 28,00 na casquinha e se fosse pedir no copinho tinha um valor adicional de ARG$ 2,00.

Leia também:

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo