DICAS GERAIS

Potsdam: a cidade do Parque Sanssouci na Alemanha

Quem nunca assistiu a filmes sobre reis, rainhas, príncipes e princesas e teve vontade de viver, nem que fosse por um momento, no meio de tanto luxo dos castelos e propriedades reais? A Alemanha oferece vários cenários para sanar essa vontade, e um deles é o maravilhoso Parque Sanssouci, em Potsdam.

Potsdam

O Parque Sanssouci é um complexo palaciano considerado um dos mais bonitos da Europa e patrimônio da UNESCO desde 1990. Não é para menos, já que oferece jardins e construções exuberantes, dignos de uma vida de realeza presente em contos de fadas.

Em meio a tanta natureza, estátuas que aparecem sem avisar, coretos que surgem ao se tomar um atalho e o detalhe da parede de um castelo que aparece por trás de uma árvore, é impossível não se encantar.

Os detalhes de tanta riqueza são o que mais chamam a atenção. Cada coisa foi devidamente pensada e calculada para uma disposição harmônica de um paraíso que é o Parque Sanssouci.

Recomendo um dia inteiro para a visita, para que seus 287 hectares sejam apreciados com calma. O passeio pelo Parque Sanssouci requer muito tempo para passear e relaxar. É válido pausas para reparar com calma em cada castelo, ou sentar-se em um banco enquanto aprecia-se a vista e os sons da natureza.

Tudo foi meticulosamente planejado a mando do então rei da Prússia, Frederico, o grande. Sua ideia era possuir um palácio de verão para que pudesse relaxar e esquecer da rotina, além de poder praticar seus hobbies, tanto que o nome do principal palácio, que inclusive leva o nome de todo o parque, é Sanssouci, que, em francês, significa “sem preocupação”. Mais um motivo para que o passeio seja feito com calma, uma vez que a palavra é relaxar!

O palácio Sanssouci (schloss Sanssouci, em alemão), abriga em seu interior um famoso e exuberante salão de mármore, o Marmorsaal, decorado com colunas de mármore e tendo como estilo o Pantheon de Roma.

Ele está situado no alto de uma leve colina, que foi cortada em terraços, funcionando como uma espécie de degraus, e neles foram plantadas videiras, uma das paixões do rei, que, além de enveredar pelos caminhos da filosofia, era amante do cultivo de frutas.

O resultado desse projeto é uma belíssima paisagem com uma linda fonte em sua base, completando o requinte. Depois da segunda guerra mundial, o parque foi aberto ao público para visitas quase que diárias, mantendo-se sua originalidade e o respeito que sempre possuiu.

Frederico, o grande, ordenou ainda a construção do Neues Palais (Novo Palácio, em português) em estilo barroco, e também bastante suntuoso e imponente, uma vez que tinha o intuito de mostrar o poder do rei. Possui cerca de 200 quartos, e sua beleza impressiona.

No parque há também o Orangeriesschloss, construído a fim de hospedar convidados especiais do rei e outras realezas de grande importância. Com seu estilo neorrenascentista, possui um belíssimo jardim, digno de um bom tempo para apreciação.

Logo próximo a uma das entradas do parque (a que se chega da estação de trem com mesmo nome do parque), à esquerda, há uma loja com lembranças do complexo. Há souvenirs como cartões postais, roupas, cadernetas, lápis, ímãs, louças, tudo remontando à figura do rei que deu início a tudo.

Para os amantes das lembrancinhas, a loja atende muito bem, é tudo muito bonito e mostra bem o luxo dos castelos do parque.

Há ainda uma outra loja de souvenirs próximo ao Orangeriesschloss, funcionando no interior de uma espécie de moinho. É necessário a compra de ingresso para ter acesso ao segundo andar da loja que oferece uma vista completa da região.

À medida em que caminhamos pelo parque, vão surgindo novas paisagens, construções de perder o fôlego, belíssimos jardins e esculturas, fontes e uma sensação de paz que não tem fim. A ideia que se tem enquanto se caminha entre tantos jardins e palácios, é a de que fazemos parte da realeza, de que não há pressa para caminhar, admirar, e descansar.

Acredito que o rei alcançou seu propósito de sossego com seu maravilhoso parque Sanssouci. E para os fotógrafos de plantão, separem uma bateria extra para a máquina, pois os ângulos para uma bela foto surgem o tempo todo.

Com relação à alimentação, há um restaurante como opção ou um quiosque de uma comida muito querida para os alemães: pão com salsichão. Há também toaletes, com o custo de 1 euro para seu uso. Fica a dica então para aqueles que estão planejando uma viagem a Berlim.

Reservem um dia para conhecer o Parque Sanssouci, e desfrutem de paisagens que conquistaram um dos reis da Prússia. É um passeio simplesmente maravilhoso e inesquecível.

COMO CHEGAR

De Berlim, a melhor forma de acesso é via trem regional (Regionalbahn) RE1 – sentido Brandenburg Hbf. Com esse trem gasta-se cerca de 30 minutos no trajeto até o parque. Sugiro pegar na estação central de Berlim (Berlin Hauptbahnhof), pois poderá ir direto e descer próximo ao parque (Park Sanssouci Bhf).

Mas se não está com pressa para chegar, é possível usar os trens urbanos S de Berlim – linhas S1 e S7, ou outros trens regionais. Gasta-se cerca de 50 minutos até a estação central de Potsdam – de lá são diversas linhas de ônibus até o Parque Sanssouci, e a espera com certeza não será longa.

Em todos os meios de transporte o bilhete é um só e pode ser comprado em qualquer máquina automática das estações de Berlim: Bilhete para as regiões ABC.

Compre um bilhete para o dia todo (Tageskarte), assim você também poderá passear pela bela cidade de Potsdam sem se preocupar em pagar mais por cada transporte – além de poder usar em Berlim quando voltar, até as 3 horas da manhã do dia seguinte.

No seguinte link há uma visualização geral da rota: https://goo.gl/maps/sufpK

Veja no seguinte site o horário e plataforma do trem para o dia de sua visita:

http://www.vbb.de/en/index.html
from: Berlin hbf   |  to: Park Sanssouci bhf
Bilhete: Berlin ABC
Valor: 7,20 Euros

Qualquer dúvida sobre o transporte, procure um guichê com a marca DB (Deutsche Bahn) e os atendentes terão o maior prazer em lhe indicar como chegar – geralmente até imprimem o roteiro com linhas e horários para você seguir.

Atenção: recomendo, na volta, pegar um ônibus até a estação central de Potsdam e de lá um trem para Berlim. Assim você terá mais opções para retornar. Não se esqueça de validar o bilhete na estação que adquirir o bilhete, antes de embarcar.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O parque conta com horários de funcionamento específicos. Para maiores informações, acesse o site: http://www.potsdam-park-sanssouci.de/opening-times.html

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo